O ano de 2009 foi bastante positivo para o Jockey Club de Pernambuco no que diz respeito às corridas. 130 páreos foram disputados na pista pernambucana de 25 de janeiro ao dia 20 de dezembro de 2009, distribuindo em prêmios mais de R$ 120.000.00.
Então, vamos fazer uma retrospectiva dessa temporada que por varias vezes levou ao delírio o público turfístico pernambucano e porque não dizer brasileiro que nos acompanha através do site.
Janeiro
A temporada começou no dia 25 de janeiro com uma programação de cinco páreos. A égua Petronilia da Coudelaria Maria Maria, venceu a primeira corrida do ano levando no dorso o jóquei J.Júlio o treinamento de J.D.Alves. prova disputada em 1.300 metros. Façonable com A.F. Matos ficou na segunda posição.
– O jóquei J.Silva, o terceiro mais velho em atividade no Brasil, vence um lindo páreo com o cavalo Quarter Gypsi derrotando os favoritos Just at Night e Oncidium no tiro de 1.200 metros.
– Fevereiro.
Disputado o primeiro clássico do ano: Tanara Petróleo. A vitória do alazão Neck Welch (Stud Big Boss). Neck Welch sob o comando das rédeas de M.Silva derrotou o favorito Quórum Máximo marcando o tempo de 134.3s para os 2000 mil metros.
O jóquei cearense Jose Ribamar da Silva (Babá) radicado no Recife, comemora 58 anos de idade e 29 anos de profissão.
Março
Disputado o Clássico Viva Planos de Saúde na distancia de 1.800 metros. A vitória ficou com o representante da farda ouro bolas pretas do Haras Bongy. Guerigueri derrotou no fhotochart Buck Hills e Point Of Gazza cravando 121.4 nos 1.800 metros.
No dia 15 de março estrea na Madalena o aprendiz R.D.Lima (Chá). R.D.Lima montou os animais.
A Direção do Jockey homenageia Babá com um lindo Banner agradecendo a sua dedicação ao turfe nordestino principalmente ao turfe pernambucano
Treachorus (Haras Pernambuco), Mariko-Same (Stud Lucas Gabriel), One Way (Stud Anne Festa) e May Willion (Stud Renascer). Sua melhor colocação foi 4º com Marico-Same.
Numa programação de seis páreos os destaques foram a primeira vitória do Aprendiz de Jóquei R.D.Lima montando a égua Caá Cati (Stud CML-Recife) em 1.400 metros derrotando Petronilia , Benito da Toca e Vladis Boy.
No ultimo páreo da programação com animais da raça pônei. A vitória foi de Tampinha com Vitor Correia na distancia de 200 metros em homenagem ao criador de Pônei Amon Borba Rodrigues. Robinho de propriedade de Jaime Moura Junior ficou em segundo e Star dos winkig’s em terceiro.
A Rede Globo nordeste apresentou uma excelente matéria no NETV 1º edição quadro “Vida Real” Mostrando a vida e o dia a dia de Vitor e Tampinha
Abril
No dia 26 de abril é realizado o Grande Prêmio Prefeitura da Cidade do Recife que marcou a estreia do cavalo Don Lopes do Stud Cortez- PE.
O jóquei F. Santos passa a assinar as montarias do Stud Cortez-PE e é responsável pela condução de Don Lopes que vence o Grande Prêmio Prefeitura da Cidade do Recife marcando o tempo de 132.3s para os 2000 mil metros da prova. Point Of Gazza ficou em segundo e Buck Hills em terceiro.
O pernambucano Sandro Paiva (S.Paiva) radicado no turfe paulistano veio participar da festa a convite do Stud BMM hoje Express Stud
No 7º páreo 1.100 metros prêmio secretaria de Turismo em 1.100 metros, Zahim (J.Júlio) foi desclassificado em favor de Portland Blazer do Stud Ganny, registrando assim a primeira vitória do treinador Leonardo Teixeira (L.Teixeira).
O potro Road Manifest inicia uma série de vitórias e é considerada a mais grata revelação no primeiro semestre das atividades no turfe pernambucano.
Maio
É comemorado os 150 anos do Jockey Club de PernambucoNo dia 24 de maio é realizado mais uma edição do Grande Prêmio Mario Ferman.Site do Jockey Club de Pernambuco presta uma grande homenagem ao maior locutor de turfe do Brasil. Ernani Pires Ferreira, pernambucano que foi afastado das transmissões das corridas do hipódromo da Gávea.
Mais uma vitória do craque Don Lopes do Stud Cortez PE, desta vez derrotando nada menos que Istambul em final de muito rigor. O páreo foi disputado na distancia de 2000 mil metros com o tempo de 130.7s. Vale lembrar que nessa corrida o alazão Istambul o tal Cabo-de-aço, vinha de um tratamento de uma forte nutaliose que inclusive lhe deixou de fora da disputa do Bentão 2008.
Com uma disputa acirradissima, o potro Road Manifest do Stud Remar vence o 4º páreo do programa prêmio Stud Guararapes em 1.600 metros derrotando no fothochart Japuhyra, Primogênito e Façonable que fez uma surpreendente corrida. Foi uma chegada incrível com quatro animais brigando pela vitória nos metros finais.
– Adeus Amigo com F. Sales que tinha sido contratado pelo Stud 13, vence a Prova Especial Moises Ferman na distancia de 1.500 metros ficando o estreante Quilibet que deu pinta de vencedor em segundo.
Junho
Destaque do mês foi a realização do clássico Adelmar da Costa Carvalho em 2000 metros.
– O então cabo-de-aço Istambul com mais uma condução de J.Júlio dá o troco ao representante do Stud Cortez Don Lopes. Mind A Lot ficou na terceira posição e Adeus Amigo em quarto lugar.
Guerigueri com M.Silva no dorso vence o prêmio Dr. Antonio Souto Neto em 1.400 metros.
Mais uma vez o aprendiz A.F. Matos. Leva o alazão Neck Welch a mais um êxito na Madalena ao vencer uma prova em homenagem ao Sport Club do Recife. Desta vez o filho de Purple Moutain (USA). É afastado das pistas por tempo indeterminado. Antes no primeiro páreo prêmio casa Navio, A.F. Matos em tarde de muita inspiração levou a foto da vitória a égua La Flor de bandeira a bandeira. La Flor também era de propriedade do Stud Big Boss
Julho
Arrasa Quarteirão estreia n distância de 1000 metros fazendo jus ao nome. Sem dó, nem piedade dos adversários, Arrasa Quarteirão vence com vários corpos deixando Esnobelo em segundo e o ligeiro Ponto de Bala que na entrada da reta final abril muito perdendo muito tempo na corrida na terceira colocação.
O Páreo principal em homenagem aos 150 anos do Jockey Club de Pernambuco é vencido por Saint-Jacques (Stud Frevo). Que derrotou o favorito Titio Helio e Domithilla no tiro de 1.200 metros.
Dia 26 de Julho é disputado na distancia de 1.900 metros a XIIª edição do clássico Roberto Sá. Mind A Lot do Stud 13 vence a prova com uma impecável condução de J.Viana Jr . Guerigueri ficou em segundo e Don Lopes fracassando a cada apresentação amarga apenas o terceiro lugar ganhado apenas de Hi Society.
Agosto
– Dia 16 de agosto logo no primeiro páreo prêmio Mauro Branco o turfista é premiado com uma sensacional chegada com os animais Quebra Barraco (Coudelaria Maria Maria) e condução do aprendiz R.D.lima e Combatente (Haras Cariri) conduzido por J.Júlio. Foi uma vitória dramática da tordilha Quebra Barraco que reagiu com muita garra ao ataque de Combatente por fora, conquistando a vitória nos metros finais. Após o páreo, o experiente jóquei J.Júlio disse em relação ao aprendiz R.D.Lima “Ele me impressionou com a sua calma e frieza na hora de decidir o páreo”
Com a vitória de Quebra Barraco. R.D.Lima passa a ser aprendiz de 3ª
R.D.Lima em tarde de muita inspiração leva Tanto Garbo (Stud Ganny) a mais uma vitória ao levantar de forma espetacular o prêmio Sadok Souto Maior.
F.Devidson é contratado pelos Stud Remar, Fantástico e Haras Bongy
Pradubai (Stud Fantástico) estreia com vitória na prova em homenagem a Raul Bandeira de Melo em 1.500 metros com a condução de F.Devidson.
Esnobelo Stud Cortez PE. É o vencedor da prova em homenagem ao ex-presidente Lamartine Correia 1.300 metros derrotando Patenteado do Stud 13.
Kicoração (Stud São José dos Bastiões) reaparece e vence com a condução de J.Júlio o prêmio Fernando Uchoa 1.400 metros. Point Of Gazza ficou em segundo.
No dia 30 de agosto é disputado a VIIIª edição do grande Prêmio Dr. Manuel Medeiros em 2.200 metros.
Istambul o cabo-de-aço parece na pista para mais uma apresentação e não decepciona. Istambul vence fácil cravando o tempo de 150.s nos 2.200 metros ficando o representante do Stud 13 ficou na segunda posição e Don Lopes mais uma fracassa.
Pradubai continua invicto ao vencer o prova em homenagem ao Haras Bongy
O potro Tasqueto do Stud 13 erstreia com uma fácil vitória ao levantar o prêmio Renato Medeiros em 1000 metros.
Vista Grossa também faz a festa da família Medeiros ao derrotar Neto da Nena no prêmio Olindina Medeiros em 1.100 metros com a condução de F.Devidson.
Kicoração levanta o clássico Newton Vieira de Vasconcelos sob a monta de J.Júlio em 1.600 metros. Point Of Gazza ficou em segundo.
-Na programação do Grande Prêmio Manuel Medeiros, é realizada mais uma corrida de pônei. É 23ª prova que este ano foi em homenagem a Manuel Medeiros Filho (Junior Medeiros). O Pônei Fome Zero Stud FM (Pônei), deu um verdadeiro passeio na pista derrotando aos favoritos Chumbinho Jr, Raio e Maçã que chegou na segunda colocação. Fome Zero teve a condução de Alan Maciel filho do treinador W.Maciel.
Setembro
Isaias Ferreira anuncia que Quorum Maximo (Know Heights (IRE) Windowood (Usa) (Stud Recife), encerrou a vitoriosa campanha.
Recompensado é trazido de Cidade Jardim visando a sua participação no Bentão 2009
As corridas voltam a ser realizada no dia 20 de setembro em homenagem ao governo do estado de Pernambuco.
Birth Place (Stud São José dos Bastiões) estrea com vitória em 1.100 metros com a condução de A.F. Matos.
Tasqueto do Stud 13 não tem dificuldades para se manter invicto na Madalena vencendo o segundo páreo em 1.200 metros com J.Viana Jr no comando.
Rey Pescador leva J.Viana jr mais uma vez ao parque das flores ao vencer sem dificuldades o prêmio secretária de Educação do Governo do Estado de Pernambuco em 1000 metros com o tempo de 63.8s
Quilibet com a condução de J.Júlio um dos grandes destaques da programação, da um Show ao vencer o clássico Deputada Ana Arraes em 1.300 metros.
Leste Oeste do Haras Cariri, estreia no clássico Dr. Miguel Arraes de Alencar em 1.700 metros marcando o tempo de 114.6s. Adeus Amigo.
O principal páreo o Grande Prêmio Governador do estado de Pernambuco Dr. Eduardo Campos se transformou em mais uma apresentação de Istambul (Stud Silver Blue Star) que despachou os seus adversários nos 2.400 metros cravando a marca de 167.s já visando sua participação no Bentão 2009.
É disputada mais uma corrida de pônei. A 24ª prova dessa categoria que tem a vitória de Raio com a condução de Wesley Gomes. A prova que foi em homenagem à primeira dama Dra. Renata Campos. O governador Dr. Eduardo Campos fez a entrega do troféu ao vencedor que levou as lagrimas o seu pai o treinador R.Gomes (Rico) e sua Mãe Rose.
Outubro
No dia 4 de outubro Adeus Amigo passa a defender a farda do stud Peter Pan e vence a prova especial Espedito Bandeira em 1.600 metros.
No dia 25 de outubro é realizado mais uma edição do clássico Marco Sire Cortez.
Enickel Fighter (Stud Ganny) estrea vencendo a prova de abertura prêmio marina Figueroa Cortez. Enickel Fighter foi conduzido de forma brilhante pelo F.Devidson. Também estreou Ultra Pepita com R.D.Lima e Tricoline com H.Henrique.
Birth Place vence a segunda corrida e se manten invicta sob o comando de A.F. Matos
Jaspion um dos melhores cavalos do turfe brasileiro, retorna a pista pernambucana para defender com muita honra a farda do Stud Aldo Rego Barros no prêmio Marco Cortez Filho em 1.200 metros. Jaspion teve a condução de M.Silva e treinamento de Isaias Ferreira.
O aprendiz F. Oliveira (Bambino) estreia montando o animal Jamartan do Stud Bandeira.
Singsing Guide do Stud Edilguar & Pierre estrea com vitória na prova em homenagem ao Dr. José Rildo Lopes.
No 7º páreo prêmio Idelmal em 1.300 metros, Blessed Nugget com uma grande tocada de M.Silva, derrota o favorito Arrasa Quarteirão que passou a ser treinado por R.Gomes.
M.Silva leva mais uma vez os titulares os titulares do Stud Cortez ao delírio ao vencer os 1.700 metros do prêmio SOS MÃO com o alazão Campus Drive. Quilibet (Stud Silver Blue Star), ficou em segundo.
Leste Oeste (Hara Cariri) é o grande vencedor da VIIª edição do Clássico Marco Sire Cortez disputado na distancia de 2.200 metros. O tempo registrado por Leste Oeste foi de 149.7s confirmando a sua inscrição no Grande Prêmio Bento Magalhães 2009. Don Lopes ficou em segundo, Mind A Lot em terceiro e Bom I Ask Yagli fechou raia na 4ª posição.Novembro
Novembro
Nos dias 21 e 22 de novembro o Jockey Club de Pernambuco realiza mais uma festa do Grande Prêmio Bento Magalhães. É a 41ª edição da maior prova do turfe nordestino e mais uma vez o turfe cearense se fez presente na festa pernambucana.
No sábado dia 21 de novembro, é realizado cinco páreos e uma prova com animais da raça pônei. É no domingo a programação conta com seis excelentes páreos.
O Jockey Club de Pernambuco pela primeira vez na sua historia, recebe uma atração internacional. A joqueta Norueguesa Pascoline Maria Pinto que estava de férias no Recife acompanhado o seu esposo o jóquei pernambucano Ismael Silva.
Na programação do sábado, Pascolina substituiu o jóquei L.Costa e montou o animal King Colony no Clássico José Maria Sampaio.
Sarangani (Stud Silver Blue Star), levanta o primeiro páreo sob o comando de J.Júlio. Prêmio Antonio Souto Neto.
O potro Combatente (Haras Cariri), vence a sua primeira corrida com a condução de M.Silva. O segundo páreo foi em homenagem a Sadoc Souto Maior.
Mais uma vitória da égua Birth Place do Stud São José dos Bastiões. A filha de Suspicious Mind e Kukenaam chega a sua terceira vitória consecutiva com mais uma brilhante condução de A.F. Matos. A égua Out Os Trouble do turfe cearense apontada como favorita da carreira, mas terminou a prova apenas na terceira colocação. Neto da Nena com M.Silva no dorso ficou em segundo dessa vez correndo de alcance.
Jaspion da um passeio nos 1.300 metros do Clássico Cláudio Santa Cruz. Quebec Jour do turfe cearense que tinha um excelente apronto de 62.s em 1000 metros fracassa ficando na terceira posição.
Campus Drive o favorito no Clássico José Maria Sampaio, não suportou a forte atropelada por dentro de Olympic Lover garantiu a fatura para os cearenses numa espetacular condução de J.Júlio. Isaias Ferreira apresentou o filho de Nugget Point (IRE) que é de propriedade do Stud Edilguar & Pierre.
Poderoso Chefão (Stud Good Friends) estreava no páreo e era trazido em alta conta pelo treinador R.Gomes, mas teve que se contentar com a terceira colocação.
O grande público presente ao Jockey não arreda o pé das arquibancadas para ver mais uma sensacional corrida de pônei, E o que se vê na raia é uma chegada digna de uma grande disputa com a garotada fazendo bonito perante o publico que vibrou intensamente com a vitória de Wesley Gomes montando o pônei Exótico (O fantasma. Do Stud Gabriel Ferreira).
No domingo dia 22, a festa começa com F.Davidson conduzindo Enickel Fighter a mais uma vitória no premio Vanildo Maroja em 1.300 metros.
A Joqueta Pascolina Maria, monta três páreos. No primeiro Benito da Toca (Stud Demerara), no terceiro páreo Caá Cati e no quarto páreo Balaço de Prata do Stud Silver Blue Star.
Na despedida de Pascolina Maria, ela é homenageada com um lindo Banner confeccionado pelo titular dos Stud’s. CML-Recife, Demera e Stud FM ( Pônei).
Esse ano a comissão de corridas por mais esforços possível, não conseguiu formar o Grande Prêmio Romeu Medeiros a tradicional prova de velocidade em 1000 metros. Para não passar em branco, o quarto páreo foi denominado Prêmio Romeu Medeiros disputado na distancia de 1.100 metros. Quando parecia que Saint-Jacques pilotado por H.Henrique venceria fácil a prova, eis que aparece a égua Alegria do Parke por fora surpreendendo Hicaro Henrique que teve que se contentar com a segunda colocação. Alegria do Park teve a condução de J.Viana jr. Treinamento de M.L.Maciel e representou com bastante garra a farda do Stud 13.
Verano Porteño não decepciona e leva para os cearenses mais um Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira 1.700 metros. F.E.Souza foi responsável pela condução do pupilo do Stud Teipon que teve o treinamento de A.C.Costa. Campus Drive com a condução de M.silva formou a dupla.
Na maior prova do turfe nordestino, o Grande Prêmio Bento Magalhães, veio a grande surpresa. O favorito Istambul não agüenta o trem de corrida imposto por Don Lopes na primeira parte do percurso, e Ilano na segunda etapa e fracassa tendo que se contentar com a terceira colocação. Quem levantou o Bentão 2009 foi o tordilho RECOMPENSADO da Coudelaria FBL fazendo uma sensacional corrida sob o comando de F.Davidson. Barrosinho que saiu das corridas de pônei, fez escola em Cidade Jardim e aos 19 anos brilhou levando Recompensado a vitória na maior prova do turfe nordestino.
Dezembro
Sábado dia 19/12/09
O turfista pernambucano teve que esperar um mês para assistir a festa da XIXª edição do Grande Prêmio Edisio Pereira.
Ultra Pepita que passou a defender a farda do Haras Bongy, vence o páreo de abertura prêmio Marco Antonio Pereira da Silva com a condução de F.Davidson.
Birth-Place vai a quarta vitória consecutiva no segundo páreo prêmio Flávio Barbosa, e mais uma vez o aprendiz A.F.Matos conduz com maestria a representante do Stud São José dos Bastiões.
Um detalhe que chamou a atenção do publico no segundo páreo foi que teríamos a participação de cinco jóqueis prata da casa, mas o cavalo Jamartan não foi apresentado ficando apenas quatro. R.D.Lima, A.F. Matos, H.Henrique e M.Platini. Alem desses jóqueis estiveram também na festa do Edisio Pereira 2009 os jóqueis A.M.Silva e J. Marinho ambos radicados no tufe carioca.
Arrasa Quarteirão com uma impecável condução do aprendiz A.F. Matos vence o prêmio Edisio Pereira Filho na distancia de 1.300 metros. Nove animais participam do páreo. Visgo do Stud Leme que teve a condução de M.Platini ficou em segundo.
Campus Drive (Stud CortezPE), se reabilita e vence o Clássico Severino Ferreira Maia na distancia de 2000 mil metros. Poderoso Chefão com F.Devidson, dominou quase todo o páreos,mas nos metros finais não resistiu a forte atropelada de Campus Drive que bem conduzido por M.Silva
Na 26ª corrida de pônei Prova Especial Rede Globo Nordeste, brilhou mais uma vez a estrela de Wesley Gomes no dorso de Baton do proprietário Luiz Miranda, mas que correu em nome do Stud Gabriel Ferreira. Com a terceira vitória consecutiva, Wesley se iguala ao record de vitória em corrida de pônei (três vitórias) pertencente a Adahilton Faguine (A.M.Silva) radicado no turfe carioca.
Domingo
Vista Grossa (Stud Fantástico), retorna de cura e sob o comando de F.Devidson levanta o primeiro páreo prêmio Ricardo Pereira na distancia de 1.200 metros derrotando o favorito Enickel Fighter do (Stud Ganny).
O aprendiz A.F. Matos da mais um show na raia levando Bom I Ask Yagli (Stud S.A Princess SS Of Sobral), a uma linda vitória. Das quatro inscrições que assinou. A.F.Matos venceu três e foi segundo em uma sendo uma excelente marca para um aprendiz numa programação de grande prêmio na Madalena.
Apenas um acidente foi registrado na festa do GP. Edisio Pereira. O cavalo Army Leader (Stud Sobral), caiu na primeira passagem do disco no Clássico Antonio Alves Pereira 1.700 metros.
Blessed Nugget ( Stud Cortez PE), mostra raça e vence o Clássico Antonio Alves Pereira derrotando Quilibt e Buck Hills.
Finalmente chegamos ao Grande Prêmio Edisio Pereira prova que encerou as atividades de 2009 no turfe pernambucano.
Três animais que não participaram da disputa do Bentão migraram para o Edisio. Foram eles: Olympic Lover, Verano Porteño e Adeus Amigo.
Faltou pouco para Verano Porteño surpreender o vencer o Edisio Pereira 2009. Com a condução de F.E.Souza que tinha montado Ilano e foi segundo no Bento Magalhães, ele repetiu a dose no Edisio Pereira levando o publico ao delírio com a disputa entre Toll Free ( Express Stud) e Verano Porteño.
O favorito Recompensado sofre um grande prejuízo na altura dos 800 metros finais do Edisio Pereira e fica totalmente fora da disputa, terminando a corrida apenas na quinta colocação.
O grande vencedor do Edisio Pereira 2009 Toll Free, teve a brilhante condução de Francisco Benone (F.Benone), e foi apresentado na pista pelo grande treinador W.Maciel.