CONHEÇA O PERFIL DE CADA UM NO BENTÃO 2010

Reta final para a festa máxima e o inicio maior da emoção. Que a alegria e a felicidade estejam estampadas em todos os rostos dos que possam estar presentes e que acima de tudo o turfe esteja em primeiro lugar. Viva o turfe nordestino. Gostaríamos de lembrar que não temos espaço para discussões políticas no site e que tudo que for de bom para o turfe no aspecto esportivo e cultural, o site está e sempre estará como veículo de comunicação número 1. Esta ferramenta já demonstrou de que não há limites para o JCPE.
Bem, vamos ao Bento que é o que de mais nos interessa. Neste ano, receberemos um grande número de renomados profissionais do turfe carioca e paulista o que irá somar ainda mais ao prestígio que se encontra o turfe nordestino no momento. Sem falar nas montarias do Bentão, que terá a presença de profissionais oriundos das corridas de pônei e demonstra que o turfe pernambucano engrenou a marcha da renovação. Podemos afirmar, que sem dúvidas, hoje conta com profissionais de alto gabarito participando do principal páreo da programação, o Grande Premio Bento Magalhães. Michel Platini, Fergus Davidson, Michelsouel Oliveira e Sandro Paiva são os pequininos que se tornaram adolescentes distantes dos entes queridos em busca de um sonho: ser jóquei. São os prata da casa que estarão não só somando, mas podendo erguer um troféu que um dia jamais pensaram em levantar. Pessoas humildes que com o esporte e com o desejo encravado no peito misturam o impossível com a realidade. Sem esquecer de J.Marinho que levou o tordilho Recompensado à estupenda vitória no Grande Prêmio Edisio Pereira disputado no mês passado. Passando pelo experiente S’.Moreira que tenta o tetra na prova. Dos cearenses J.Júlio, em excelente forma, do F.Leandro com breve passagem no turfe local já desbrava o Brasil afora com vitórias e mais vitórias. Como não citar F.E.Souza, o”Wagner”e F.J. Souza, mais conhecido com Jocélio. São Nordestinos. São gente da gente. São profissionais que terão a responsabilidade de coroar o trabalho de várias equipes.

Mas afinal, quem é quem na disputa da 42º Grande Prêmio Bento Magalhães?

Vamos conhecer o perfil de algumas participantes da magna prova.

Vamos começar pelo maior ganhador do Bentão o treinador Alexandre Magno Bezerra.

 

Alexandre Magno com sua filha Ericka Bezerra

Alexandre Magno com sua filha Ericka Bezerra

A.Magno começou no turfe na função de cavalariço aos 13 anos e não demorou muito já faturou o seu primeiro Bento como cavalariço do animal Lord, do Haras Cariri no dia 28 de outubro de 1984. Como jóquei, Alexandre não chegou a vencer o Bentão mas na programação do Bentão de 1999, Alexandre venceu o Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira com a égua Jovem Champion. Não conseguindo ficar de bem com a balança, Alexandre se dedica apenas a função de treinador e hoje é “hexa-campeão do Bento Magalhães”. Venceu nos anos de 1995 com Milaukee, 1997 com Imper Dance, em 2000 levou By Veer ao topo do vencedor com a condução de F.Benone, em 2004 ele voltou a comemorar êxito no Bentão com Nível(recordista da prova) do Stud Cortez-PE que em seguida nos anos anos de  2007 e 2008 venceria com Hi Society e se tornava o proprietário com o maior numero de vitórias na maior prova do turfe pernambucano. No Bentão 2010, Alexandre conta com a inscrição de Yes Book,um dos cotados para a tão cobiçada foto da vitória. No último sábado Alexandre comemorou 43 anos de idade com uma festa na cocheira do Stud Spumão. Boa Sorte para o Venâncio Nahid do Nordeste.

I.Ferreira: o melhor está para Domingo

I.Ferreira: não se estressa

 Isaias Ferreira da Luz vem de uma família tradicional do turfe e é um dos mais conceituados treinadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do nosso país. Pouca gente sabe, mas Isaias começou como cavalariço aos 15 anos e logo passou à jóquei montando para o treinador Sr. Walter Ferreira Marinho onde conseguiu a sua primeira vitória com o cavalo Xananel de propriedade do Jockey Club de Pernambuco. Filho do treinador Severino Ferreira mais conhecido como “Severino Amarelinho”, Isaias deixou de montar pelo excesso de peso e logo passou a trabalhar com o seu pai. Depois fez vários estágios no sul do país. Passou pela Fazenda Mondesir, com o Dr. Alceu Athaide, Selmar Lobo, Pedro Nickel, Antônio Alvani, Dendico Garcia entre outros. O primeiro “Bento” ganho por Isaias Ferreira foi em 1977 com Anderson do Stud Guararapes no único empate registrado nas edições. Depois veio a vitória de Archimedes também do Stud Guararapes em 1979 e Recompensado em 2009.  No Bentão 2010, assim como no Bentão de 2009, Isaias conta com as inscrições dos animais Istambul e Recompensado. É isso aí seu Biu, sucesso sempre e que seu sorriso continue a iluminar à Madalena. Boa Sorte!

 

 

Márcio Maciel: seriedade é a sua marca

Márcio Maciel: seriedade é a sua marca

Marcio Lira Marciel, pernambucano, tem 34 anos e é um dos treinadores mais jovens do turfe da região e o mais jovem no Bentão 2010. Deixou de ser promessa para se tornar uma realidade. Márcio conhece bem o que faz e carrega consigo o dilema da disciplina e perseverança no seu trabalho. Tímido, de poucas palavras, mas extremamente observador, é um dos que passou por estágios fora de Recife. Foi ao Rio de Janeiro e fincou laços de amizade que perduram até hoje com o treinador Leonardo Reis.  Sua estreia em Bento Magalhães, ocorreu com  ano passado com o cavalo Adeus Amigo na época defendendo a farda do Stud 13, equipe que o lançou como treinador. Marcio, conta com a inscrição de El Herdeiro também do Stud 13 que venceu em outubro o Grande Prêmio Manuel Medeiros na distância de 2.200 metros e secundou Recompensado tanto no G.P. Governador do Estado e no G.P. Edísio Pereira. ” O cavalo está melhor e nunca tinha ido na distância de 2400 mts. Demonstrou que gostou e melhoramos muito. Tenho fé”, comentou com poucas palavras.

 

 

 

 

Francisco Haraldo: ganhar o Bento é o que falta

Francisco Haraldo: ganhar o Bento é o que falta

Francisco Haroldo de Freitas Sabóia , o F.Haroldo, cearense, 49 anos começou a exercer a profissão em 1987 em Fortaleza e  já venceu todas as provas de destaque no turfe do Nordeste e persegue a vitória que ainda não conseguiu. Escrever o seu nome na galeria de honra dos vencedores do Grande Prêmio Bento Magalhães é a sua meta neste ano. Haroldo esteve perto de conseguir a tal façanha no ano de 1996 com o cavalo Quinto Set que já tinha vencido o Grande Prêmio Edisio Pereira há 15 dias antes e dividia o favoritismo do Bentão com Lone Ranger. Quinto Set entrou na reta de chegada dando pinta de quem levaria a magna prova e F.Haroldo finalmente realizaria seu grande sonho, mas o que aconteceu foi que nos 300 finais o sonho foi adiado pelo animal Lone Ranger do Stud Lobão. Passaram-se alguns anos e Haroldo volta a disputar o Bentão confiante na vitória de Amigo Gaúcho do Stud Irmãos Magi. No Bentão de 1996, se caso tivesse ganho com Quinto Set, F.Haroldo prometeu ir cantando a música “Florentina de Jesus  do Recife até Fortaleza. Florentina de Jesus era na época o sucesso do cantor Tiririca que Haroldo não quer nem ouvir falar. Qual a sua promessa desta vez? Boa Sorte ao cearense.
A.C.Silva: confia no criolo Verano Porteño

A.C.Rocha: confia no criolo Verano Porteño

 

 

Antônio Carlos Araújo da Rocha também é cearense de Fortaleza e tem 43 anos.  Começou no turfe aos 18 anos e participa do Bentão pela segunda vez. Demostrando muita calma e sempre observando os adversários neste ano será o responsável pelo condicionamento de Verano Porteño de propriedade do Stud Teipon. O treinador acredita que mesmo com a idade elevada Verano Porteño tem chances reais de faturar a prova.” O animal é valente”, disse. No ano passado por pouco ele não venceu o Edisio Pereira. “Eu acredito em Verano Ponteño” finaliza o treinador.

 

 

 

 

J.Martins: vai de Forever Friends

J.Martins: vai de Forever Friends

 

Jairo Martins, ou simplesmente “Seu Jairo”  já é um veterano em Bento Magalhães. Venceu em 1975 com Foky animal do Stud Bongy, hoje Haras Bongy, e em 1977 montou Adonis do Stud MM que terminou empatdo com Anderson do Stud Guararapes. Jairo até hoje diz que ganhou o páreo assim como Isaias Ferreira o treinador de Anderson não que perder. Em 1983, foi segundo com  Light Bolt do Stud Ouro Preto. Neste ano está preparando o castanho Forever Friends e diz que o seu cavalo melhorou muito. O Didi da Madalena gosta muito de polêmica. Para se ter uma idéia ele jura de pé junto que nunca montou o cavalo Archimedes (montou sim), e que o Grande Prêmio Romeu Medeiros ganho por Pácacio não foi em 1986. Será? Boa sorte “seu Didi”.

 

 

 

 

E.M.Lima: Tango Arrabarelo está tinindo

E.M.Lima: Tango Arrabarelo está tinindo

 

 

E.M.Lima ou ” Misso” como é mais conhecido  na comunidade do turfe pernambucano é o responsável direto pelo preparo dos animais do Haras Bongy. Além de treinador é amigo pessoal do Dr. Luiz Roberto Medeiros com quem Misso diz ter aprendido tudo sobre os cavalos de corrida. Os admiradores da farda amarela e bolas pretas do Haras Bongy vão torcer pela vitória do promissor treinador de Tango Arrabalero  que ambos vão estrear na maior prova do turfe nordestino. Sucesso aos estreantes e que alegria da família Medeiros esteja mais onipresente na Madalena do que nunca. 

 

 

 

 

 

Michel Platini: desta vez vou vencer

Michel Platini: desta vez vou vencer

 
 
 
 
Michel Platini Paixão de Oliveira. M.Platini é pernambucano de Recife, tem 21 anos está radicado no turfe paulistano. Michel foi o primeiro aprendiz que saiu das corridas de pôneis e foi para escola de formação de jóqueis de Cidade jardim. Platini estreou no Grande Prêmio Bento Magalhães em 2009  montando o cavalo Adeus Amigo quando tinha o contrato com o Stud 13. Em visita recente ao Recife, Michel levou o público ao delírio ao levantar com muita categoria o clássico Carlos Martins Pereira com o tordilho Kinley do Stud Gabi & Guga derrotando Abmael e Vôo Solo. No Bentão deste ano Michel foi convidado pelo titular do Stud 3 Irmãos para conduzir o animal Forever Friends. Pelo rigor e excelente preparo físico leva a confiança de seus adimiradores. Boa Sorte ao jóquei.
Thor: quem leva a taça sou eu

Thor: quem leva a taça sou eu

 

 

 

Michaelsuel Paixão de Oliveira, o “Thor”, 19 anos, vai para a disputa do Bentão pela primeira vez. Seguiu os passos do irmão o M.Platini começando nas corridas de Pônei onde foi a grande revelação pelo seu empenho e postura no dorso dos pequenos animais. M.Oliveira também foi destaque na escolinha de Cidade Jardim e atualmente tem contrato com o Stud 13, assim como foi com o M.Platini já que ambos cresceram ao lado de G.T.Silva, ex-jóquei e M.L.Maciel eternos defensores da farda azul e laranja. Como nom de artista de cinema, o “Thor” monta de El Herdeiro que sob o seu comando venceu com bastante autoridade o Grande Prêmio Manuel Medeiros 2010. Pela primeira vez na história do Bento Magalhães, dois irmãos vão disputar com chances de vitória  um Grande Prêmio Bento Magalhães e por coincidência, um seguiu os passos do outro estreando na magna prova vestindo a mesma farda do Stud 13. Coisa do destino! ” Só que desta vez, eu venço”, destaca o jóquei.

 

 

 

F .Davidson: vai dar Bongy

F .Davidson: vai dar Bongy

 

Fergus Davidson é o F.Davidson, para muitos ele é chamado de “Barrozinho”  e foi ele o grande vencedor do Bentão do ano passado quando aceitou o convite de Isaias Ferreira para montar o tordilho Recompensado. Barrozinho também veio das corridas de Pônei onde chegou a vencer duas provas. Fez sucesso na  escola em Cidade Jardim e hoje é contratado como primeira monta do Haras Bongy, sendo também contratado dos Stud’s Leme e Frevo. Aos 20 anos e mais de 90 vitórias na carreira, Fergus diz que um dia voltará à São Paulo, mas por enquanto a meta é cumprir os seus contratos no Recife e tentar levar Tango Arrabalero a vitória no Bentão 2010. Sucesso ao jóquei de rigor que é!

 

 

 

 

 

Orgulho do Stud São José dos Bastiões

Orgulho de montar para o Stud São José dos Bastiões

 
Sandro Paiva ou S.Paiva, 21 anos, também é prata da casa e seguiu os mesmos passos de Michel, Thor e Barrozinho. Sandrinho chama atenção por ser um jóquei de um bom percurso e muito rigor na hora das decisões. De Recife para Cidade Jardim, viajou bastante desacreditado, mas conseguiu dar à volta por cima mostrando que tem muito talento e vontade de vencer na profissão que escolheu. Hoje retorna à sua cidade natal para participar da maior festa pernambucana a convite do stud São José dos Bastiões. S.Paiva já teve contrato com o Stud Raça uma das maiores coudelarias do turfe paulistano e atualmente vem montando alguns animais do Stud Eternamente Rio. S.Paivavai estrear no Bentão montando o alazão Jujuy que venceu com M.Oliveira o Clássico Marco Sire Cortez 2010.
Júlio: aguentem o "cabo-de-aço"

Júlio: aguentem o "cabo-de-aço"

 

José Julio da Silva é cearense de Sobral, tem 38 anos e começou na profissão montando nas pencas levado pelo tio. Júlio diz que tem muita vontade de vencer um Bento Magalhães que é o sonho de todo jóquei que já montou em Recife. Com contrato de montaria com o Stud Silver Blue Star e é o responsável direto pelos animais do Stud Asa Branca e Stud Guarani & Pierre, de Sobral.   Neste ano terá a missão de levar o “cabo-de-aço” (Istambul) a tão sonhada vitória já que em 2007 e 2008 o alazão ficou de fora da prova por problemas de saúde. No ano passado Istambul finalizou na quarta posição. Júlio esta bastante otimista com Istambul e diz que “tem muita chance e que esse ano vai ser diferente”. Será que vai dar?! Sucesso ao time do Wal Neto e Canaleta (Clóvis Peixoto Júnior)

 

 

S.Moreira: o mais experiente jóquei

S.Moreira: o mais experiente jóquei

Silverio Moreira é vencedor do Grande Prêmio Bento Magalhães em três edições e já chegando aos  50 anos.É o jóquei mais tarimbado na competição deste ano.Rumo ao ao tetra campeonato montando mais uma vez um animal do Stud Cortez-PE. Foi o único jóquei a vencer o Bento Magalhães montando o mesmo animal. Hi Society, nos anos de 2007 e 2008. Em 2004.  Silvério também venceu o Bentão com Nível levando o Stud Cortez –PE,  a ser o proprietário com o maior numero de vitórias no Bento Magalhães. O jóquei é paulista de nascimento, “cearense de sangue e pernambucano de coração”. Fã incondicional de Ivan Quintana(falecido) Moreira diz que o melhor cavalo que já montou na vida foi Nível, mesmo tendo vencido duas vezes com Hi Society. Quanto a disputa desse ano Moreira diz que não tem favorito mas que vai estar bem atento ao percurso porque o trem de corrida vai ser muito puxado e vai exigir muito do animal. Sucesso ao valente bridão na monta de Yes Book.

 

 

J.Marinho: expectativa por Recompensado

J.Marinho: expectativa por Recompensado

 

José Marinho vem de uma tradicional família de jóqueis. Começou a montar na década de 90 e teve o apoio e ensinamentos do ex-jóquei e hoje treinador J.Cifuentes. Profissional dedicado, competente e muito reservado migrou para o turfe carioca onde atuou nos hipódromos da Gávea e Campos. J.Marinho diz que tem muita esperança de ver o Hipódromo de Campos reaberto e um dia ele poder voltar lá para continuar a exercer as suas atribuições, já que em terras cariocas também era treinador. O jóquei vem montando alguns animais do Stud Bandeira, Stud Jaspion e alguns animais do Stud Cortez-PE , e estará no dorso do craque valente Recompensado “O furacão de Prata do turfe pernambucano” que foi grande vencedor da última edição do Grande Prêmio Edisio Pereira. Experança e Sorte para J.Marinho que é um dos jóqueis com mais fãs no site do JCPE.

 

 

 

 

F.J.Souza é mais um jóquei cearense com uma boa passagem pelo turfe pernambucano. Vai para o Bentão com uma das montarias mais cobiçadas da competição. O cavalo do Embaixador do Turfe Nordestino, Guarany Mont’alverne: Upper Winner. Animal invicto no turfe pernambucano com duas expressivas vitórias na distância de 1.700 metros. Será que o embaixador dessa vez vai levar o Bentão? Existe a confiança do Haras dos Girassóis, criador do animal, que pela fialiação e aclimatação no Nordeste não vai apenas figurar na prova. Suceso a farda amarelo e preto. O treinador do animal é O. José.

 

F.Leandro vencedor com Royal home em recorde. Foto: Brasil Turfe

F.Leandro vencedor com Royal home em recorde. Foto: Brasil Turfe

 

 

Francisco Leandro, cearense radicado no turfe paulistano venceu no último dia 7 de novembro, o Grande Prêmio Bento Gonçalves a maior prova do turfe gaúcho e um Grupo I na areia. O garoto tem muito talento e vem tentar levar mais um Bento, desta vez o Bento Magalhães. Cuidado com a fera!

 

 

 

 

 

 

 

F.E.Souza:adoro Pernambuco

F.E.Souza:adoro Pernambuco

 
 
 
 
F.E.Souza, mais conhecido como “Wágner”, e sabe-se lá o porquê ? Sempre honrando a farda que veste o jóquei desta vez não apenas irá participar do Bento, irá no dorso de Verano Porteño, animal vencedor no Nordeste de vários clássicos. Sempre requisitado pelos proprietários de Pernambuco para montar ao longo do ano, na prova máxima defenderá a farda conterrânea vermelha e preta do Stud Teipon. Um profissional de diversos recursos. Boa Sorte!
Posted in Notícias and tagged .

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =