Por: Comunicação JCPE
-Uma linda festa foi o festival do IV Grande Prêmio Ricardo Godoy realizado no sábado 26. As tribunas sociais e as arquibancadas receberam um bom publico que vibrou intensamente com as disputas das sete provas muito bem elaboradas pela Comissão de Corridas. Thiago Godoy foi o responsável pela recepção dos amigos e convidados na tribuna social, e o fez de forma impecável.
– Chamaram muita a atenção os troféus distribuídos aos vencedores da programação. Além de muito bonitos e bem feitos, com excelente material, os troféus, que foram confeccionados em Fortaleza, não deixaram nada a dever aos que são distribuídos nos principais hipódromos do país. Difícil vai ser saber com quem vai ficar o troféu no caso dos animais que se apresentaram em sociedade.
-O campeão do Grande Prêmio Ricardo Godoy 2025, Pinhão do Iguassu, está fora das provas clássicas desse segundo semestre. Esta notícia nos chegou através de um dos titulares do Stud Cariri PE/Stud São José dos Bastiões, Thiago Godoy. Pinhão do Iguassu foi diagnosticado com artrose e uma pequena fratura no sesamóide. Segundo Thiago, o filho de Forestry (USA) e Que Festa deverá ficar mais de sessenta dias no estaleiro. Lamentável.
-Com Pinhão do Iguassu fora das competições e a incerteza da recuperação de Jackson Pollock, tudo indica que a cocheira será representada por Kruswarovski, ou talvez venha algum animal para substituir Pinhão Do Iguassu. Não é oficial, apenas especulação.
– A programação do IV Grande Prêmio Ricardo Godoy foi o primeiro teste para o Bentão 2025. Mais definições serão feitas nas programações dos Grandes Prêmios Roberto Sá, em 1.900 metros e o Manoel Medeiros em 2.000 metros.
-Após a disputa do Grande Prêmio Ricardo Godoy, a bola da vez é o Grande Prêmio Roberto Sá, que já está sendo planejado por Flaucio Araújo e João Carlos Filho. Eles querem realizar uma grande festa no dia 30 de agosto. As tribunas sociais deverão receber um grande numero de convidados para o tradicional festival do turfe pernambucano.
-Paulo Pereira, criador do Grande Prêmio Roberto Sá, ficará a frente da parte esportiva e da aquisição dos troféus que serão distribuídos aos vencedores.
– Lutando contra o tempo, o treinador M.L.Maciel está trabalhando para trazer o alazão Madero à disputa dos 1.900 metros do Roberto Sá 2025. Márcio também que estrear o animal Estrada de Santos, do Stud Recanto do Derby.
-Nos bastidores das cocheiras, aproveitamos para bater um papo com Paulo Henrique Pereira, que está bastante empolgado com a geração 2023. Segundo PH, duas potrancas já estão prontas para vir ao Recife, enquanto o restante do time segue sob os cuidados do treinador L.J.Reis, finalizando o preparo dos animais que estão em fase de doma. São oito animais no total. PH também nos informou que a geração 2024 segue crescendo forte lá em Bagé, no Rio Grande do Sul.
– Da geração 2023, estão vindo para o Recife às potrancas Wild Queen (Rally Cry e Jamanta), e Maracaípe (Atila The King e Dear-Uncle), que estão no Paraná aos cuidados de Erika Weber e Joaquim Alda. Um fato bastante curioso é que a criação do Stud Treze de Recife leva o nome das praias do litoral pernambucano e alagoano. Muro Alto, Japaratinga, Qtuama, são alguns nomes dos animais da criação.
-O turfe pernambucano já começa a voltar seus olhos para um novo nome que promete movimentar as pistas da Madalena: trata-se de Oceane, uma jovem promissora potra nascida no Haras Depiguá e criada sob os cuidados do Rancho Azevedo, do turfista e médico veterinário Dr. Paulo Azevedo Filho. Filha do notável reprodutor Vontade de Matar em Eh Maravilha e neta do consagrado multicampeão Recompensado, Oceane carrega em seu pedigree a força da tradição e da performance. Ela defenderá com orgulho a clássica farda azul, cruz de malta dourada, símbolo do Rancho Azevedo. Oceane realizou no último sábado, dia 26, sua primeira passagem oficial, cravando 600 metros em 39,4 segundos , uma marca razoável para uma potra em início de campanha, especialmente após um longo período de 90 dias afastada das pista por conta de uma tendinite. Dr. Paulo Azevedo Filho se mostra animado com a evolução da potra e confiante quanto a sua estreia na Tríplice Coroa do Jockey Club de Pernambuco. “Ela demonstrou muita garra e equilíbrio, e mesmo com o tempo parada, voltou com excelente resposta. Estamos esperançosos com o que vem pela frente”, declarou. A expectativa é de que Oceane seja um dos nomes de destaque nas próximas disputas, reforçando o compromisso do Rancho Azevedo com o Jockey Club de Pernambuco.
-O Stud Turfe Recife ganhou mais um sócio. Geraldo Durães de Carvalho entrou para sociedade e o Stud adquiriu a égua Mesmo Assim, uma filha de Emcee (USA) e Dinamitada (USA). Mesmo Assim tem uma campanha de duas vitórias, sendo uma no Cristal em 1.100 metros e uma na Gávea em 1.400 metros. Está inscrita na programação da próxima terça feira na noturna da Gávea. O Stud Turfe Recife é composto por Ciro Feitosa, Carolina Fonseca, Geraldo Carvalho e Ivon Junior.
-Voltando a falar dos lindos troféus que foram distribuídos aos vencedores da programação do Grande Prêmio Ricardo Godoy, entramos em contato com Fabiano Teófilo, responsável pela confecção dos troféus. Eles são confeccionados com resina de poliéster e pó de mármore. O contato do fabricante é whatsapp (85) 998714555. Instagram é @STUDIOMODELART. O prazo de entrega é de 20 a 25 dias. Segundo o fabricante, a durabilidade desse tipo de troféu é incomparável com os troféus tradicionais.
-Uma fonte fidedigna nos informou que um veterinário olheiro está preste a fechar a compra de um fundista promissor para o Stud Treze de Recife. O nome do fundista é………. ? Deixa fechar a compra. Traremos a noticia em primeira mão.
-Anote na sua agenda: no dia 13 de agosto, Thiago Godoy será um dos entrevistados de Juliana Dias e Victória Mota no programa Pode Apostar da TV Jockey. Thiago vai falar sobre as corridas da Madalena, das provas clássicas que estão programadas até janeiro de 2026, das corridas de pônei, berço da formação dos jóqueis pernambucanos que atuam no hipódromo da Gávea, e outros assuntos relacionados ao turfe brasileiro.
-Durante as transmissões da programação do Grande Prêmio Ricardo Godoy, o nosso locutor mirim João Felipe disse que um passarinho tinha lhe dado algumas barbadas: no 1º páreo, Kioro Que/Quarentena; no 2º páreo, Princesa Heloísa e Overath; no 3º Quiloxi/Quingle (acertou o vencedor); no 4º páreo, Mayfair/Ato Máximo. Bem, o que se sabe é que já tem muita gente com arapuca e alçapão rondando as cocheiras para pegar essa ave misteriosa que só João Felipe consegue ver.
-Os ventos e a maré estão ao lado de Joaquim Moreira. O bBig Boss da Madalena foi o vencedor das Estatísticas 2024/2025 e lidera com boa folga o Torneio Melhores do Ano 2025, com 190 pontos, 83 a frente do segundo colocado, o Haras Bongy PE. De quebra, os três animais que ocupam a liderança do torneio são de sua propriedade. Meu Amor Maior, lidera com 63 pontos, em segundo lugar, Quingle, com 61 pontos e na terceira colocação, Quiloxi, com 56 pontos.

Joaquim Moreira foi um dos agraciados com os lindos troféus na tarde do GP Ricardo Godoy. Esse tá de bem com a vida.
-O Jóquei R. Sousa, líder do Torneio Melhores do Ano 2025, perdeu três pontos na programação da 2º corrida, mas tem boa folga para o vice-líder, o jóquei W. Gomes. A diferença é de 45 pontos.
-No retorno ao quadro de proprietários, o titular do Stud São Jorge GDC, Geraldinho Carvalho, gostou da atuação do alazão Born Slippy, terceiro colocado nos 1.800 metros. Já tivemos a confirmação que Born Slippy vai ser inscrito nos 1.900 metros do Grande Prêmio Roberto Sá 2025.
-Mesmo tendo uma péssima largada nos 1.800 metros do Ricardo Godoy 2025, Campelipe, que teve de fazer as curvas pela raia de fora perdendo muito tempo, ainda chegou na quarta colocação, o que animou o seu novo proprietário Sergio Dias a inscrevê-lo no Roberto Sá.
-Vamos começar o mês de agosto cantando parabéns para Zinho da Costa 02/08, Igor Parente 03/08, Silvio Botelho 10/08, Breno Melo, 11/08, Davi Parente, 12/08, Lá no Rio de Janeiro quem vai pagar o bolo é o J.F.Reis (O jóquei de Itajara). Voltando para o Recife, no dia 21/08 vamos comer bolo duplo cantando parabéns para os irmãos Ricardo e Edizinho. Nilton Brederode ( Niltinho) completa idade nova no dia 23/08. Daniela Barros, no dia 24/08. No dia 30/08, Sara Ferreira e o último bolo do mês será pago por Ivon Casado Junior no dia 31/08. Parabéns e muitas felicidades a todos!
Novas aquisições para o turfe pernambucano
– No Leilão Virtual da APPS, realizado na noite do dia 31/07, o Stud Lucena & Azevedo, o Haras Depiguá e Joaquim Moreira da Silva foram às compras.
– O Stud Lucena & Azevedo reforçou a cavalhada com a aquisição do lote 22 D, Pavie, um castanho 2 anos, filho de Sangarius (GB) e Stormin’ Julia (USA), criação do Haras Santa Rita da Serra. Potro inédito.
– O Haras Depiguá adquiriu o lote 49, o castanho João Ninguém, um filho de Hinton Wells (IRE) e Brioche. Adquirido para correr o Grande Prêmio Bento Magalhães, João Ninguém já se apresentou em 30 oportunidades em Cidade Jardim, conquistando três vitórias e 17 colocações. As vitórias de João Ninguém foram nas distâncias de 1.300, 1.800 e 2.000 metros.
-Sempre renovando o plantel, Joaquim Moreira vai trazer mais um reforço para sua cavalhada que vem brilhando na temporada. Moreira adquiriu o lote 60. Myrtillus, macho castanho, 4 anos, filho de Hinton Wells (IRE) e Ecologie. Myrtillus, em quatro apresentações em Cidade Jardim, obteve apenas uma colocação.
– O Haras Depiguá também anunciou a aquisição da potranca indédita de 2 anos Oryens, em sociedade com o vice-presidente do JCPE Ricardo Maranhão, que também é sócio de João Ninguém. Oryens é uma filha de Courtier (USA) e História da Arte, criação do Stud Magia. Ela vem para correr as provas reservadas a potros em 2026.