Por: Comunicação JCPE
Fotos: Chico Mendonça – Fernando Carvalho
-O turfe pernambucano começa o ano de 2026 com a disputa do I Grande Prêmio Mossoró, na distância de 2.100 metros, inauguração do prolongamento da reta final. Os 2.100 metros saiu como estava previsto, com um bom número de participantes. Minnessota, do Stud Remar, vai largar na condição de favorito, mas não vai ter vida fácil no primeiro Grande Prêmio do ano. Jolin mostrou progresso na disputa do Grande Prêmio Sérgio Paiva, e Ultimo Romântico está na ponta dos cascos, só aguardando a largada do páreo. As inscrições de Olimac, Meu Amor Maior, o melhor cavalo de 2025 e Renewed Hope, devem incomodar os favoritos.
-O titular do Stud São Jorge GDC, Geraldo Carvalho, disse que a inscrição de Olimac no dia 18/01, ia depender do apronto do dia 03/01. Pelo visto Olimac trabalhou bem, pois foi inscrito nos 2.100 metros. Dizem nos bastidores que aprontou 1000 metros em 61.3. Mas o que mais chamou atenção foi seu desempenho nos metros finais. Chegou com boa ação.
-Outro que esta tinindo passeando na Vila Hípica aos pulos é Último Romântico, do Haras S.Ludmer. É a única bala do treinador M.L.Maciel para acertar o alvo e largar bem no Torneio Melhores do Ano 2026.
-Mais uma vez a égua sensação do Stud São José dos Bastiões, Nova Hart, entra na pista para defender a sua invencibilidade. Mesmo com apenas três concorrentes, o páreo promete. A distância é de 1.100 metros e seu principal adversário vai com dois quilos a mais.
-O Grande Prêmio Mossoró já começa com o trabalho nota dez do fotografo do JCPE Fernando Carvalho, que recuperou e deu cor a algumas imagens do craque pernambucano, vencedor da primeira edição do Grande Prêmio Brasil. Olha o trabalho do nosso fotografo!
-Os titulares do Stud Maria das Graças decidiram levar o alazão Semente Da Paz de volta para o Rio de Janeiro. Segundo um dos interlocutores da cocheira, o objetivo é preparar o alazão para correr o Clássico Delegações Turfísticas ou o Grande Prêmio Breno Caldas. Boa sorte aos titulares do Stud Maria das Graças!
-Uma pena a ida de Semente da Paz para o turfe carioca quando vamos ter um calendário bem competitivo com boas premiações no nosso hipódromo em 2026.
-Nos Bastidores de 26/12/25, divulgamos informações do seu proprietário Dr.Paulo Azavedo, que a égua Oceane não seria embarcada para o turfe carioca. Mas, em decisão de última hora, o titular do Rancho, nos pediu desculpas pela informação e disse que decidiu levar a filha de Vontade de Matar para fazer campanha na Gávea, e após a campanha, a mesma seguirá para reprodução em Bagé.
-A égua Olê La Bisca, do Haras Bongy PE, perdeu uma corrida chorada na abertura da temporada 2026 no Hipódromo da Gávea no domingo 04/01. Ela vinha bem, dominando a corrida, mas não suportou a fulminante atropelada de Nagalu, com J.Victor no dorso, que marcou mais um precioso ponto nas estatísticas da atual temporada. Filha de Molegão e Invencivel Bisca, Olê La Bisca deverá ser trazida em breve para a Madalena.

Nagalu, com J.Victor, dominou Olê Labisca, com J.Ricardo, nos últimos metros da corrida. Fito: Sylvio Rondinelli – JCB)
-O Stud L&M Recife, Léo Moreira e Manoelito foi às compras e adquiriu a égua Teenager , uma filha de Verrazano e Do It Shine, que tem a campanha de uma vitória e cinco colocações em nove saídas a pista no Hipódromo da Gávea. Ela foi sétima colocada no 5º páreo do dia 04/01 na Gávea. Teenager foi transferida para as cocheiras de Leo Reis, onde aguardará transporte para o Recife. Será à volta aos programas do Stud L&M Recife, e o retorno de Léo Moreira às tardes de corrida no Jockey.
-O Stud Turfe Recife adquiriu o cavalo El Dragon, um castanho cinco anos, filho de Onzaneiro e Claret. Criação de Marcos José Andrade da Cunha, El Dragon tem duas vitórias na Gávea e seis colocações em 11 saídas a pista. Em Cidade Jardim, em quatro saídas à pista, obteve três colocações. No Tarumã, El Dragon se apresentou em nove corridas, obteve duas vitórias e cinco colocações. No Cristal, fez boa campanha, conquistando duas vitórias e três colocações em cinco saídas a pista. Boa aquisição!
-O Haras Depiguá está levando para o Rio de Janeiro as potrancas da geração 2023, Pricelles ( Silientv Times (IRE) e Fila Anda), e Precious (Silient Times(IRE) e Wonder Dream).
-Interessados em renovar o plantel podem contar com uma boa assessoria para indicação de animais: Djalma Wanderley, o Mito, profundo conhecedor da criação nacional e sempre antenado nas corridas dos hipódromos brasileiros e nos principais leilões, Conta com o apoio de Ciro Feitosa, e foram responsáveis pelas indicações de Ourinho Da Mamãe, Go Petrus Go, Born Slippy, Neville, Quiloxi, Eggoista e Mayfair. No mês de fevereiro já vamos ter leilões com boas opções de compras. A assessoria é nota 1000.
-No final do mês de novembro, o treinador M.L.Maciel anunciou que o castanho Lancelot Kitten, do Stud Orgulho de Ser Nordestino, daria uma parada e só retornaria às pistas no final de março. No mês de dezembro, Lancelot Kitten foi acometido de uma forte cólica e perdeu muito peso. O seu retorno, segundo Maciel, só quando o mesmo estiver 100% recuperado. Provavelmente maio ou junho.
-Não foi positivo o resultado do tratamento do cavalo Uhtred, do Stud Imperial Recife. O mesmo já teve a campanha encerrada e não encontra-se mais na Vila Hípica.
-Para quem gosta de ficar bem informado sobre as galerias de vencedores do turfe pernambucano, estamos atualizando as galerias dos Clássicos, Zélia Dias Medeiros, Carlos Martins de Medeiros e Antonio Alves Pereira. Também serão afixadas no site do JCPE as galerias dos s GPs, Arivaldo Santana e Ricardo Godoy.
-Quem esta se preparando para voltar as atividades é o jóquei Edson Gomes da Silva, E.G.Silva. Natural de Fortaleza, Edinho já atuou no turfe pernambucano, Cristal, Tarumã e Gávea. Também chegou a atuar em hipódromos do Uruguai e Bolívia.
-Em Sobral, a preparação do futuro jóquei, Francisco Ewagner Justino Junior, filho do jóquei F.E.Sousa,vem evoluíndo bem nos treinamentos. Junior passou a galopar animais PSI. Sua primeira ida à raia com animais de corrida foi com o castanho Lord Gold, do Stud Parente de Sobral, que vem apostando alto no futuro do aprendiz de jóquei do turfe sobralense.
– Começa o novo ano e não vamos esquecer-nos dos amigos aniversariantes. O mês começou com Inaldo Lima de Oliveira (Grilo), e o treinador J.R.Santos, completando mais um ano de vida. Foi no dia 06/01. No dia 07, as palmas foram para Manoel de Barros Santos (Manelito). No dia 14, aniversariante é o apresentador da TV Jockey André Cunha. Na véspera do do I Grande Prêmio Mossoró, 17/01. Dr.Luiz Roberto Medeiros vai comemorar mais um ano de vida. A festa vai ser completa se Queda De Braço chegar na frente no 3º páreo. O jóquei Maicon Mesquita muda de idade no dia 24. E no dia 25, Suzana Davis, a primeira joqueta a montar na Madalena vai rasgar o calendário com bolo lá no Cristal. Fechando o mês de janeiro, no dia 27.01 vamos cantar parabéns para o nosso amigo Serginho Paiva, e para o ex-jóquei, Artur Francisco (Nenga), que esta de férias no Recife. Parabéns e muitas felicidades aos amigos aniversariantes!
-Na quinta-feira 08.01, foi comemorado o dia do Fotografo, e o dia Internacional da Fotografia. Não poderíamos deixar de parabenizar o nosso amigo Fernando Carvalho, fotografo oficial do JCPE, responsável pelo grandes registros do turfe pernambucano, e Karol Loureiro, que sempre faz grandes coberturas das nossas programações e a todos os fotógrafos que cobrem o turfe brasil a fora.
–
–

















