Bastidores do turfe pernambucano 08/06/23

Por:  Chico Mendonça e Serginho Santana

Fotos: Chico Mendonça e Fenando Carvalho

As fotos do Hipódromo da Gávea foram gentilmente cedidas pelo fotografo Sylvio Rondinelly

– O jóquei pernambucano Alex Siqueira (Leleco), que atua no turfe paranaense, vai jogar todas as fichas na programação do Derby Clube do Paraná, no próximo domingo 11 de junho, para vencer as estatísticas da temporada 2022/2023. Segundo colocado com 15 vitórias, empatado com o Fantasma de Cidade Jardim, J.Moreira, o pernambucano vai tentar um feito inédito na carreira, que é vencer uma estatística. O líder atual é o jóquei M.Ribeiro, radicado em Cidade Jardim, com 17 vitórias. Na terceira colocação, empatados com 13 vitórias, estão os jóqueis I.Santana e R.Viana, também do turfe paulistano. Na programação do Derby Paranaense, M.Ribeiro tem nove montarias, J.Moreira, oito, I. Santana, nove e R.Viana cinco. Alex Siqueira tem seis montarias. No 2º páreo Spokane, no 3º El Gran Furacão, no 4º  Marmony Man, no 5º  Ursula’s Lair, no 6º Quebec Dancer e no 10º páreo, o Derby Clube Paranaense em 2000 metros, Leleco estará no dorso do animal Pinhão do Iguassu.  M. Ribeiro é o atual líder das estatísticas de Cidade Jardim com 66 vitórias e tem boas chances de vencer nos dois hipódromos em que atua, o que não é comum no turfe brasileiro.

A. Siqueira (Leleco) – Primeiro pernambucano a disputar uma estatística no Tarumã.

– O Haras Cariri PE comemorou na última quinta-feira 1 de junho, no Hipodrmo do Cristal, a linda vitória do cavalo Edisinho, nos 1.800 metros do 5º páreo. Edisinho, com a condução do jóquei P.Jesus e treinamento de L.Arias, liderou a corrida até o giro da última curva, quando foi ultrapassado por Olympic Lawyer, que deu pinta de vencedor.  Nos 200 finais, Edisinho, atirado para fora, reage, ultrapassa Olympic Lawyer e cruza o disco com pequena vantagem para o segundo colocado. Haja coração!

O Treinador L. Arias e familiares comemorando a vitória de Edisinho.

– Justice Sand, também de propriedade do Haras Cariri PE, brilhou no Cristal. Foi na quinta feira 08/06, no 3º páreo em 1.200 metros. Conduzida por C. Farias, a filha de Drosselmeyer e Quartz Sand, que tem o treinamento de L.Arias, dominou as concorrentes nos 600 metros finais e cruzou o disco com mais de seis corpos de vantagem para a segunda colocada, a égua Palestrina.

– Na programação do sábado 03/06 em Cidade Jardim, foi a vez de Joaquim Moreira da Silva vibrar com a vitória de Jurista King, nos 1.400 metros do 10º páreo. W.Ariel conduziu o vencedor que teve o preparo do treinador O.M.Nascimento.

Jurista King fechando a sabatina de Cidade Jardim.

– A festa dos pernambucanos fora do Recife não parou por aí. Na noturna da segunda feira 06/06, o castanho do Haras Bongy PE, Seawind, com a condução do melhor do mundo, J.Ricardo, venceu com maestria os 1.300 metros do quinto páreo da programação. Seawind vinha de uma derrota em cima do disco para Ourinho da Mamãe, do Stud No Stress Recife.  A festa do Haras Bongy foi até a madrugada. Parabéns!

Seawind. O castanho do Haras Bongy PE no canter já dizia que era imbatível.

– Leandro Henrique, o Braço de Mola, voltou a dar show nas pistas do Hipódromo da Gávea. Na tarde/noite do domingo 04/06,  Leandro cruzou o disco na frente em cinco oportunidades. Venceu o 1º páreo com Patropi, o 2º com Jeromel,  o 4º com Kamu Kamu, o 6º com Major Bryan e no 8º páreo chegou na frente com Log On. Na segunda feira, voltou a cruzar o disco na frente nos 1.300 metros do 7º páreo no dorso do animal Bijou. Mas na terça feira, baldes de água fria caíram sobre as cabeças dos pernambucanos, principalmente os que estão de passagem comprada para a festa máxima do turfe brasileiro: nos metros finais do 4º páreo, o nosso Braço de Mola sofreu mais uma queda, dessa vez no dorso do animal Lokolatte, do Stud Embalagem, estando assim, fora do GP Brasil. Na sexta-feira 10/06, às 9h, Leandro vai passar por mais uma cirurgia na clavícula, devendo ficar de dois a três meses fora de combate. Vamos torcer por uma rápida recuperação do nosso grande Leandro Henrique.

Fora do GP Brasil 2023, Leandro Henrique vai passar por mais uma cirurgia.

– Na noturna de terça-feira no Hipódromo da Gávea, o aprendiz de primeira B.Melo deu uma primorosa condução no dorso do animal Ertugrul, derrotando por diferença mínina o adversário Comandante Thunder, conduzido pelo líder das estatísticas H.Fernandes. Foi uma chegada de tirar o folego.

– Quem aniversaria no dia 08/06 é o Embaixador do Turfe Nordestino, Dr. Guarany Mont’alverne. Na festa do Grande Prêmio Brasil 2023, o Embaixador vai tentar adquirir um ou dois animais para ajudar o turfe de Sobral a voltar aos seus melhores dias. Parabéns e muitas felicidades ao nobre embaixador.

Parabéns e muitas felicidades para o Embaixador do Turfe Nordestino, Guarany Mont’alverne.

– Cada dia aumenta mais o número de turfistas pernambucanos que vão prestigiar a programação festiva do Grande Prêmio Brasil 2023. Muitos proprietários vão atrás de reforços para as festividades do segundo semestre do turfe pernambucano.

– Aproveitando uns dias de sol, os funcionários do JCPE, Totonho e Everaldo, responsáveis pela manutenção da raia e limpeza do pião, cortaram uma boa parte do capim, dando melhor visibilidade para o público nas arquibancadas. Com a chegada do inverno, fica difícil o acesso ao pião com o trator.

Melhorando a visibilidade do publico.

– Após a disputa do 3º páreo, Clássico Nordestino ABCPCC de Precocidade e Velocidade, a potranca Miledoze seguirá para as cocheiras do Stud The Barros, onde será preparada para disputar as provas da Tríplice Coroa 2023.

Miledoze vai defender a farda do Stud The Barros nas provas da Triplice Coroa 2023.

– A égua Lopeka, uma filha de Vontade de Matar e Jelicle, de propriedade de Paulo Henrique Araújo Pereira, teve a campanha encerrada e seguirá para sede do Haras Depiguá, onde será coberta pelo garanhão Dark Bobby (Shanghai Bobby (USA) e Magny Cours). Lopeka encerra a campanha na Madalena com três vitórias: Prova Especial Caio Da Fonte Baltar Filho, em 1000 metros, Prova Especial Clovis Peixoto, 1.100 metros e uma prova de turma na distância de 1000 metros.

Lopeka teve a campanha encerrada e seguirá para o Haras Depiguá, para ser coberta pelo garanhão Dark Bobby.

– As estatísticas da temporada 2022/2023  já tem os vencedores nas categorias jóquei e animal. As categorias de proprietário e treinador serão decididas na sabatina entre os Studs São José dos Bastiões e Pontual de Recife, entre os proprietários, e C.A.Nascimento e M.L.Maciel na categoria de treinador.

Na categoria de proprietários, ambos estão empatados com 17 vitórias. O Stud São José dos Bastiões não tem animais inscrito na programação. Já o Stud Pontual de Recife, com seis animais inscritos, precisa de apenas uma vitória para ser o campeão da temporada.

– Na categoria jóquei, Alan Maciel se sagrou campeão por antecipação desde a metade da temporada. Ele tem 38 vitórias e na segunda colocação estão empatados o cearense F.H.Costa e W.Gomes com 14 vitórias cada. Com o resultado dessa temporada, Alan Maciel  já venceu nove estatísticas, sendo duas como aprendiz.

A. Maciel: campeão por antecipação.

– Na categoria treinador, C.A.Nascimento (Beto) e M.L.Maciel estão empatados com 20 vitórias. Beto tem apenas uma inscrição no primeiro páreo e M.L.Maciel tem cinco inscrições, sendo três no primeiro páreo, onde a estatística poderá ser decidida. No caso de vitória de Luna, Beto poderá vir a ser o campeão caso Maciel não marque ponto no páreo seguinte, onde tem mais duas inscrições. No caso de vitória de Que Vida Loca, invicta no areão da Madalena, do estreante Paraiso Fiscal ou de Last King, Maciel será consagrado vencedor, mesmo que não marque pontos no segundo páreo com os animais Lord Glory e Baby Shark.

– Entre os animais, Silver Blue, que também lidera o Torneio Melhores do Ano, tem sete vitórias e não tem mais como ser alcançado. Entre seus principais adversários, Ourinho da Mamãe está cumprindo campanha no turfe carioca e Eggoista não foi inscrito na programação. Mesmo assim, ambos só poderiam chegar ao empate caso Silver Blue não cruzasse o espelho na frente no quarto páreo da programação.

Silver Blue: campeão das estatísticas e líder do Torneio Melhores do Ano de 2023.

Notícia de última hora: O Stud São José dos Bastiões adquiriu em leilão o castanho de cinco anos Nepal, um Agnes Gold em Winner Friend. Possui 6 vitórias e 14 colocações na Gávea, em 22 apresentações. Boa sorte ao Stud!

 

 

 

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.