Bastidores do turfe pernambucano 14/07/23

Por: Chico Mendonça – Serginho Santana

Fotos: Chico Mendonça – Fernando Carvalho

– Em breve, o turfe pernambucano terá mais um bom talento oriundo das corridas de pônei. Trata-se de Cleiton Henrique da Silva Marcelino, 13 anos, filho de Cleiton Henrique, o Xú. Bentinho, como é mais conhecido entre os amigos e profissionais do turfe, é irmão da joqueta mirim Anna Karollyna e de Lázaro Gabriel, que vem despontando como um dos grandes talentos nas corridas de pônei. No dorso do alazão Yevgueni Oneguin, de Inaldo Lima de Oliveira, Bentinho fez o primeiro trabalho de box na terça-feira 11/07, sob a supervisão dos jóqueis Alan Maciel e M.Oliveira.

Futuro aprendiz do turfe pernambucano, Cleiton Henrique da Silva Marcelino.

– Bastante dedicado e muito determinado a ser no  futuro um jóquei, Bentinho é um dos primeiros a chegar nos galopes matinais, chegando na raia às 04h30. O primeiro animal a levar à raia foi Latino Outlaw, de propriedade de Aldo Roberto Barros, treinamento de M.Ferreira, que estará reaparecendo no 1º páreo da programação do Clássico Ricardo Godoy. Depois, mais confiante, começou a levar animais dos treinadores I.Barbosa e J.R.Santos. Seguindo a rotina diária, Bentinho deixa os galopes às 06h30 e se dirige para a escola Barros Carvalho, onde cursa a 7ª Serie do 1º grau.

– Alan Maciel e M.Oliveira, que supervisionaram o primeiro trabalho de box do futuro aprendiz,  disseram que ele foi muito bem, manteve a calma e fez duas boas partidas. Pode ser que dentro de dois a três meses tenhamos mais um nome nos programas, C. Henrique Ap4.

Primeiro treino de partida de box do futuro aprendiz.

– O cavalo Last King, que na última corrida foi retirado por se negar a entrar no box, essa semana, sob a supervisão do seu treinador Alexandre Bezerra e do start oficial do JCPE, Totonho, fez duas partidas com J.Mouta no dorso.

Last King com J. Mouta. Fez duas partidas do box.

– O Treinador M.Ferreira está bastante otimista com o retorno de Latino Outlaw no primeiro páreo, prêmio Morgan Way. Foi um trabalho difícil e exigiu muita paciência para retornar às atividades com o filho de Christine’s Outlaw(USA) / Fantasia Americana.

– Com a espetacular vitória de Nabuki, nos 1.200 metros do 7º páreo no domingo 09, o aprendiz R.Melo passou a aprendiz de terceira. Numa reta muito brigada, o pernambucano teve a calma de um jóquei profissional para cruzar o disco com a diferença de pescoço para King Two, com B. Queiroz, e meio corpo para Pinduca, que vinha voando baixo com A. Correia no dorso.

R.Melo passa a assinar como aprendiz de terceira. Foto: Sylvio Rondinelly.

– Seis animais estão a caminho para vir cumprir campanha no turfe pernambucano: Ourinho da Mamãe, Neville, Sir Lelo, Sultão da Lagoa, Pit Stop e Quarentona. O animal Go Petrus Go, que seria o sétimo do lote, se mostrou irredutível e não embarcou.

– Tarde de gala para o pernambucano Alex Siqueira (Leleco) na sabatina de Cidade Jardim em 08/07. Leleco montou dois páreos e, com cem por cento de aproveitamento, mandou para o disco os animais Galo White, nos 1.800 metros do primeiro, pagando R$ 26,80 na pule de vencedor, e, nos 1.600 metros do oitavo páreo, Clássico Emerald Hill (L) Taça de Prata para Potrancas de 3 anos, Leleco deu um show no dorso da égua Shallow Now, com a reta final sendo muito elogiada pelo locutor do JCSP Roberto Casella, depois de uma sensacional disputa entre A. Siqueira e R.Viana, este no dorso da égua Lillacea.

Show de A.Siqueira numa reta de tirar o fôlego. Foto. Site do JCSP.

– Radicado no turfe paranaense, A. Siqueira fez uma ótima temporada, conquistando o terceiro lugar nas estatísticas 2022/2023, disputando com nada mais nada menos que J. Moreira e M. Ribeiro, duas feras do turfe brasileiro. J.Moreira foi o campeão com 22 vitórias, M.Ribeiro ficou na vice-liderança com 19 triunfos e Alex Siqueira completou o placar em terceiro com 16 vitórias. Parabéns ao nosso Leleco Siqueira.

– No domingo (09/07/23) foi iniciado um trabalho de recuperação da iluminação da vila hípica do JCPE. Numa iniciativa de Lulinha Arruda, com o pronto apoio da diretoria e a participação de vários turfistas, uma verba foi levantada e foram adquiridos equipamentos para substituir os existentes que não estavam mais funcionando. Até o final da semana o trabalho de recuperação da iluminação estará concluído trazendo mais conforto e segurança para os moradores e frequentadores da vila hípica.

Nova iluminação da Vila Hípica.

– Miledoze já está em Cidade Jardim nas cocheiras do treinador Emerson Garcia, que gostou muito da filha de Vontade Matar e Hagen Daas.

– Mais uma vez Michel Platini na foto da vitória nas Ilhas Maurício. Desta vez foi na programação do sábado 08/07, no dorso de Al Jazeera, no 4º páreo em 1.400 metros.

– Aniversariantes do mês de julho: Serginho Santana (Stud Imperial Recife), Junior Medeiros (Haras Bongy PE), o Presidente da Comissão de Corridas Ciro Feitosa, o jóquei F.H.Costa, e o turfista Orlando Rodrigues. Parabéns a todos!

– O Potro Seu Hervê, do Stud Pontual de Recife, foi muito bem nos trabalhos de box realizado na manha da terça-feira 11. Com o experiente M.Oliveira no dorso, o pensionista do treinador J. R.Cifuentes fez duas partidas, impressionando no trabalho. Seu Hervê vai disputar as provas da Tríplice Coroa Pernambucana 2023.

Seu Hervê – Stud Pontual de Recife. Potro bom de box.

A notícia triste da semana veio da Cidade de Gravatá. A égua History Buff, que estava com prenhes positiva de Dark Bobby, morreu vítima de acidente no pasto na sede do Haras Depiguá.

– O Aprendiz R. Melo sofreu um acidente quando trabalhava alguns animais no box na quarta feira 12. Levado para o Hospital Miguel Couto, foi constatado fratura na clavícula, mas não era caso de cirurgia. Em um segundo diagnóstico dado pelo Dr. Luiz Fernando, a direção da EPT ficou bem mais tranquila. A Coordenadora da Escola de Profissionais do Turfe Juliana Dias deu toda a assistência necessária ao Bruno Melo que deverá voltar ao consultório médico no final do mês para uma nova avaliação. Nós que fazemos os Bastidores do Turfe Pernambucano e os familiares do Bruno Melo, agradecemos a todos pela assistência prestada ao aprendiz, em especial a Juliana Dias pelo apoio oferecido.

Desejamos uma boa recuperação para o aprendiz R.Melo

 

– A noticia boa do Rio de Janeiro para os pernambucanos é a recuperação de Leandro Henrique. O Braço de Mola está perto de voltar às atividades. A previsão é para a primeira ou segunda semana de agosto. Estamos na torcida. Dá-lhe Braço de Mola.

O Braço de Mola deverá voltar no mês de agosto.

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.