Bastidores do Turfe Pernambucano 10/11/23

Por: Chico Mendonça – Serginho Santana

Fotos: Chico Mendonça – Fernando Carvalho – Silvio Rondinelli (JCB)

– A programação noturna do hipódromo da Gávea, na segunda feira 06/11, foi de festa para os pernambucanos. Não brilharam apenas as estrelas dos nossos jóqueis, mas também a estrela do criador Saulo Ferreira da Luz e do Stud PSL Recife, formado por Plinio Franca, Saulo Ferreira e Aurélio Pereira (Lelo).  No rigor do Braço de Mola, Leandro Henrique, os pernambucanos abriram a noite que seria histórica para o turfe pernambucano vencendo os 1.500 metros do 4º páreo, o Grande Prêmio Ernani de Freitas G3, com o castanho Monanfan . Mas o que ninguém imaginava era o que estava por vir e aconteceu na disputa do 5º páreo, prêmio Six Avril (Brasil 1939), com a vitória da égua Princesa Heloisa. A vencedora  é criação do pernambucano Saulo Ferreira da Luz, de propriedade do Stud PSL Recife, e foi conduzida com maestria pelo pernambucano Alan Maciel. Até aí seria um fato corriqueiro se não fosse a formação do placar com cinco jóqueis pernambucanos e todos oriundos do Projeto Jóqueis do Futuro do Jockey Club de Pernambuco. Miss Brasil, com W,Xavier formou a dupla, Mac Bee, com Leandro Henrique formou a trifeta, Limão Com Mel, na tocada de A.Paiva, formou a quadrifeta e fechando o placar chegou Xianggang Royal com A.M. Silva.

Cinco feras do turfe pernambucano no placar do 5º páreo da segunda feira 06/11

– A festa pernambucana não ficou só no grande resultado do 5º páreo. Alan Maciel decidiu dar uma esticadinha e também comemorou a vitória do 6º páreo no dorso do animal Oliver In Camelot, um filho de Camelot Kitten e Delighted, do Stud Maria Luar, e por muito pouco não tivemos a trifeta pernambucana. L.Henrique chegou na terceira colocação com Mancino e W.Xavier formou a quadrifeta com Real Impact.

A.Maciel cada dia mais confiante

– Com uma noite de segunda feira histórica para os pernambucanos na Gávea, Wil Xavier decidiu nos brindar com mais uma conquista. Nos 1.900 metros do 9º páreo, venceu  de ponta a ponta a Prova Especial Gloria de Campeão,  no dorso do castanho  Apolo Dez. Jungle King, com Leandro Braço de Mola Henrique formou a dupla. E para fechar a noite de segunda feira com chave de ouro, o Braço de Mola nos brindou com mais uma conquista, levando para a foto da vitória no décimo e último páreo o animal Trip To Capri, do Haras Doce Vale e treinamento de Adelson Menegolo.

Will Xavier. Sempre arrancando elogios da crônica carioca

– Se a noite da segunda feira foi de gala para os profissionais pernambucanos no turfe mais concorrido do país, na terça-feira os meninos da Madalena também nos brindaram com lindas e significativas vitórias e boas colocações. Leandro Henrique, com um total de seis vitórias no conjunto de reuniões, abriu a noturna com o vitória do favorito Dejavu  Dollar. Wil Xavier foi para a foto do 3º páreo com Efficson. No 6º páreo, o Braço de Mola levou Coração de Leão para a fotografia da vitória, e no 7º páreo Wil Xavier venceu com Já Me Vou. No 9º páreo,  L.Henrique deu as cartas com Multiplication. Encerrando a reunião, com um rateio de R$ 15.90, L.Henrique venceu mais uma com Sunny Day, fechando com chave de ouro o conjunto de reuniões do Hipódromo da Gávea.

– O Stud Pontual de Recife também marcou ponto na noturna da terça-feira 07 na Gávea. Na tocada de A.M.Souza, Gladiador da Lagoa brilhou nos 1.100 metros do 2º páreo, Prêmio Palazzi. Parabéns!

Stud Pontual de Recife na foto da vitória com Gladiador da Lagoa.

– Nas estatísticas da atual temporada da Gávea, Leandro Henrique, que teve problemas no seu retorno, já ocupa a terceira colocação com 40 vitórias, uma a menos do que o vice-líder  V.Gil, com 41 êxitos. O líder é H. Fernandes, com 53 vitórias.  W.Xavier é o quinto colocado com 30 vitórias. R.Melo, com 13 vitórias ocupa a decima colocação. A.M.Silva é o 12º com 12 vitórias.  A.Maciel, recém chegado à Gávea, é o 16º com 08 vitórias. A.Paiva é o 20º com sete vitórias, e B.Melo ocupa a 29ª colocação com três vitórias.

– Inscrita nos 1.500 metros do Clássico Fernando, Paulo e José Uchôa, a tríplice coroada  Minuxa (Vontade De matar e Lunula) vai enfrentar um páreo mais forte pela primeira vez. Segundo comentou o titular do Haras Depiguá, Carlos Baltar, a inscrição de Minuxa nesses 1.500 metros é uma homenagem à família Uchôa. Ele também comentou sobre o futuro de alguns dos seus animais: Luniara deverá seguir para cumprir campanha no Rio de Janeiro e ficará sob os cuidados do treinador J.C.Sampaio. Miledoze fica em Cidade Jardim com Emerson Garcia. Sobre Minuxa, ainda não foi decidido o seu destino, e Mileum a principio seguirá campanha no Recife. Em dezembro, o campeão do Bentão 2023, In Fact, após o encerramento do calendário com as festividades do Grande prêmio Sérgio Paiva, seguirá para a reprodução na sede do Haras Depiguá, em Gravatá.

Minuxa. A estrela do Haras Depiguá poderá em breve deixar a Madalena

– O titular do Stud C.M.L.Recife, Marcio Uchôa, está bem animado com a recuperação de Seu Hervê, que sofreu um acidente no box na partida do 6º páreo da programação do Grande Prêmio Bento Magalhães. Seu Hervê só deverá voltar as pistas em janeiro de 2024.

Seu Hervê – Stud C.M.L.Recife

– As éguas Bateria e Medalha, criação de Renato Medeiros, tiveram a campanha encerrada e foram vendidas para criadores do interior. Medalha seguirá para o Estado do Maranhão e Bateria ainda não teve seu destino confirmado.

– Quem estará mudando de idade no próximo dia 13 de novembro é o titular do Stud Cortez PE, Marco Sire Cortes. Parabéns e muitas felicidades ao Presidente Marco Sire Cortez!

Parabéns ao grande amigo do turfe pernambucano Marco Sire Cortez

O treinador M.L.Maciel está um pouco mais tranquilo com a recuperação da égua Catedral, que teve uma forte infecção no inicio de outubro e ficou de fora da programação do Bentão 2023. Pode até reaparecer antes, mas o planejamento é para o inicio de 2024. Que Vida Loca vai representar a cocheira na reunião do sábado 11/11.

Catedral. Reagindo bem ao tratamento. Em breve, o retorno.- A pedido da família Pereira, o Grande Prêmio Edisio Pereira, marcado para o sábado 25, foi transferido para o domingo 26 de novembro.

– Com apenas uma reunião após a realização do grande prêmio Edisio Pereira, alguns vencedores do Torneio Melhores do Ano 2023 já poderão ser conhecidos, já que após o Edisio haverá apenas uma reunião, a do Grande Prêmio Sérgio Paiva.  Na categoria de proprietários, tudo indica que a disputa será pela segunda colocação entre o Stud São José dos Bastiões, que soma 146 pontos, contra 138 do terceiro colocado, Paulo Henrique Pereira. O Stud Pontual de Recife, com 348 pontos,  deve conquistar o bicampeonato.

– Com 291 pontos, empatado na primeira colocação com Alan Maciel, o jóquei F.H.Costa tem tudo para quebrar a hegemonia do tetracampeão do torneio, Alan Maciel.  O aprendiz Antony Cardoso é o segundo colocado com 239 pontos, e W.Gomes o terceiro colocado com 209 pontos.

F.H.Costa está perto do titulo dos Melhores do Ano 2023.

– O treinador M.L.Maciel, tem tudo para chegar na frente e consagrar-se bicampeão do torneio. M.L.Maciel tem 349 pontos. O segundo colocado é o treinador T.Souza, que tem 205 pontos. C.A.Nascimento ocupa o terceiro posto com 189 pontos.  Com boa cavalhada em treinamento, o treinador J.A.Barros tem boas chances de entrar  na zona de premiação.

M.L.Maciel. Perto do bicampeonato.

– Na categoria animais, o primeiro colocado Silver Blue e o segundo colocado Isnar já não estão mais na Madalena. Ourinho da Mamãe, Primo Claudio e Mindfulness vão depender de bons resultados para tentar o vira vira. Estão a duas vitórias de ultrapassar os lideres.

– Na categoria Cavalariço, José Sérgio, com 214 pontos e Paulo Barbosa, com 212 pontos, estão brigando ponto a ponto para chegar na liderança. Na terceira colocação, Marcone Silva vai torcer muito por, Que Vida Loca, na programação da 10ª corrida, e pelo sucesso dos animais de Paulo Henrique Pereira, no Edisio e o grande prêmio Sérgio Paiva, última corrida do ano de  2023.

– Na categoria jóquei escola, Pedro Fenando com 45 pontos é o líder. Lázaro Gabriel, é o vice-líder com 42 pontos. Anna Karollynna, é a terceira colocada com 33 pontos.

– De propriedade de Joaquim Moreira, Qualified está inscrito no 1º páreo na distância de 1.200 metros grama na noturna da segunda-feira 13 da Gávea. Esse deve continuar campnha na Gávea. Já Atrelado, que está em Cidade Jardim, deverá ser embarcado em janeiro de 2024 no primeiro caminhão com destino ao Recife.

 

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.