Bastidores do turfe pernambucano. 02/12/22

Por Chico Mendonça e Serginho Santana

Fotos: Chico Mendonça e Fernando Carvalho. 

– As notícias dos bastidores não poderiam começar sem falar da acirrada disputa do Concurso Melhores do Ano de 2022, que vai decidir na última corrida os vencedores das categorias Proprietário, Jóquei, categoria escolinha e animal.

– Na categoria Proprietário, estão empatados com 253 pontos os Studs Pontual de Recife e São José dos Bastiões. Essa disputa, que está mexendo com os bastidores, começará a ser decidida na inscrição do Grande Prêmio Sérgio Paiva. O favoritismo é do Stud São José dos Bastiões, já que o Stud Pontual De Recife se desfez de alguns animais e sua principal estrela, Capitão Barbosa, ficará de fora por problemas de saúde. O Stud São José dos Bastiões vem com artilharia completa, devendo contar com a inscrição de Gato Lindo, que ficou de fora do Grande Prêmio Edísio Pereira 2022.

– Também está na disputa o proprietário Renato Medeiros Barbosa, que liderou o certame até a corrida do dia 26 de novembro. Com apenas seis pontos que lhe separa dos líderes, tudo vai depender da tropa que será inscrita na programação da última corrida na quarta-feira 07. Vamos aguardar.

Renato Medeiros. Com boas chances de voltar ao topo do podium.

– Já estão garantidos no podium dos proprietários, Paulo Henrique Farias Araújo Pereira e o Stud Imperial Recife

– Se na categoria de Jóquei Alan Maciel já é o campeão por antecipação, na categoria Escolinha a decisão será na última corrida entre a nossa futura Joqueta Anna Karollyna e Pedro Fenando, que promete ser uma das grandes revelações dessa safra de futuros aprendizes. A diferença de Anna Karollyna para Pedro Fernando é de apenas três pontos. O placar é 56 x 53. Jean David, Edson Fernando e Victor Hugo já tem suas vagas garantidas no podium dos futuros jóqueis.

Anna Karollyna X Pedro Fernando. A disputa será acirrada.

– Favorito na disputa do Edísio 2022, o alazão Eggoista poderia ter conquistado o título de melhor cavalo do ano, mas foi surpreendido pelo representante do turfe cearense Adicionado, deixando acesa as chances dos animais Oitenta Por Hora e Paco Camino, que vão depender de mais um fracasso de Eggoista e os mesmos vencerem nos páreos que participarem.

Eggoista. Bem perto do titulo.

– Para o animal Oitenta Por Hora, só interessa a vitória e um fracasso de Eggoista para ser o campeão do torneio.

– Para o animal Paco Camino, a situação é bem mais difícil. Só interessa a vitória, e vai torcer para que Eggoista consiga no máximo dois pontos e Oitenta Por Hora obtenha penas um segundo lugar.

– Se a briga pelo título está bastante acirrada, a briga para se manter no rol dos cinco melhores da temporada também vai ter uma acirrada disputa entre os animais Primo Claudio, Ourinho da Mamães, duas grandes revelações de 2022, Take Right e Jonny Cash.

– Alan Maciel, Marcio L. Maciel e o Cavalariço Júlio César, já podem comprar a roupa nova para o dia da festa de premiação dos Melhores do Ano 2022.

– Foi um sucesso a festa do 32º Grande Prêmio Edísio Pereira. Os jóqueis deram show de montaria na disputa dos páreos, inclusive o páreo reservado para animais da raça pônei.

– O futuro aprendiz Pedro Fernando esteve impecável na condução do pônei Billy Boy, segundo colocado na prova.

– O único visitante, o Jóquei H. Fernandes, deu um show na condução de Adicionado, mas a joqueada da semana segundo os comentários dos bastidores foi do aprendiz J.Victor, no dorso do alazão Yevgueni Oneguin, no 5º páreo.

J.Victor. O Dom Babito esta montando cada dia melhor.

– Nos bastidores, comenta-se que Iron Kentucky do Haras Cariri PE, vai correr os 2000 metros do grande prêmio Sérgio Paiva.

Iron Kentucky nos 2000 metros do GP. Sérgio Paiva. Será?

– Ainda em fase de correção já pode ser consultado no site do Jockey Club de Pernambuco, os vencedores dos principais grandes prêmios do turfe pernambucano. Na página do www.jcpe.com.br  clicar em clube e ver todas as galerias.

– O Jóquei Alan Maciel adquiriu do Stud Pontual De Recife o cavalo Kamotim, que já está sob os cuidados do Treinador W.Maciel. Só falta decidir em que Stud será apresentado.

– Adquirido pelo Stud Pontual De Recife, King Xenon voltou para a cocheira do Treinador J.R.Cifuentes, mas segundo o treinador, King Xênon será enviado para cumprir campanha no turfe carioca.

– Mom Petit Mendel foi negociado com o Stud H.M.Silva, e já está alojado na cacheira do Treinador Jaiminho Cifuentes.

Mom Petit Mendel está de casa nova.

– Outra negociação que aconteceu nos bastidores foi do castanho Latino Outlaw, que deixa o Stud Pontual de Recife e vai defender a farda do proprietário Aldo Roberto Barros.  Latino Outlaw está na cocheira do treinador M.Ferreira.

Latino Outlaw também mudou de cocheira.

– O Treinador J.R. Cifuentes nos informou que a égua Geluva D’Anafer deverá estrear na esfera clássica do turfe pernambucano. A filha de Hendrix e Energia Gliter, será inscrita nos 2000 metros do grande Prêmio Sérgio Paiva.

Geluva D’Anafer. Boa sorte na esfera clássica.

– O Treinador M.L.Maciel nos informou que o animal Herdade está se recuperando bem e deverá voltar os exercícios na raia nos meados do mês de dezembro. Se tudo dê certo, Herdade volta a correr em Janeiro de 2023.

Herdade. Deve voltar em janeiro de 2023.

– O DCS realizará, no sábado 03, uma jornada de três páreos, com inicio as 16h. O último páreo na distância de 1.300 metros com os animais. Falcão da Lagoa, Olayan, North Face e Up Money, está previsto para as 17h

Sábado de corridas no DCS.

 

– E para encerrar a nossa coluna da semana, vamos cantar parabéns para o líder das estatísticas e tetra campeão do Concurso Melhores do Ano, Alan Maciel, que está completando mais um ano de vida. Desejamos sucesso e que suas vitórias se multipliquem. Felicidades Alan Maciel.

Parabéns e muitas felicidades campeão.

 

 

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.