Bastidores do turfe pernambucano 18/08/23

 

Por Chico Mendonça e Serginho Santana

Fotos: Chico Mendonça – Fernando Carvalho – Diego Nunes

– A Comissão de Corridas do JCPE formou uma excelente programação para o Grande prêmio Roberto Sá. Serão disputados sete páreos bastante equilibrados. O principal, que leva o nome do homenageado, formou com oito inscrições. A primeira prova da Tríplice Coroa Pernambucana 2023, em 1.200 metros, formou com cinco animais.

– Na estreia ele surpreendeu e na corrida seguinte confirmou. O potro Coração Sobralense, um filho de Yankee Bullet e Falla, se tornou o primeiro animal nascido nas terras de Sobral, no Haras Rancho Dona Conceição, a vencer uma corrida no Jockey Club de Pernambuco. Preparado pelo Treinador Alexandre Magno Bezerra e conduzido com maestria pelo aprendiz J.Victor, Coração Sobralense defendeu com muita garra as cedas do Haras Cariri/Stud Sampaio.

Coração Sobralense. Forte candidato nas provas da Tríplice Coroa Pernambucana 2023.

– Muito comemorado o retorno da farda de Carolina Augusta Fonseca de Oliveira aos programas do Jockey Club de Pernambuco. O castanho Neville, conduzido por F.H.Costa e apresentado na pista pelo treinador J.A.Barros, não decepcionou e levantou com autoridade os 1.200 metros do 3º páreo, Prêmio Antônio Pereira da Silva Neto (Totonho). Parabéns aos responsáveis pelo retorno e a direção do JCPE pelas homenagens da programação.

A farda vitoriosa de Carolina Augusta Fonseca de Oliveira.

– As joquedas da semana da programação da Prova Especial Paulo Paiva ficaram para os jóqueis F.H.Costa, que deu um show de montaria no dorso de Olympic Petrus, da  largada a chegada do principal páreo, para W.Gomes, pelo excelente percurso com Il Campione no 4º páreo, e para o aprendiz João Victor, pelas duas lindas vitórias, no 1º páreo com Coração Sobralense, amparando com muita categoria a forte atropelada de Don Juan de Marco com o experiente F.Sales, e no 2º páreo com Avião Sureño.

Os grandes destaques da programação: F. H. Costa, W. Gomes e J. Victor

– Il Campione, do Stud Pontual de Recife, deixou claro que vai dar muito trabalho nos páreos de velocidade. A condução do jóquei W.Gomes foi impecável no dorso do pupilo de M.L.Maciel.

Il Campione. Esse promete

– Don Juan De Marco, do Stud Sofia & Alice, fez uma boa corrida e logo deverá sair da turma eliminatória. Nos metros finais, quando vinha para decidir a corrida, ele levou um ligeiro top em frente às arquibancadas, o que não tirou o brilho da vitória de Coração Sobralense.

– Na partida do 1º páreo Prêmio Sandra Barros, o jóquei M.Oliveira, no dorso do potro Seu Hervê, do Sud Pontual de Recife, machucou o joelho e não montou mais na programação. Ele foi substituído pelos jóqueis W.Gomes, no 4º páreo e W.Pereira no 5º páreo.

M.Oliveira. Foi substituído no decorrer da programação.

– Após a realização do GP Aniversário da Cidade de Sobral, o Derby Clube Sobralense vai realizar a segunda reunião da temporada 2023/2024 no sábado 19/08. Sob o comando do Presidente Sérgio Neves, serão realizados quatro páreos, com início às 15h10. O último páreo, na distância de 1.700 metros, está marcado para as 17h20, com a inscrição dos animais He’s Gold e Biny Light, do Stud Magi e Golden Point, do Stud Neves, vencedor do Grande Prêmio Cidade de Sobral 2023.

Golden Point. Favorito nos 1.700 metros da programação do DCS.

– Depois das fracas atuações na programação da 4ª corrida Prova Especial Paulo Paiva, os animais Komka e Lionel The Best mudaram de treinador, estando agora aos cuidados de J.R.Cifuentes. Chacabuco, Ingo Hoffman e Nepal continuam com o treinador C.A.Nascimento. J.R.Cifuentes adiantou que Lionel The Best será preparado para a temporada clássica mas não vai correr os 1.900 metros do  grande prêmio Roberto Sá, no dia 26/08.

Komka. Vai tentar voltar à foto da vitória no 3º páreo.

– Os turfistas Ciro Feitosa, Carolina Fonseca e Luiz Arruda (Lulinha), adquiriram o animal Don Bizarro. O alazão, de criação do Haras São José da Serra, que tem cinco vitórias na Gávea e cinco no Cristal, vem para correr os páreos de velocidade na Madalena. Não será criado um novo Stud, o mesmo irá correr na farda do Stud Pontual de Recife.

–  Primo Claudio foi negociado com o Haras Bongy PE e já está sob os cuidados do treinador Thiago Souza. Os titulares do Stud Anderson Recife ainda não tem um nome para substituir o alazão.

Primo Claudio. Vai defender a farda do Haras Bongy PE.

– A nota triste da semana foi o falecimento do turfista Aurelio Pereira Franco de Sá, um dos filhos de Roberto Sá, ocorrido na manhã dessa quinta feira 17. A todos os familiares e amigos nossos sinceros sentimentos de pesar.

Aurélio Franco de Sá. Nossos sinceros votos de pesar aos amigos e familiares.

– Campanha dos jóqueis pernambucanos que atuaram na jornada dessa semana no hipódromo da Gávea: Leandro Henrique foi o mais vitorioso, cruzando o disco em duas oportunidades. No domingo venceu o 7º páreo no dorso do animal Xperanza. Na segunda feira, o Braço de Mola fez uma reta primorosa no dorso da égua Ligeira, depois de uma emocionante luta com a égua Roman War, com J. Aparecido no dorso. W. Xavier, que estará no Recife na programação do Grande Prêmio Roberto Sá, venceu o quarto páreo na terça-feira, com Shaquille, e A.M.Silva cruzou o espelho na frente no 7º páreo com Skyfleet.

L.Henrique. Trabalhando forte para voltar a sua melhor forma.

– No ultimo páreo da programação do hipódromo da Gávea, o jóquei cearense A.N.Mesquita, que já teve passagem pelo turfe pernambucano, conquistou sua primeira vitória no turfe carioca com o animal de propriedade do Stud Rancho Flash, Tabãozeppe, de Oman Carneiro. Parabéns ao A. N. Mesquita.

A.N.Mesquita. Parabéns pela primeira vitória no turfe mais concorrido do Brasil.

 

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.