Bastidores do Turfe Pernambucano – 23/01/26

Por: Comunicação JCPE

Fotos: Chico Mendonça – Fernando Carvalho – Moises Sales –  Sylvio Rondineli (JCB)

– Como começar os Bastidores do Turfe Pernambucano nesse final de semana? Vamos falar do sucesso que foi o I Grande Prêmio Mossoró. Da inauguração do prolongamento da reta, do novo recordista dos 2.100 metros Olimac, que deu um show na raia. São assuntos de extrema importância para o turfe pernambucano, mas vamos começar os bastidores falando do grande presente que vai contribuir e muito para a formação dos futuros jóqueis. Presente que foi dado ao turfe pernambucano, especialmente para a Escola de Jóqueis: o cavalete, que já recebeu o nome de Iguassu, em homenagem ao seu doador Dr. Paulo Pelanda, titular do Haras Rio Iguassu.

-O Cavalete Iguassu foi apresentado para uma foto de divulgação, mas em breve  será transferido para a sede do Jockey, na sala onde será montada a escolinha e que terá equipamentos de TV e materiais didáticos que vão ajudar e muito no aprendizado da meninada.

Iguassu. Presente do Haras Rio Iguassu foi apresentado para os futuros jóqueis da Madalena.

Iguassu. Presente do Haras Rio Iguassu foi apresentado para os futuros jóqueis da Madalena.

-A Direção do JCPE, a Coordenação da Escola de Jóqueis e os alunos do Projeto agradecem ao titular do Haras Rio Iguassu, ao turfista Thiago Godoy, por ser um dos intermediadores dessa grande aquisição, e não poderia deixar de fazer um agradecimento especial a José Hailton Arruda e Miro, pelo transporte do Cavalete Iguassu do Rio de Janeiro para o Recife.

-Foi excelente a programação do I Grande Prêmio Mossoró, contando com membros da família Lundgren, que fizeram a entrega dos troféus aos vencedores. O Grande Prêmio Mossoró veio  para ficar em definitivo no calendário clássico do JCPE.

Iguassu. Presente do Haras Rio Iguassu foi apresentado para os futuros jóqueis da Madalena.

Iguassu. Presente do Haras Rio Iguassu foi apresentado para os futuros jóqueis da Madalena.

– Foi sem duvida uma vitória maiúscula do alazão Olimac, no I Grande Prêmio Mossoró. O filho de Alpha (USA) e Unique Carina não era o favorito, mas a cocheira, principalmente o treinador J.A.Barros, acreditava que Olimac faria uma boa corrida. Mas daí a vir vencer batendo o record da distância foi uma surpresa, segundo João Barros. Agora vamos  ao Grande Prêmio Arialdo Santana, em fevereiro. Disse o bom treinador bastante animado com seu pupilo.

Olimac. O novo recordista dos 2.100 metres da raia pernambucana.

Olimac. O novo recordista dos 2.100 metres da raia pernambucana.

– Olimac, um alazão de 5 anos, criação do Haras Fronteira P.A.P., estava correndo na Gávea defendendo a farda do Stud Kategoria, quando foi indicado pelo jóquei A.M.Silva para o Stud 12 de Julho. Sem conseguir êxito com ele, o Stud 12 de Julho o colocou à venda e o mesmo foi adquirido pelo Stud São Jorge GDC, que estava a procura de uma substituto temporário para o alazão Born Slippy. Na Madalena, Olimac estreou no Grande Prêmio Antônio Alves Pereira, amargando a oitava colocação. Reapareceu em uma prova comum em 1.300 metros, no Festival do Grande Prêmio Sérgio Paiva, com uma vitória em 1.300 metros, deixando seus responsáveis bastante otimistas em correr um tiro mais longo, já que as informações que se tinha era de bons trabalhos em distâncias mais longas. No trabalho para ver se seria inscrito no Grande Prêmio Mossoró, Olimac trabalhou 1000 metros em 61.3s. Inscrito no principal páreo da programação, Olimac, entrou na raia sendo uma força intermediária e finalizou com uma espetacular corrida, assinalando o novo record dos 2.100 metros, no tempo de 137.7s.

O Titular do Std São Jorge GDC, Geraldo Carvalho, acompanhado da esposa Luciana, a filha Nathalia, o genro Jader, e os amigos Ciro Feitosa e Ivon Casado.

O Titular do Std São Jorge GDC, Geraldo Carvalho, acompanhado da esposa Luciana, a filha Nathalia, o genro Jader, e os amigos Ciro Feitosa e Ivon Casado.

-O favorito do I Grande Prêmio Mossoró, Minnessota, finalizou na terceira colocação. Segundo apuramos, o representante do Stud Remar teve problemas de entrecordas e deverá ficar em torno de 90 dias em inatividade.

– Mas o que são problemas nas entrecordas em eqüinos? São lesões na região do “entrecordas”, comumente referida na medicina veterinária como a área do ligamento suspensor do boleto (ligamento interósseo médio). São problemas frequentes, especialmente em cavalos atletas, devido à sobrecarga e impacto. A desmite (inflamação) ou ruptura nessa região compromete a estabilidade do boleto e a locomoção do animal. Portanto, é questão de tempo e um bom tratamento para o craque do Stud Remar voltar às atividades.

Minnesota. 90 dias de inatividade.

Minnesota. 90 dias de inatividade.

-Passando na Vila Hípica após a disputa do Grande Prêmio Mossoró, João Victor Medeiros disse que Castro Fidel é quem vai representar o Stud Remar nos 1.800 metros do Grande Prêmio Arivaldo Santana 2026.

Castro Fidel. Possível representante do Stud Remar no GP. Arivaldo Santana 2026.

Castro Fidel. Possível representante do Stud Remar no GP. Arivaldo Santana 2026.

-Na disputa do 5º páreo, Prova Especial Alexandre Poroca de Melo, Kruswarovski, do Stud Cariri, Cortez & Bastiões, teve problemas nos ligamentos, mas mesmo assim conseguiu chegar na formação da dupla. O treinador Beto Nascimento disse que Kruswarovski vai passar por exames de radiografia para uma melhor avaliação do seu quadro clinico, mas segundo o treinador, o filho de Gloria de Campeão só deverá reaparecer em maio ou talvez no segundo semestre.

-Leblon Time foi um dos que baixou no Departamento de Veterinária essa semana. Wesley Gomes deu plantão na cocheira do treinador I.Barbosa, prestando assistência aos animais Leblon Time e Bebê Fortuna.

Leblon Time. No DPV, aos cuidados do Dr. Wesley Gomes.

Leblon Time. No DPV, aos cuidados do Dr. Wesley Gomes.

-Após a disputa do 2º páreo, Prêmio Tito Arruda, o cavalo Monaco Di Baviera, que reapareceu defendendo a farda de Aldo Barros,  mudou de cocheira, sendo transferido para os cuidados do I.Barbosa. Adquirido por Nido, numa negociação direta com o treinador M.Ferreira, Monaco Di Baviera vai defender a farda de Inaldo Oliveira (Grilo)

-O jóquei paulista G.Santana comemorou muito a sua primeira vitória na Madalena. Foi a terceira vinda do G.Santana ao turfe pernambucano. G.Santana já perseguia essa vitória há um bom tempo. Nova Hart facilitou a vida do bom jóquei, que pretende voltar ao Recife em outras oportunidades.

G.Santana. Comemorou muito a primeira vitória na raia pernambucana.

G.Santana. Comemorou muito a primeira vitória na raia pernambucana.

-O que falar dessa extraordinária égua Nova Hart, que chegou à quinta vitória consecutiva e dessa vez venceu ainda mais fácil? Essa até 1.400 vai ser difícil ganhar dela.

-Bem arregimentado, o Stud Remar partiu na frete na disputa dos melhores do ano 2026. Com a atual cavalhada, será um forte candidato ao titulo, mas Joaquim Moreira promete lutar pelo bicampeonato. Quem também largou na frente foi W.Pereira, na categoria jóquei; J.A.Barros, na categoria treinador e Levi Matheus, na categoria cavalariço. Os animais vencedores da primeira programação estão empatados com 11 pontos cada. Inglisson Rosa é o líder entre os alunos da Escolinha de Jóqueis.

-No torneio de prognósticos da turma da live do JCPE, Carolina Fonseca, que deu um show em 2025, largou na frente em 2026. Igual a sua Mayfair, ela saiu de pé em baixo, deixando os marmanjos para trás. Carol marcou 52 pontos, com Guga chegando em segundo com 40 pontos. Serginho Santana fechou raia. Parece que teve nutaliose já na primeira corrida, marcando apenas 27 pontos. Tá ruim hein!

Carol Fonseca largou na frente no concurso de palpites. Sabe muito, sigam a líder!

Carol Fonseca largou na frente no concurso de palpites. Sabe muito, sigam a líder!

-No apagar das luzes da noturna da segunda-feira 19, o Braço de Mola Leandro Henrique fez o coração do Bigboss da Madalena Joaquim Moreira bater mais forte com a vitória de Quiloxi nos 1.200 metros do Prêmio Choctaw Ridge, pista de APV. No final da prova, Queen Portela, com J.Victor no dorso e debaixo de muita chuva, deu um calor no vencedor, que livrou diferença mínima na foto da vitória. Haja coração!

A vitória não foi fácil, mas Quiloxi alegrou a noite do Bigboss da Madalena, Joaquim Moreira. (Foto Sylvio Rondinelli - JCB)

A vitória não foi fácil, mas Quiloxi alegrou a noite do Bigboss da Madalena, Joaquim Moreira. (Foto Sylvio Rondinelli – JCB)

-A vitória de Quiloxi contribuiu para Leandro Henrique assumir a segunda posição nas atuais estatísticas e seguir dando caça ao líder H.Fernandes. O placar é de 84 x 78.

L.Henrique em bisca da liderança das Estatísticas 2025/2026.

L.Henrique em bisca da liderança das Estatísticas 2025/2026.

-Apenas 11 animais foram inscritos para a programação da 10ª corrida, no dia 01 de fevereiro. Corrida agora só no dia 22/02, nas festividades do Grande Prêmio Arivaldo Santana.

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.