Bastidores do Turfe Pernambucano 21/10/23

Por: Chico Mendonça e Serginho Santana

Fotos: Chico Mendonça, Fernando Carvalho

Fotos do JCB: Sylvio Rondinelli

– Alunos dos cursos de Veterinária e Zootecnia da  Universidade Federal da Paraíba estiveram, na quinta feira 19, nas dependências do Jockey Club de Pernambuco para mais uma visita técnica da disciplina de Manejo e Fisiologia do Cavalo Atleta. Acompanhados da Professora Lindomárcia Costa, os alunos conheceram as instalações do jockey, como funciona o clube em dias de corridas, e visitaram algumas cocheiras. Os treinadores Thiago Souza, Marcio Lira Maciel e Ricardo Gomes receberam os alunos em suas cocheiras, mostrando técnicas de manejo e como é o dia a dia de treinamento dos animais. É a quarta vez que o JCPE recebe alunos da UFPB. Em 2019, os alunos visitaram as dependências do jockey e foram recebidos na sede do Haras Depiguá, na Cidade de Gravatá PE.

Alunos da UFPR em visita técnica no JCPE.

– Já estão sendo concluídos os serviços para solução do problema de infiltração da arquibancada principal e, na próxima segunda-feira 23, será feita a conclusão dos reparos no serviço de som interno, além da limpeza e manutenção dos partidores e raia. A direção do JCPE está trabalhando duro para deixar tudo pronto para a grande festa do dia 28 de outubro.

Arquibancada superior liberada para a festa máxima do turfe nordestino.

– O Jóquei D.S.Machado, que vem montar pela primeira vez em uma festividade do turfe pernambucano, vai desembarcar na capital pernambucana no dia 25, às 15h. Na sexta feira, D.S.Machado deverá ir ao Jockey fazer o reconhecimento da pista.

D.S.Machado. Deve conhecer a raia na sexta feira, véspera das corridas.

– Na primeira vista que fez ao turfe pernambucano, o campeão mundial de vitórias Jorge Ricardo chegou bem em cima das corridas. Esse ano, na sua segunda visita, ele vai desembarcar no Recife na quinta feira à tarde, devendo estar no jóquei na sexta-feira pela manhã,  que promete ser bem movimentada com a presença desse grande ídolo do turfe brasileiro.

J.Ricardo. Campeão mundial de vitórias é uma das grandes atrações do Bentão 2023.

– Leandro Henrique e Wil Xavier chegarão no Recife na quarta-feira feira 24. Alan Maciel chega na sexta-feira feira à tarde.

– O jornalista e apresentador da TV Jockey André Cunha e a Médica Veterinária Dra. Dani Bertolli estarão prestigiando mais uma grande festa do turfe nordestino. Dra. Dani Bertolli chega ao Recife na quarta feira e André Cunha na quinta feira, junto com o jóquei D.S.Machado.

– Animado com a evolução do castanho Olympic Impact para os 2.400 metros do Bento Magalhães, Paulo Henrique Pereira nos informou que o treinador L.J.Reis está tentando um espaço na agenda para vir assistir a festa do Bentão 2023.

– Homenagem I

Go Petrus Go, do Stud Turfe Recife, vai ser apresentado nos 1.700 metros do Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira com a farda azul turquesa, lua e boné ouro, do Stud 12 de Julho, do turfista Eduardo Allain Teixeira (Seu Dudu), como era conhecido nos bastidores do JCPE. Trata-se de uma homenagem de um dos sócios de Go Petrus Go, Luizinho Dornelles, ao amigo Eduardo Allain Teixeira (Dudu Allain), filho do patrono do Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira.

– Homenagem II

Na sexta-feira 27, às 16hs, véspera do Bento Magalhães, será inaugurada na cocheira de Luizinho Dornelles a calçada do Stud LD, onde será descerrada uma placa em homenagem a Eduardo Allain Teixeira.

Lembranças do Stud 12 de Julho na Madalena

– O treinador M.P.Silva está animado com a possibilidade de Silver Blue voltar à foto da vitória na programação do Bentão 2023. Na chamada da turma, a distância para o filho de Drosselmeyer era em 1.600 metros. Outra opção seria correr os 1.000 metros do Romeu Medeiros. No entanto, ele decidiu subir de turma e pegou um páreo bem favorável em 1.100 metros, especialidade do seu pupilo, que volta a enfrentar o rival Primo Claudio. O problema é que o Treinador Thiago Souza leva Primo Claudio de barbada, mas M.P.Silva quer voltar a sorrir. Vamos ver no que vai dar!

Mais um tira teima entre os rivais Silver Blue X Primo Claudio.

– O titular do Rancho Azevedo, Dr Paulo Azevedo, apresenta para os turfistas os dois produtos da geração 2022, que estão alojados em sua sede, na cidade de São Raimundo da Mangabeira, a 800 quilômetros da capital de São Luiz do Maranhão. São duas lindas potrancas: Oceane, uma filha de Vontade de Matar e Eh Maravilha. neta de Recompensado, que está com 13 meses de idade, 1.49 cm, 356 quilos e Olyane, filha de Vontade de Matar e Personalidade, 13 meses, altura 1.54 cm, 390 quilos. Dr. Paulo Azevedo nos informou que estará no Recife para proferir uma palestra na semana do Bento Magalhães e estará no jockey para prestigiar mais uma festa do turfe pernambucano.

Oceane. Filha de Vontade de Matar e Eh Maravilha. Neta do tordilho Recompensado.

Olyane. Filha de Vontade de Matar e Personalidade.

– Luniara (Vontade de Matar e Lúnula), criação e propriedade do Haras Depiguá, vai reaparecer na programação do sábado 21 em Cidade Jardim. Inscrita no 6º páreo, 1.500 metros pista de grama, Prova Especial Marechal Osorio, Luniara vai com a condução de N.A.Santos, que volta a atuar em Cidade Jardim. Já a potranca Miledoze, também do Depiguá, segundo informou o Treinador Emerson Garcia, já realizou alguns trabalhos e tem previsão de estrear na segunda quinzena de novembro.

– Além de Luniara, do Haras Depiguá, também vão se apresentar na sabatina de Cidade Jardim os animais Atrelado, de Joaquim Moreira da Silva, no 5º páreo, com a condução de N.A.Santos, e Lider Guerreiro, do Stud São José dos Bastiões, no 9º páreo, com a condução do aprendiz de terceira, D.Novais.

– Aniversariantes do mês de outubro. Sergio Paiva (18), Bruno Corte Real (23), Dr. Paulo Azevedo e Flavio Barbosa Neto (24), Chico Mendonça (25), Arivaldo Santana e Lipe Lucena (28). Parabéns e muitas felicidades a todos.

Os nossos corujas já conseguiram registrar alguns treinos e aprontos para a programação do Bentão 2023. Anotem aí.

Tiger Shrimp – 51 nos 800 chegando com boa ação. Boa opção no 1º páreo da programação.

Baita Blade – Saiu de mais pra mais dos 1.200 e arrematou os últimos 400 em 25

Lionel The Best – Aprontou 1.200 em 80 cravados.

Laos – passou 800 em 56. Não agradou.

Joia Rara – Cravou 80 nos 1.200 metros

Ourinho da Mamãe – 1.300 metros em 88. Não se surpreendam, na corrida se transforma.

Ourinho da Mamãe. No dia da corrida a conversa é outra.

Que Vida Loca – Na ponta dos cascos, trabalhou 1.300 em 83.

Que Vida Loca. Melhor trabalho para a Prova Especial Claudio Santa Cruz.

Clássica Dollar  – Entrou na raia deu um galopão e saiu numa boa.

Sultão da Lagoa – Pegaram os 1.600 dele em 113. Chegou com boa ação.

Go Petrus Go – Tão trazendo no dedo. 38 nos 600, brincando na raia.

Go Petrus Go. Galopando na raia da Madalena com F.H.Costa. (Foto Carolina Fonseca)

Neville – Vai pra revanche. Apronto de 37 nos 600.

Fatal Bull – galopão dos 1.100 metros arrematou valendo os últimos 400 em 25.

Il Campione – 38.8 nos 600. Dava para baixar mais.

O favorito Il Campione.

Don Bizarro – passou os 600 em 40.

Adicionado – 2.400 em 168.

In Fact – O treinador enganou todo mundo. A coruja que viu não fala.

He’s Gold – Feliz na nova cocheira, trabalhou 169 os 2.400.

Pacto Secreto – Esse tá tinindo. 2.400 em 165, arrastando o jóquei.

Pacto Secreto. Forte candidato ao titulo do Bentão 2023.

North Face – Trabalho nos 2.400 em 170.s. O Braço de Mola vai ter muito trabalho.

Olympic Impact – Gostou do aumento da distância. Passou os 2.400 em 167, com boa ação no final.

Olympic Impact. Gosta da distância. vai correr bem mais.

Coração Sureño – Bem à vontade passou os 2.400 em 172.

Coração Sureño. Vai com a condução do melhor jóquei do mundo.

– No Sábado 21, o Derby Clube Sobralense vai realizar uma programação com apenas dois páreos com quatro animais em cada. No 1º páreo, em 1.100 metros, vão se apresentar os animais Falcão da Lagoa, Carolina Courage, Nargy Prospector e Kawalua. No 2º, vão largar da seta dos 1.300 metros os animais Acerto Dodge, Binny Light, Olayan e Gold Point. O primeiro páreo será corrido as 16h e o segundo às 17h.

– Os jóqueis pernambucanos deram verdadeiro show no último conjunto de reuniões no Hipódromo da Gávea, o turfe mais concorrido do Brasil. A programação do domingo 15, abrindo o conjunto de reuniões, começou com a trifeta pernambucana no 5º páreo, Grande Prêmio Oswaldo Aranha, prova de Grupo 2, que teve a vitória de Lah Lah Lah, com Anderson Paiva, que venceu na desclassificação de Lady Rose, conduzida por  L.Herique, para o segundo lugar. Quatá, com W.Xavier formou a trifeta. No dorso de Comanche Thunder, Alan Maciel venceu os 1.200 metros do 6º páreo, com R.Melo chegando no terceiro lugar com Comandante Único. O Braço de Mola voltou à foto da vitória no 7º páreo com a perfeita condução de Guapo da Lagoa.

Mais uma prova clássica no curriculum de Anderson Paiva.

– Abrindo a noturna na segunda-feira 16, teve um show a parte do Braço de Mola, vencendo cinco dos oito páreos disputados. A fera pernambucana, que passou a ocupar o terceiro lugar nas estatísticas da temporada 2023/2024, venceu o 1º páreo com Regal Amor, o 2º com Okala Girl, o 3º com Jet Tori, o 5º com More Than Star e o 6º com Xuxesso.

L.Henrique. O grande destaque da noturna da segunda-feira 16/10.

– Encerrando o conjunto de reuniões, o Braço de Mola, que não cansou de ganhar no domingo e segunda-feira, abriu a terça feira vencendo com Power Up. No segundo páreo, o aprendiz R.Melo deixou sua marca indo para a foto da vitória com o alazão Honest. A.Maciel, com Partido Alto, formou a dupla e no 3º páreo venceu mais uma linda corrida com Punta Poderosa. E para fechar o conjunto de reuniões, Alan Maciel, no dorso de Chicks Court, animal que já pertenceu ao Stud Guararapes, venceu em excelente atropelada com Alan dando uma condução magnifica ao filho de Courtier e Image Sarge, treinamento do J.F.Reis.

Com chave de ouro Alan Maciel encerrou a boa fase dos pernambucanos no conjunto de reuniões no JCB.

 

 

 

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.