Bastidores do turfe pernambucano 15/09/23

– Devido ao feriado da independência, as corridas da 6ª reunião foram realizadas no domingo 10/09. O público compareceu em bom número para prestigiar as seis provas (5 de PSI e uma de pôneis) disputadas na programação, uma pequena prévia do Grande Prêmio Manoel Medeiros, que será realizado no sábado 23/09.

O publico prestigiou a domingueira do JCPE.

– As atenções do turfe nordestino agora estão voltadas para a programação do XXII Grande Prêmio Manoel Medeiros, que terá uma jornada de oito páreos e oito animais estreantes. O principal páreo, que leva o nome do homenageado, formou com sete animais. Go Petrus Go, invicto em duas apresentações, vai enfrentar o favorito In Fact, que vem de expressiva vitória no Grande Prêmio Roberto Sá, Olympic Impact, os estreantes He’s Gold e C’est Possible, além de Coração Sureño e Adicionado.

– A prova de velocidade do festival, o Clássico Zélia Dias Medeiros, 1.100 metros, formou com cinco concorrentes. Isnar, Alma Viva (estreante), Catedral, Il Campione e Primo Claudio.

– Outro grande destaque da programação será a segunda prova da Tríplice Coroa Pernambucana, na distância de 1.400 metros. Vencedora da primeira prova, a potranca Minuxa vai tentar dar o segundo passo para a conquista da Tríplice Coroa 2023.

Minuxa. Forte candidata a Tríplice Coroa 2023.

– Mesmo não tendo obtido colocação nos dois páreos que montou, o jóquei R.Borges deixou boa impressão entre os profissionais e o publico presente. Mostrou domínio de rédeas, noção de percurso, fez uma boa largada nos 1.700 metros e não explorou os animais quando viu que os mesmos não tinham condições de obter colocações na corrida. Parabéns pela boa estreia!

R.Borges. Bem na estreia, deve ganhar mais a confiança dos treinadores.

– A joqueada da semana da 6ª corrida foi para o aprendiz Antony Cardoso, que junto com o seu colega J.Victor proporcionaram uma reta de muitas emoções na disputa dos 1.700 metros do 4º páreo da programação. Antony Cardoso terminou vencendo esta prova com o tordilho North Face, superando Paraiso Fiscal, de João Victor. Antony, que também levou para a foto da vitória a égua Lança Perfume, do Haras Bongy PE, foi o escolhido dos turfistas que votaram no aplicativo Instagram.

A.Cardoso. Escolhido o melhor da programação.

– Carolina Fonseca, que vem fazendo um ótimo trabalho nas mídias sociais do JCPE, foi efetivada como a mais nova Comissária de Corridas.  Pouca gente sabe mas, na gestão de Ricardo Pereira, Carol Fonseca já havia assumido este mesmo cargo. A Comissão de Corridas atualmente é composta por Ciro Feitosa (presidente), Nelson Valença, João Victor Medeiros, Augusto Correia (Guga) e Carolina Fonseca.

A Comissária de Corridas Carolina Fonseca.

– Com a ida do jóquei Alan Maciel para o turfe carioca, O Jóquei F.H.Costa tem grandes chances de assumir a liderança do Torneio Melhores do Ano de 2023, que ainda tem Alan Maciel na liderança com 285 pontos, 33 a mais do que o vice-líder com 252. Já na atual Estatísticas 2023/2024, F.H.Costa é o líder com oito vitórias e Alan Maciel ocupa a vice-liderança com quatro vitórias.

F.H.Costa. Líder das Estatísticas 2023/2024.

– Na categoria de treinador, J.A.Barros assumiu a liderança das estatísticas somando oito vitórias e começou uma forte reação no Torneio Melhores do Ano, encostando nos quatro primeiros colocados. O líder do torneio é o treinador M.L.Maciel, com 281 pontos. C.A.Nascimento ocupa a segunda colocação com 171 pontos, T.Souza, é o terceiro colocado com 159 pontos e J.A.Barros é o quarto colocado com 131 pontos.

J.A.Barros. Treinador líder das Estatísticas 2023/2024.

– Paraiso Fiscal, Olympic Petrus, Catedral, Il Campione, Neville, Ourinho da Mamãe e Go Petrus Go dividem a liderança das estatísticas da atual temporada com duas vitórias cada. No Torneio Melhores do Ano, Silver Blue é o líder com 78 pontos e Isnar o segundo colocado com 62 pontos. Catedral ocupa a terceira colocação com 59 pontos. A briga por vaga no placar promete fortes emoções, já que na mesma balada vem os animais Olympic Petrus, com 58 pontos, Mindfullness e Primo Claudio com 50 pontos, e Ourinho da Mamãe, que vem se aproximando com 45 pontos.

-Lord Glory, de propriedade de Paulo Henrique Pereira, foi enviado para cumprir campanha no Hipódromo da Gávea e ficara aos cuidado do treinador Léo Reis. No Recife, Lord Glory obteve 2 vitórias e 4 colocações em 8 apresentações.

Lord Glory: de volta à Gávea.

-Na categoria escolinha, Pedro Fernando reassumiu a primeira colocação. Pedro tem 45 pontos, e o vice-líder Lázaro Gabriel tem 42 pontos. Vencedora da edição passada, Anna Karollyna ocupa a terceira colocação com 33 pontos.

– No final da semana passada, as atuações dos pernambucanos nos hipódromos do sul começaram no sábado 09, em Cidade Jardim, com A.Siqueira, montando três páreos e D.F.Silva que passou a assinar como jóquei,  três montarias também. As melhores colocações de Leleco foram no 3º páreo com Mind Trick, e no 8º páreo, o Clássico Conselheiro Antônio da Silva Prado, 2.400 metros, com o tordilho Drautec. Já o jóquei D.F.Silva teve como sua melhor colocação o terceiro lugar com Pipe Master no 5º páreo.

– No domingo após as corridas da Madalena, as atenções dos turfistas pernambucanos voltaram-se para a reestreia de Alan Maciel no Hipódromo da Gávea. Alan fez a sua reestreia no 9º páreo no dorso do cavalo Punta Del Este, de propriedade de Paulo Henrique Pereira. Punta Del Este finalizou na 6ª colocação.

Alan Maciel em boa reestreia no Hipódromo da Gávea.

– Na jornada do turfe carioca, o aprendiz R.Melo abriu a programação do domigo levando para o disco o cavalo In-USA. Depois brilhou a estrela do Braço de Mola, que venceu três páreos, com destaque para vitória no Clássico Eurico Solanes, com o castanho Jeromel. Na noturna da segunda-feira, o páreo de abertura foi dos pernambucanos montando a parelha do Haras Sweet Carol. W.Xavier, com Minerva e L.Henrique, com Major Kentucky, protagonizaram uma reta brilhante nos 1.300 metros em pista de areia, com vantagem para Minerva. No 6º páreo, mais uma parelha pernambucana se destacou: R.Melo com a égua Ligeira, e Alan Maciel, que formou a dupla com Quingle. Na programação da terça-feira, quando parecia que os pernambucanos iam obter apenas colocações, Will Xavier, no apagar das luzes, cruzou o disco na frente com o animal Xperanza.

Aprendiz R.Melo. Reaparece com duas vitórias na jornada do turfe carioca.

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.