SITE DO JOCKEY CLUB DE PERNAMBUCO PRESTA HOMENAGEM A ERNANI PIRES FERREIRA

Ernani Pires Ferreira o locutor oficial do turfe nacional
Ernani Pires Ferreira o locutor oficial do turfe nacional

Os aficcionados do turfe de Pernambuco prestam uma singela e honrosa homenagem  àquele que por diversas vezes conseguiu emocionar os turfistas e ao público em geral quando das suas narrações de páreos no Hipódromo da Gávea no Rio de Janeiro.

Com mais de 70 mil páreos narrados, o ex-jóquei Ernani chegou a disputar 26 páreos como amador e venceu 14 corridas.
Pernambucano, chegou ao Rio com 6 anos de idade e por ter o pai como proprietário e criador de cavalos seguiu no “ramo do turfe”.
Em 1966, começou a narrar os páreos e foi criador de várias expressões como ” …e lá vem o Jevenal”, jóquei de referência na época vencedor de GP Brasil.
Em 2001 lançou seu livro “Guardanapos de Papel”, inclusive a pedido do primo, amigo e turfista já falecido Dr. Manoel Medeiros(Dr. Maneco) fez o lançamento oficial na capital pernambucana.
Pois bem, hoje o memorável Ernani está afastado das narrações do JCB, seja lá por qual motivo, aqui em PE você será sempre um pernambucano vitorioso.
Abaixo conseguimos alguns depoimentos de turfistas que ouviram, viram, conviveram e se emocionaram com o locutor oficial do Brasil.

 

“O Ernani Pires foi um dos grandes narradores do turfe brasileiro. Junto com Teóphilo de Vasconcelos, Nilson Genovesi e Luiz Carlos Vergara Marques forma uma quadrifeta eterna de narradores.Infelizmente, todos tem seu tempo mais difícil – quando a idade avança – foram colocados de lado, completamente esquecidos.O Ernani merecia um fim digno, de vontade própria.Uma pena… mais uma injustiça dos dirigentes que administram o turfe brasileiro.”Marcos Rizzon (Jornal do turfe)

Vi o “Seu Ernani” pela primeira vez em 1979 quando ele veio prestigiar a festa do Grande Prêmio Bento Magalhães há exatos 30 anos. Eu tinha apenas 17 , mas lembro que foi a primeira vez que assisti uma corrida de cavalo com uma narração. Uma voz de veludo ecoa pelo Jockey Club e veio a curiosidade de ao menos ver quem era o dono da voz. Pessoalmente conheci o Ernani em 94 em mais uma visita sua ao Recife e fiquei muito feliz em recebê-lo em nossa cabine de transmissão. Acho que os dirigentes do turfe carioca se precipitaram em afastar de maneira até grosseira um homem que só benefícios trouxe ao turfe brasileiro. Ernani Pires Ferreira: Esse narra com emoção e com o coração.” Chico Mendonça (Radialista e locutor do JCPE)

“Tive o prazer de conhecer o Ernani Pires quando da sua vinda ao Recife para o lançamento do seu livro “Guardanapos de Papel” em 2001, depois tive o prazer de visitá-lo e conhecer um pouco mais desse “gentleman” na sua cabine de locução no hipódromo da Gávea. Para mim foi uma grande prazer conhecer o Ernani Pires. Um grande locutor que esta fazendo falta ao Jockey Club Brasileiro.”Marco Cortez (Ex-Presidente do JCPE e co-proprietário do Stud Cortez-PE)

“Claro que eu ouvi o Ernani.
Aliás, há uma narração de uma GP Brasil do Ernani que eu decorei, acho que foi a de 1986: “… contornam a curva de chegada e entram pela reta final, So Glad ponteando com Quip Mask (Santa Maria de Araras) avançando cá por fora; Carrara Mable em terceiro; com Bowling (Santa Ana do Rio Grande) avançando aberto e Grimaldi (Delmar Biazoli) lá por dentro; Bowling por fora (J.Ricardo) e Grimaldi lá por dentro (J.M.Silva), os dois emparelhados; cabeça a cabeça; Bowling livrou cabeça e pescoço e Grimaldi volta por dentro, os dois emparelhados; mas Bowling insiste por fora e cruuuuuzam a faixa final”.
Simplesmente, inesquecível. Não sei se vinculo o turfe a Ernani ou se Ernani ao turfe. O certo é que cresci no Jockey ouvindo falar do Guiness Book, do homem que era capaz de pronunciar o maior número de palavras em um menor espaço de tempo. Ouvindo falar de um baixinho humilde, boa praça, pernambucano, que, apesar do enorme sucesso, mantinha-se simples e, talvez por isso, admirado por todos. Cresci ouvindo pessoas que admiro em matéria de turfe (e a quem respeito incondicionalmente as opiniões): meu pai, tio Gena, o amigo Fred, todos tiveram acesso ao Ernani e sobre ele só tinham comentários elogiosos.Sobre as narrações, apenas simples e perfeito, com as limitações de todo o ser humano.Merece toda a nossa admiração e todo o nosso respeito. Todas as homenagens e lembranças para todo o sempre.”Fábio Câmara (Haras Pernambuco)

“Chico, muito me honrou o convite para descrever algumas palavras sobre Ernani Pires Ferreira. Sobre ele algumas palavras são muito pouco, não só pelo locutor, mas também pelo turfista, pelo jockey amador e pelo primo que tenho o privilegio de ser, mesmo que de segundo grau, pois meu saudoso pai Manoel Pires Medeiros é que era seu primo legitimo. Pertenço à quarta geração de uma família de turfistas e tenho a oportunidade de escutar muitas historias ligadas ao turfe e o Ernani, com certeza, faz parte de muitas. Desde o tempo que o cavalo Bongy, primeiro defensor e fundador do Haras Bongy, com a nossa tradicional farda ouro e bolas pretas sobre a responsabilidade de Tio Ari, pai do Ernani, administrou a brilhante campanha desse crioulo nordestino, que assim como Ernani nasceu em Pernambuco e lá pelos anos de 1946/47 já nos fazia ter “orgulho de ser nordestino”, pois em suas vitorias já temos os registros do Ernani de paletó, gravata e bermuda festejandocom alegria, fato já documentado pelo Jornal do Turfe. É Chico, essa introdução serve para lhe demonstrar e registrar a raiz do Ernani no turfe. Vindo a ser o homem que fala mais rápido no mundo com toda vida dedicada ao esporte dos reis passando por todas as fases do turfe nacional e Hipódromo da Gávea, que no último ano lhe dispensou dos serviços deixando o publico turfista sem o homem locutor e amigo do jargão ”La vem o Juvenal”.  É brincadeira o que estão fazendo com o turfe nacional, e para mim, que posso dizer que tenho 150 anos de turfe, é fácil ver essa decadência, pois deixarmos de ter a locução nas reuniões turfísticas do Hipódromo da Gávea, independente do grau de parentesco, é sem duvida um lamento a todo o turfe nacional.” Manoel Pires Medeiros Filho (Jr. Medeiros- Co-proprietário do Haras Bongy)

 

Assista ao replay  da narração do GP Bento Magalhães de 1979 que teve a locução do mestre Ernani Pires Ferreira e foi percorrido na distância e 2200 metros com a vitória do magnífico Arquimedes.

 Este vídeo é uma verdadeira relíquia.  

GP Bento Magalhães de 1979 (CLIQUE AQUI) – Narração Ernani Pires Ferreira

Postada em Notícias.

5 Comments

  1. chico, muito boa iniciativa, meus sinceros parabéns.
    o ernani pires ferreira me traz recordações magnificas, inicialmente por ter conhecido a excelente pessoa humana que é, e um profissional de cátedra, sem nenhuma contestação.tive o prazer de conhecê-lo na noite do sábado que antecedeu o GP Bento Magalhaes de 2001, por ocasião do lançamento de seu livro Guardanapos de Papel no Recife Palace Hotel, onde fui apresentado ao mesmo pela sua prima e minha concunhada lucia alecrim.
    e. no domingo do Bentão/2001 foi a glória total do stud 13, pois com vibrante e emocionante narração do expert ernani pires ferreira nosso animal Oidio, a quem o ernani chamava de “Oídio”, venceu de maneira categórica uma das provas principais do turfe brasileiro, aliás no mes anterior (novembro) o Oidio já havia vencido uma das provas principais da região o GP Edisio Pereira; você quer mais do que isso ? além de ver e conhecer o ernani, tê-lo como narrador de um Bentão, onde um nosso animal vence de forma convicta e categórica, é ou não é uma glória ?
    deixo aqui registrado o meu carinho e respeito ao ernani pires ferreira e um fraternal abraço.
    paulo pereira

  2. Queria ver também o duelo entre Ânderson e Adônis. De toda sorte, excelente o vídeo com a vitória de Arquimedes e a narração do Ernani, encabeçando um grande pool de comunicação para a época. Vejam bem: 1979, várias rádios, jornais e uma televisão ao vivo…
    Prestem atenção ao público, à raia, às cercas e aos muros. Tudo em perfeito estado… Que saudades daquele turfe…
    Parabéns pela iniciativa Chico, que além do Ernani, trouxe, de quebra, o Stud Guararapes e J.Ramirez (depois tornou-se J.Cifuentes (“menino”) de volta ao vencedor da Madalena)

  3. Parabens pela justa homenagem a este imortal do turfe brasileiro!!!
    Homem de carater reto e amigo dos amigos.

    Forte abraco:

    Luizinho
    Stud L D
    Recife – PE

  4. Pocha parabéns pela materia..acho que o turfe não e o mesmo sem a voz do nosso querido Ernane..ou melhor “tio” como eu o chamava..cresci no meio dos cavalos, no meio deste mundo diferente e escutando suas narrações..isso quando eu não estava la no jockey!!
    Toda vez que ia ao jockey tinha que ir falar com ele…
    Ele e um exemplo para todos aqui deste mundo turfista..Eu nunca vou esquecer o que ele fez pro meu pai..perto do grande premio brasil aqui no rio, o dono do cavalo Lord Marcos do stud Red Black não queria pagar para o cavalo correr, ele conversso com o meu pai o treinador J.S.Guerra e se ofereceu para emprestar o dinheiro para meu pai pagar e o cavalo correr, pois ele sabia do trabalho do meu pai, confiava nele e no cavalo..Tio me orgulho de ter conhecido o senhor..te admiro muito..Te amo vovozito..hauhau….
    Beijoss e abraços a todos aqueles que conhecem e admiram este grande locutor..
    Michelle Guerra

  5. Parabens pela justa homenagem a este imortal do turfe brasileiro !!!

    Homem de carater reto e amigo dos amigos !!!!

    Forte abraco:

    LUIZINHO
    Stud L D
    Recife – PE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =