Bastidores do Turfe Pernambucano 22/09/23

Por. Chico Mendonça – Serginho Santana.

Fotos. Chico Mendonça – Diego Nunes – Fernando Carvalho.

– Uma tarde que promete ser de muitas emoções com a realização do XXII Grande Prêmio Manoel Medeiros, uma das mais justas homenagens que o Jockey Club de Pernambuco presta a um grande turfista, criador, proprietário e incentivador do turfe em todo o Brasil. Parabéns à Direção do Jockey, Comissão de Corridas e a todos os envolvidos neste grande evento do turfe nordestino.

Mais um Grande Prêmio Manoel Medeiros.

 

– Mesmo sendo de responsabilidade do mesmo treinador, quando os dois se enfrentam é sinal de que vamos ter emoção na raia. No 2º páreo da sabatina do Manoel Medeiros 2023, teremos mais um embate entre Paraiso Fiscal X Que Vida Loca, no 2º páreo Prêmio Foky, na distância de 1.600 metros. Os dois já se enfrentaram em três oportunidades e no placar agregado está 2 X 1 para Paraiso Fiscal. Nesse próximo encontro, a vantagem de Que Vida Loca, que vai com a condução do aprendiz J.Victor, está no peso de 52 quilos. Paraiso Fiscal, que vai na condução do experiente Wil Xavier, vai de 58 quilos.

Que Vida Loca é a favorita entre os profissionais.

– O jóquei A.Siqueira (Leleco) vai atuar na programação do turfe paranaense na sexta-feira 22, e logo após embarca para o Recife, devendo chegar na madrugada do sábado. Na programação do Manoel Medeiros 2023, Leleco tem as montarias de North Face e Sultão da Lagoa, do Stud Parente Sobral, Primo Claudio, do Haras Bongy e Adicionado, de propriedade de Giovanni Giuseppe P. Magi.

Sábado tem A. Siqueira na Madalena.

– Já está certa a presença do jóquei Leandro Braço de Mola Henrique nas festividades da maior festa do turfe nordestino, o Grande Prêmio Bento Magalhães, no sábado 28 de outubro. A informação nos foi passada por Thiago Godoy. L.Henrique já tem certa as montarias de Iron Kentucky, North Face e San Paolo. A vinda de Leandro para o Bentão 2023 é uma parceria entre Thiago Godoy, Rinaldinho, Igor e Denis Parente.

L. Henrique. Presença confirmada no Bentão 2023.

– O Stud Imperial Recife botou à venda o animal Jonny Cash. Interessados entrar em contato com Arivaldo ou Serginho Santana.

Jonny Cash, Stud Imperial Recife.

– No domingo 16, o turfe nordestino amanheceu de luto com a notícia do falecimento da matriarca da família Viana, Sra. Maria Salete de Melo Viana, esposa de José Aurelio Viana de Queiroz. A família Viana tem uma longa história de sucesso no turfe brasileiro. Jose Viana foi o vencedor das duas primeiras edições do Bento Magalhães, em 1964, com o animal Geitoso, e em 1965 com Song. J.Viana também venceu como treinador, e seus filhos F.A.Viana e J.Viana Junior e neto Bruno Queiroz também brilharam na magna prova do turfe nordestino. À família os nossos sinceros votos de pesar.

– A Missa de sétimo dia da Sra Salete Viana será realizada na sexta-feira dia 22/09, as 18h30, na Igreja do Henrique Jorge, em Fortaleza.

Sra. Salete Viana e a filha Isaura. Em visita ao JCPE em 2011.

– Joaquim Moreira I

Surgiu um zum, zum, zum nos bastidores que o cavalo Jurista King, estava a caminho do Recife para disputar o Grande Prêmio Romeu Medeiros. O proprietário Joaquim Moreira (Stud Big Boss), informou que quem está vindo para o Recife é a égua Quash Jazz. Jurista King está inscrito na programação do sábado 23 em Cidade Jardim.

-Joaquim Moreira II

Joaquim Moreira foi às compras e adquiriu os animais Zoado e Qualified. Zoado, quatro anos uma vitória foi adquirido no claiming na programação da segunda-feira 24. Qualified, quatro anos uma vitória, corre na Gávea no domingo 24, com a condução de Alan Maciel.

Joaquim Moreira com novas aquisições.

 

– Vigor de Birigui é a mais nova aquisição do Stud Sofia e Alice, e deverá chegar em Recife no próximo lote de animais. O filho de Kará de Birigui e Naipe de Birigui é um 5 anos, 12 atuações, 02 vitórias e 09 colocações em Cidade Jardim.

– Aniversariantes da semana. Aurélio Pereira (Lelo) e o Treinador W.Maciel no dia 18.  Marcio Uchôa e o Vice-presidente do JCPE Leonardo Uchôa, na quinta feira 21. Parabéns e muitas felicidades ao quarteto.

– O niver de Marcio Uchôa foi comemorado na cocheira do Haras Depiguá. Estavam presentes Dr. Carlos Baltar, Silvio Botelho, Jorge Olímpio, Lucas Eller, Ricardo Maranhão, Dr.Pedro Andrade, Jairo Martins, Ande Pereira, Dr. Beto Marinho, Felipe, Júlio Cesar e Cleide. Após cantar os parabéns pra você, em nome do Haras Depiguá, o anfitrião Dr. Carlos Baltar presenteou o aniversariante com a potranca NÃOQUEROMAIS, uma filha de Vontade de Matar e Jellicle.

Comemoração do aniversario de Marcio Uchôa, na cocheira do Haras Depiguá.

– As éguas Medalha e Bateria, do Stud Remar – Renato Medeiros Barbosa, foram inscritas, mas os páreos não foram formados. O treinador W.Maciel vem se dedicando ao máximo no preparo das duas alazãs que deverão ser inscritas na programação do sábado 6 de outubro.

Medalha.

– Em parceria com um proprietário que não teve o nome divulgado, Lipe Lucena adquiriu o animal Hallmark, que deverá desembarcar no Recife no domingo 24/09. Pela campanha apresentada, Hallmark poderá ser o representante da cocheira na milha do Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira 2023.

– O Derby Clube Sobralense realizou no sábado 16, uma programação de quatro páreos. Os vencedores foram:

1º páreo 1.300 metros.1º Olayan (I.Souza), 2º Carolina Courage, 3º Falcão da Lagoa.

2º páreo 1.200 metros. Kawalua (F.H.Costa) 2º Nergy Prospector.

3º páreo 1.300 metros. Acerto Dodge (I.Souza) 2º El Truhan.

4º páreo 1.600 metros. Golden Point (F.H.Costa) 2º Biny Light 3º Lord Trick.

-Na segunda-feira 19, nas dependências da Loja Cartaz, o ponto de apoio dos proprietários de animais PSI em Sobral, foi realizado no mais moderno sistema digital, segundo o proprietário Regis Ibiapina, a rifa do animal Lord Trick. O vencedor foi o número 28, do Dr. Aguiar, que deverá manter Lord Trick correndo no Derby. Participaram do processo da rifa o Embaixador do turfe nordestino Dr. Guarani, Denis Parente, Germano, Regis Ibiapina e o vencedor Dr. Aguiar.

Rifa do cavalo Lord Trick realizada nas Lojas Cartaz em Sobral.

Indicações dos profissionais

– A partir dessa edição dos Bastidores do Turfe Pernambucano, vamos trazer indicações dos profissionais, Jóqueis, treinadores e cavalariços.

M.P.Silva – Sem animal inscrito na programação, o responsável por Silver Blue, que por sinal está uma pintura, indicou os seguintes animais: 1º páreo, Ourinho da Mamãe, 2º páreo, Que Vida Loca, 4º páreo Neville, 5º páreo Minuxa e In Fact, nos 2000 metros do 8º páreo.

O Mago disse que vai acertar todos os páreos indicados. Será?

F.H.Costa – Das suas montarias, destaca o estreante Don Bizarro no 3º páreo, e Neville no 4º páreo. Quanto a inscrição de Go Petrus Go, ele diz que o páreo é duro: “Go Petrus Go vai para um teste. Mas vamos pra cima tentar trazer mais um troféu para a cocheira”, disse.

F.H.Costa. Vamos aproveitar as chances em cada páreo.

M.L.Maciel – O líder do Torneio Melhores do Ano 2023 disse que, das suas inscrições, “Bold Kin tem muitas chances de vencer o 3º páreo. Sir Lelo, estreia em páreo difícil, mas esperamos uma boa apresentação. Olympic Impact não fez uma boa estreia, mas deverá correr bem mais. Assim espero”, disse o treinador. Marcio não quis comentar o 2º páreo, mas indicou a trifeta para o páreo de abertura da programação. “Ourinho da Mamãe, essa está tinindo, Tomo Y Obligo e a estreante Clássica Dollar. Metam ficha e corram para o guichê”.

M.L.Maciel. Dos seus, só indicou Bold Kin.

W.Gomes – O bom jóquei disse que gosta muito de Iron Kentucky , que sempre figura nessa distância, e Il Campione.

W.Gomes. Distância boa para Iron Kentuncky, vai correr bem melhor.

 

M.Oliveira – Thó nos indicou Paraiso Fiscal e Que Vida Loca no 2º páreo. Minuxa e Seu Hervê na tríplice coroa. Isnar e Il Campione no 7º páreo e o estreante C’Est Possibile e In Fact no 8º páreo.

M.Oliveira. Acho que acerto todos.

W.Maciel – Ourinho da Mamãe, Paraiso Fiscal, Don Bizarro, Neville, Mindfullness, Isnar e Coração Sureño.

W.Maciel. Uma águia na arte de treinar cavalos de corrida.

– Atuações dos pernambucanos no turfe nos hipódromos de Cidade Jardim e Gávea:  Sábado em Cidade Jardim, atuou apenas o jóquei D.F.Silva, que não venceu corridas. No conjunto de reuniões do JCB no domingo, Leandro Henrique venceu o 6º páreo com Jocks, do Stud Rio Recife, e deu um show no 8º páreo com Gate Two, do Stud Rancho Flash. No 9º páreo, Wil Xavier, que estará na programação do XXII Grande Prêmio Manoel Medeiros, foi para a foto da vitória com So Simple, em forte atropelada derrotou os animais The Warrior, com R.Melo, e Oliver In Camelot, com A.Correira. Que chegada!

– Na noturna da segunda-feira, Will Xavier venceu o 2º páreo com Raio Azul, e L.Henrique formou a dupla com Que Noble. A.M.Silva (Colo), foi para a foto da vitória com Skyfleet. R.Melo foi segundo com Qualcunha, e por pouco não se formou a trifeta pernambucana com Alan Maciel que chegou na quarta colocação com Leblon Time. No 8º páreo, Wil Xavier voltou à foto da vitória, dessa vez com Run Over do Stud Red Rafa.

– Na noturna da terça-feira, o Braço de Mola foi para a foto da vitória com Behind Blue Eyes, treinamento de A.Menegolo. Fechando o conjunto de reuniões, no apagar das luzes, A.Paiva, em excelente condução, levou para o disco o azarão Opening Up, animal do Stud Happy Again, pagando o rateio de R$ 99.40 para cada real apostado. L.Henrique, com Castro Fidel, formou a dupla. Haja coração!

A.Paiva. Fechando com chave de ouro e pule milionária a maratona de corridas do hipódromo da Gávea.

Confira alguns treinos e aprontos para a sabatina do Manoel Medeiros 2023.

Tiger Shrimp –  Galopão de 2000 metros bem à-vontade.

Don Juan de Marco – Saindo dos 1.500, cravou 50.s para os 800 finais, muito bem.

Que Vida Loca – Passou 1000 metros em 63.s

Paraiso Fiscal – Galope na distância trazido de mais pra mais sem ver o relógio.

Don Bizarro – Largando dos 1.600, cravou 36.s para os 600 finais. Muito bem.

Lança Perfume – Foi vista na piscina e fez alguns galopes na semana. Vem tinindo.

Sir Lelo – De parelha com Seu Hervê, passou 600 em 38.s

Neville – Na ponta dos cascos, o pupilo de Carolina Fonseca passou 600 brincado em 37’.5s

Minuxa e Mileum – 38.s nos 600. Parece até que combinaram!

Olympic Impact – Saindo dos 2000 metros, arrematou os 1.100 em 72.5s. Mostrou serviço.

Coração Sureño – Galope de mais pra mais saindo dos 2000 metros, arrematou os 400 finais em 25’.5s. Dizem que o treinador saiu da raia rindo à toa.

– Homenagem da Coluna dos Bastidores do Turfe Pernambucano ao grande homenageado Dr. Manoel Medeiros.

Foto 1

Animal Pic-Nic com R.Sobral no dia 03 de março de 1967 – 1000 metros tempo 67.s

Dr.Manoel Medeiros, Chapelão, Luiz Roberto e Fassia (Veinho cavalariço).

Foto 2

Vitória de Foky no Clássico Pedro Allain Teixeira no dia 27 de outubro de 1974. Na foto estão; Ricardo, Luiz Roberto, Junior Medeiros, Zélia Maria (filhos), Tia Santa (Irmã), Edgar Roberto (primo), Germano Dias (Cunhado), Romeu Medeiros Barbosa (sobrinho), mauro Branco ex-presidente do Jockey Club de Pernambuco e Neno Maia. Na tribuna de honra bastante lotada estão muitos turfistas de destaque do turfe pernambucano. Conseguimos identificar Dr. Sadoc Souto Maior, Clovis Peixoto (Canaleta) e Ricardo Uchôa.

Foto 3

Vitória do animal Meu Bem no dia 17 de agosto de 1969, na distância de 1600 metros. Meu Bem (ex- Oráculo) filho Adil, derrota em final de rigor Bagunceiro (ex-Onid) do Haras Santos Rios de Vanildo Maroja. Os dois fizeram uma reta brilhante onde o jóquei Jairo Martins no dorso de Meu Bem, deu um verdadeiro show de montaria. O representante do Haras Bongy foi recebido na raia pelo Dr. Manuel Medeiros, Ricardo, Luiz Roberto, Juniro Medeiros, Zelia Maria, Roberto Pitoco e Antonio Elias Salomão (Toinho Deud)

Foto 4

Dr. Manoel Medeiros acompanhado dos filhos, Junior, Ricardo e Luiz Roberto, na raia com o animal TV após a vitória nos 1.100 metros na tarde do dia 10 de abril de 1966.

Foto 5

Tigrez com Jairo Martins vence mais uma corrida para a farda amarela e bolas pretas do Haras Bongy. Na foto da vitória, os filhos Ricardo, Junior, Zélinha e Sonia. Renato, Romeu, Jaime Souto (sobrinhos), Sérgio Paiva, Moraes e Picuinha (amigos). O treinador Jarbas Martins.

Foto 6

Eranina no ano de 1976 com M.F.Barros no dorso.

Na foto da vitória, Dr. Manuel Medeiros com os amigos Nuca Rocha, Gilberto Uchôa Botelho, Ivan e Sieleide Moraes. Os filhos Ricardo e Luiz Roberto Medeiros.

Foto 7

Animal Bulgaro – Data 28 de abril de 1974 – Distância. 1000 metros. Tempo 65.s

Edgar Roberto, Marcos Maranhão, Nelsinho Valença, Dr.Manuel Medeiros, Zélia Maria, Junior, Ricardo, Luiz Roberto e Dr.Newton Vieira de Vasconcelos.

 

 

 

 

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.