Bastidores do Turfe Pernambucano – 19/12/25

Por: Comunicação JCPE.

Fotos: Chico Mendonça – Fernando Carvalho

Sylvio Rondinelli (JCB)

-A semana que passou mexeu muito com o turfe brasileiro do norte ao sul do país. Foi uma semana de grandes alegrias, com a vitória internacional de Obataye no Grande Prêmio Carlos Pellegrini, a primeira vitória de Grupo I do aprendiz João Victor, a realização de mais uma grande festa do turfe pernambucano e a cada dia ver os garotos da Madalena conquistando excelentes vitórias no turfe mais concorrido do país. Mas a semana também teve o seu lado triste e que abalou o intimo de cada turfista do país. Na disputa do ultimo páreo da Gávea, nos metros finais, o aprendiz Joaquim Pavoski Dapper (J.Pavoski) caiu da sua montaria sendo atingido de forma grave, precisando ser levado urgentemente para o hospital. Natural de Faxinalzinho RS, o aprendiz que buscava o sucesso numa profissão que não é para qualquer um, teve o seu sonho interrompido. J.Pavoski veio a falecer na manhã do dia 17 de dezembro de 2025. A Direção do JCB prestou toda a assistência necessária ao profissional da EPT, do momento da queda até o dia do seu falecimento.

O aprendiz J.Paviski teve seu sonho interrompido por uma fatalidade.

-A Direção do JCPE lamenta o fato acontecido e em nome todos os  turfistas se solidariza com os amigos e familiares do aprendiz J.Pavoski.

-O turfe pernambucano também ficou de luto com o falecimento do titular do Stud Guararapes Dr. Sérgio Magalhães. No Recife,  o Stud Guararapes marcou época com os animais Archimedes, Ivone, Zito, Polvorin e muitos outros. Aos familiares e amigos, os nossos sinceros votos de pesar.

O turfe pernambucano perdeu um grande turfista. Dr. Sérgio Magalhães.

-Foi um sucesso a realização do XIII Grande Prêmio Sérgio Paiva. A vitória de Minnesota, favorito absoluto dos 2000 metros, foi muito comemorada pelos titulares do Stud Remar, que tudo indica em 2026 será forte concorrente nas estatísticas e no Torneio Melhores do Ano.

Stud Remar vem forte em 2026.

-Após a realização do Grande Prêmio Sérgio Paiva, o animal Qatar do Iguassu foi colocado à venda. Segundo informou um dos titulares do Stud Remar, a venda do alazão, que estreou com uma significativa vitória na raia pernambucana, deve-se a mais três aquisições que estão sendo trazidas para a Madalena. Qatar do Iguassu, um alazão, 5 anos, é um filho de Forestry (USA) e Variety Lady, podendo ser examinado na cocheira do Stud Remar.

Stud Remar botou a venda o alazão Qatar do Iguassu.

-Até agora não se sabe o que aconteceu com o potro Onatah na disputa da terceira prova da tríplice coroa 2025. O filho de Oldfriendsforever lutou bravamente até os 600 metros finais quando foi ultrapassado pelo vencedor Hello I Ask. Na reta final, Onatah ainda esboçou uma ligeira reação, mas logo desistiu da corrida. Nas duas primeiras provas Onatah mostrou que é um bom corredor. Vamos torcer que volte aos seus melhores dias.

Onatah. Não rendeu o esperado. Corre muito mais.

-Na festa do Grande Prêmio Edisio Pereira, o treinador C.A.Nascimento venceu três provas e repetiu a dose no Grande Prêmio Sérgio Paiva.  A festa só não foi melhor porque Beto se exaltou e, por conta das suas atitudes, foi punido com 90 dias de suspensão. Lamentável.

Beto: Pegou 90 dias de gancho.

-A égua Nova Hart é a mais nova sensação do turfe pernambucano. Invicta nas suas quatro idas à pista, Nova Hart venceu o Claudio e Sérgio Pragana no último galão. Dessa vez, o coração do titular do Stud São José dos Bastiões Paulo Paiva bateu forte. Nova Hart nas quatro principais provas de velocidade mostrou que deve ser osso duro de roer dos 1000 aos 1.400 metros. Que venha 2026.

Nova Hart. Haja coração!

-O cavalo Nagib, do Stud Maria das Graças, não deve mais vir para o Recife. Na última apresentação na Gávea, dia 13/12,  Nagib sofreu claudicação grau III do anterior direito, ferimento cortante no anterior esquerdo e escoriações nos posteriores.

-Correndo muito o cavalo Mero Acaso, Stud Hortencio, do turfe cearense. Vem de duas convincentes vitórias  e mostrou que tem vaga para mais. Não só Mero Acaso, mas Kruswaroviski também se deu bem com as químicas de Beto Nascimento.

Mero Acaso. Vencendo e convencendo. Tem vaga pra mais.

-Quem deu um verdadeiro  passeio na raia foi Olimac, no 3º páreo, prêmio Everaldo da Silva e Sandra Barros, recém adquirido pelo Stud São Jorge GDC. Segundo informações que tínhamos, Olimac tinha bons trabalhos na Gávea, mas na corrida não confirmava os bons aprontos. Aqui não demorou muito e João Barros acertou com o filho de Alpha (USA) e Unique Carina, que promete mais emoções para a farda rosa, ferraduras e boné azul.

Olimac. Correu onde quis e venceu como quis.

-Viking Celta, estreante de Joaquim Moreira, fez uma boa estreia na programação do Sérgio Paiva. Zé Reis saiu bastante animado com sua atuação. Pela corrida que fez, vai chegar a correr milha. Pode apostar!

-O tordilho Rainbow Lius, do Stud Parente Sobral teve a campanha encerrada e já foi levado para  a hípica de Serra Negra na Cidade de Bezerros, no interior de Pernambucano.

Rainbow Lius. Já foi transferido para  Hípica de Serra Negra.

-Dois animais estão à venda na Madalena. Tique Zip (Stud Dudinha), que pode ser visto na cocheira do treinador W.Maciel, e Lionel The Best (Stud C.M.L.Recife), com o treinador R.Gomes.

-Não vamos ter a oportunidade de ver a estréia de mais um aprendiz na raia pernambucana. Jean David, 15 anos, 48 quilos, uma boa promessa oriunda das corridas de pôneis vai se apresentar na Escola de Profissional do Turfe (EPT), do Jockey Club Brasileiro no dia 05 de janeiro. Boa sorte ao nosso futuro aprendiz de jóquei.

Jean Davi. De partida para o turfe carioca.

-O aprendiz Pedro Assis (P.Assis), foi liberado pela EPT para passar as festividades de final de ano com a família. Pedrinho deverá desembarcar no Recife no inicio da semana e deverá retomar suas atividades na Gávea no dia 04 de janeiro.

P.Assis. Vem rever a família e os amigos. (Foto: Sylvio Rondinelli (JCB).

-Quem também está vindo passar os festejos de final de ano no Recife é o jóquei Antony Cardoso.

-No concurso de palpites dos apresentadores das lives do JCPE, Carolina Fonseca deu um banho nos colegas de bancada, Serginho Santana e Guga. Carol terminou o concurso com 622 pontos, Serginho foi o segundo com 562 e Guga, que mancou na entrada da reta final, ficou segurando a lanterna com 544 pontos. A pontuação do torneio é a seguinte: vencedor 5 pontos, dupla 7 pontos, dupla exata 10 pontos, trifeta 15 pontos, barbada 5 pontos e bomba 10 pontos. Quem se baseou nos palpites de Carol Fonseca livrou a ceia de Natal com direito a peru, chester e  champagne. Já quem foi atrás dos palpites de Guga, talvez consiga pagar a conta de água, se for taxa mínima.

Carolina Fonseca deu um banho nos adversários.

-A coluna dos Bastidores não podia  deixar de homenagear o talentoso jóquei João Victor, que no domingo 14, no dorso do tordilho Galo White, venceu sua primeira prova de Grupo I.  Campeão das Estatísticas 2025/2025, João Victor teve uma atuação perfeita nos 2000 metros do Grande Prêmio Lineu de Paula Machado, dando um verdadeiro show de montaria. No páreo anterior, a estrela do nosso campeão também brilhou no Grande Prêmio Oswaldo Aranha, prova de Grupo II, com a égua Vanesa da Pata. Parabéns João Victor. Que venha  mais grupo um  a caminho.

João Victor. O nosso Campeão é Grupo I.

 

 

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.