Bastidores do turfe pernambucano 08/09/23

Por: Chico Mendonça – Serginho Santana

Fotos: Chico Mendonça – Fernando Carvalho

Foto destaque: Diego Nunes

– Devido ao feriado da independência, as corridas desse final de semana serão realizadas no domingo 10/09. A decisão da Direção e da Comissão de Corridas do JCPE foi muita acertada, já que muitos turfistas viajam para praias e cidades do interior no feriadão e no domingo estarão retornando para a capital.

Corrida na volta do feriadão será no domingo

– O jóquei pernambucano Ruan Victor da Silva Borges, 18 anos, 55 quilos, vai estrear na programação da 6ª corrida no domingo 10/09, na Madalena. R.Boges, nome que constará no programa oficial, iniciou nas corridas de animais da raça pônei no Recife, onde venceu duas provas. Incentivado pelo amigo e aprendiz D.F.Silva, radicado no turfe de São Paulo, Ruan Borges, que não chegou a estrear na Madalena, se transferiu para o turfe de Cidade Jardim, ingressando na Escola de Formação de Jóqueis no ano de 2022. Na categoria de jóquei, R.Borges vai fazer sua estreia na terra natal nos 1.100 metros do 3º páreo, no dorso da égua Luna, e no  quarto páreo na égua Express Lady, no tiro de 1.700 metros, ambas de responsabilidade do Treinador C.A.Nascimento.

Ruan Borges estreia em casa no 3º páreo.

No turfe paulistano, R. Borges chegou a vencer duas corridas como aprendiz de quarta categoria, mas alegando falta de oportunidades, decidiu regressar à terra natal e tentar se firmar na profissão. As vitórias de Ruan em Cidade Jardim foram com os animais Pot Happy e Flash do Jaguarete. “Vou realizar o sonho de montar oficialmente na minha terra com o apoio da minha família e amigos. Depois, com o tempo, irei buscar uma oportunidade no turfe paranaense, no Cristal ou talvez até voltar para Cidade Jardim, onde comecei oficialmente na profissão”, comentou R.Borges, que mesmo sabendo das dificuldades, acredita em fazer uma boa estreia no areão da Madalena.

– Quarentona,  fêmea castanha, 4 anos, filha de Going Somewhere e Jaboticaba Leca, criação do Haras Phillpson, propriedade de Joaquim Moreira da Silva e treinada por  A.Bezerra, é a única estreia de animais programada para a programação da 6ª corrida. Sua campanha é 14 apresentações em Cidade Jardim, uma vitória e três colocações. Quarentona venceu no dia 18/11/22, 1.400 metros, pista de grama leve.

Quarentona. Estreante de Joaquim Moreira da Silva. (Foto JCSP)

– O castanho kapo Buono, que vinha defendendo a farda de Renato Medeiros Barbosa, agora vai defender a do Stud C.M.L.Recife. Kapo Buono já está sob os cuidados do Treinador R.Gomes.

Kapo Buono vai defender a farda do Stud C.M.L. Recife.

– O potro Seu Hervê, do Stud Pontual de Recife, deixou a cocheira do treinador J.R.Cifuentes e seguiu para a cocheira do treinador M.L.Maciel.

– Komka e Il Campione vão desfilar na raia domingo com a farda de uma nova sociedade, a parceria entre o Stud Pontual de Recife e o Stud São José dos Bastiões. O Castanho Lionel The Best, que deverá reaparecer nos 2000 metros do grande prêmio Manoel Medeiros, também defenderá esta nova farda.

Farda do novo Stud.

– Nos bastidores, comenta-se que o Stud Parente Sobral vai trazer o jóquei pernambucano A.Siqueira para montar na Madalena no festival do Grande Prêmio Manoel Medeiros. A.Siqueira, nosso conhecido Leleco, é um dos destaques do turfe paranaense.

A. Siqueira (Leleco) na festa do Grande Prêmio Manoel Medeiros.

– O cavalo Olympic Petrus, do Stud Imperial Recife, vai precisar passar por um período de recuperação, após o fracasso em sua última apresentação. O prazo para sua volta aos trabalhos normais é de 30 dias, mas o treinador J.A. Barros promete se desdobrar para diminuir este tempo e deixá-lo pronto para as corridas em outubro, especialmente no dia do Grande Prêmio Bento Magalhães

Olympic Petrus – Stud Imperial Recife

– O Treinador M.L.Maciel não ficou nada satisfeito com a atuação de Olympic Impact no grande prêmio Roberto Sá. O treinador esperava bem mais do filho de Redattore e Our Charman, que finalizou na quinta colocação.

– Nesse final de semana, o Jóquei Alan Maciel vai fazer sua reestréia no turfe carioca. Alan assinou três montarias. No domingo 10, vai montar Punta Del Este, no 9º páreo 2000 metros pista de grama. Na segunda-feira, Alan monta no 6º páreo 1000 metros grama o animal Quingle, e na terça feira, vai se apresentar ao publico no 3º páreo 1.100 metros pista de areia no dorso do animal Canabarro Bacudo.

Boa sorte ao pernambucano A. Maciel na sua reestréia no Hipódromo da Gávea.

– Com a reestréia de Alan Maciel, sobe para sete o número de profissionais pernambucanos atuando no hipódromo da Gávea. Um detalhe que não pode passar em branco é que todos iniciaram nas corridas de pôneis, do Projeto Jóqueis do Futuro do Jockey Club de Pernambuco.

– O titular do Stud Pontual de Recife, Lulinha Arruda, disse que o alazão Aquarius deverá ficar mais um tempo na clínica de Equinos na cidade de Caruaru. A previsão de alta seria essa semana. Lulinha acredita que pelo menos até o dia 20/09 Aquarius permanecerá na clínica.

– Na jornada do final de semana no Hipódromo da Gávea, os pernambucanos L.Henrique e W.Xavier foram os únicos a conquistar vitórias. No domingo o Braço de Mola venceu o clássico Sabinus, no drso do alazão Jonnos, na distância de 1000 metros grama. Lord Gold, com Will Xavier formou a dupla do Haras Sweet Carol. Na noturna de segunda-feira, Leandro não atuou, mas W.Xavier não deixou a peteca cair e nos 1.100 metros do 7º páreo deu um show à parte no dorso do animal Paes de Problem, resistindo bravamente a forte atropelada de Love Dear, que vinha na condução do melhor jóquei do mundo Jorge Ricardo. Haja coração!

Final dramático no 7º páreo da noturna da Gávea, entre W.Xavier (Paes de Problem,), e J.Ricardo (Love Dear). Foto Silvyo Rondynelly

– Depois da reforma, ficou um primor a cocheira do Stud LD. Além das boas instalações, dando mais conforto aos animais, foi construída uma calçada, já apelidada de calçada da fama, onde os proprietários e amigos se reúnem no horário da tarde para acompanhar o passeio dos animais.

Cocheira do Stud LD.

– Efeito ioiô:  Dr. Giovani Magi vendeu o animal Danish Ship para o Derby Clube Sobralense. Em seguida, o animal foi rifado e quem ganhou a rifa foi o próprio Dr. Giovani Magi. Ele então vendeu o animal para Rogerio Alves, que vai mantê-lo em Sobral. Já o cavalo Binny Light foi adquirido por Roberto Junior e o Sr. Mauro, e também vai continuar correndo no DCS. A próxima corrida no DCS está marcada para o dia 16/09, com uma jornada de quatro páreos.

Danish Ship vai ficar em Sobral.

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.