De Volta Ao Passado – As quatro edições da Prova Especial: Jornalista Adonias De Moura.

No De Volta Ao passado dessa semana vamos relembrar um dos grandes eventos realizados no Jockey Club de Pernambuco. As quatro provas em homenagem ao jornalista do Diário de Pernambuco Adonias de Moura.

Coma morte do jornalista Claudio Santa Cruz, o jornalista Adonias de Moura, editor chefe do caderno esportivo e titular da coluna “Dentro e fora das quatro linhas” Não queria deixar o turfe pernambucano sem noticias nas páginas do jornal e deu total apoio ao turfe pernambucano até o ano em que se aposentou em 1995.

Com a autorização e o total apoio do presidente do Jockey Club de Pernambuco, Ricardo Godoy, convidamos alguns colegas da imprensa para fazer uma homenagem especial para o então jornalista Adonias de Moura, onde os próprios jornalistas seriam os jóqueis que conduziriam os animais que foram gentilmente cedidos pela Escola de Equitação do Caxangá Golf Club, através do Cel. Weldon Nogueira.

A primeira prova foi realizada no dia 19 de novembro de 1995. Participaram os jornalistas. Luiz Mala Munis,  (RWM Produções), Beto Calmon (Rádio Tribuna FM),  Cesar Rosat (TV Tribuna)  Hugo Esteves (TV Globo) e Raudney Santos (TV Jornal). O páreo disputado na distância de 300 metros foi largando todos do box foi vencido pelo Jornalista  Rhaldney Santos, montado o animal Jeliot. O homenageado Adonias de Moura  fez a entrega do troféu ao vencedor  numa tarde festiva do turfe pernambucano que teve grande repercussão na mídia local.

Em 1996, tivemos a triste noticia do falecimento do Jornalista Adonias de Moura, que  mais uma vez foi homenageado pelos colegas de imprensa na tarde do dia 28 de novembro de 1997. Dessa vez, os animais foram animais mestiços cedidos por moradores do jockey e adjacências. Os participantes foram. Rhaldney Santos (TV Jornal), Cesar Rosat (TV Tribuna) Luiz Mala Munis (RWM-Produções) Chico Mendonça (JCPE), Beto Calmon (Radio Tribuna FM).

Montado a égua Colombina, Rhaldney Santos sagrou-se Bicampeão da Prova Especial Adonias de Moura, que foi disputado na distância de 300 metros.

No dia 10 de dezembro de 2000, houve muita polemica na vitória do jornalista Ivan Moraes, que venceu a Prova montado o animal Pingo, de propriedade do Haras Bongy. A alegação é que o animal era mestiço de Quarto de Milha. Ivan Moraes montou representando o Jornal do Commércio.

Três anos depois apedidos dos próprios profissionais da imprensa mais uma prova em homenagem a Adonias de Moura foi realizada. No dia 21 de dezembro de 2003, na festividade do Grande Prêmio Edisio Pereira, o jornalista Rodrigo Asfora, da TV Jornal, montando o cavalo Metrô, de propriedade de Waldemir Miranda (Stud Silver Blue Star) foi o grande vencedor ganhando de prêmio um final de semana com tudo pago no Rio Grande do Norte.

Os primeiros participantes da Prova Especial Adonias de Moura. Luiz Mala Munis (RWM-Produções), Beto Calmon (Rádio tribuna FM), Cesar Rosat (TV Tribuna), Hugo Esteves (TV Globo) , Rhaldney Santos (TV Jornal).

Na fotos com os jornalistas participantes da primeira prova, Chico Mendonça (Organizador da prova) e Junior Medeiros, que teve uam grande participação no apoio no dia do evento.

O homenageado Adonias de Moura fazendo a entrega do troféu ao vencedor da prova o jornalista Rhaldney Santos, da TV Jornal. Também na foto o Ex-Presidente Ricardo Godoy, Teu e Chico Mendonça, responsável pela organização da prova.

Na segunda imagem. O jornalista Beto Calmon (Rádio Tribuna FM), Cesar Rosat (TV Tribuna), o vencedor Rhaldney Santos (TV Jornal).

Na foto da segunda prova no dia 28.09.1997, Cesar Rosat, Chico Mendonça, e o vencedor Rhaldney Santos , com a égua Colombina. Também na foto, Antônio Sultano (Tonheca), o ex- presidente do JCPE Ricardo Pereira, Dr. Djamla Wanderley e Sandra Barros.

De propriedade do Haras Bongy, Pingo, conduzido pelo Jornalista Ivan Moraes venceu a terceira edição da Prova Especial Adonias de Moura.

A última Prova Especial Adonias de Moura foi vencida pelo alazão Metrô, de propriedade de Waldemir Miranda Neto (Stud Silver Blue Star). O jornalista Rodrigo Asfora, representando a TV Jornal conduziu o vencedor.

Postada em Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + dezoito =