Bastidores do Turfe Pernambucano – Sábado 09/03/24

Por: Chico Mendonça – Serginho Santana

Fotos: Chico Mendonça – Fernando Carvalho

– Mesmo sentindo a baixa quantidade de animais à disposição, a Comissão de Corridas do Jockey Club de Pernambuco conseguir elaborar uma programação com quatro páreos, devendo ainda ser acrescentado uma prova reservada a animais da raça pônei para fechar a programação.

– Carregando 57 quilos no dorso, com a descarga de 1kg do aprendiz A. Cardoso, a castanha Regal Vênus, do Stud Helena de Tróia, tentará manter-se invicta no areão da Madalena. A tarefa não será fácil para a filha de É do Sul e Estrela Desejada, pois Don Bizarro, seu principal adversário, vem de uma convincente vitória no mês de dezembro no tiro de 1000 metros, em turma bem superior. O páreo promete uma boa disputa entre ambos. Espera-se progressos do animal Hallmark, que tem categoria para brigar nesta companhia, mas anda devendo. O estreante Maschio, do Stud Sofia & Alice, é a incógnita do páreo.

Regal Venus. Vai defender a invencibilidade e a festa do Stud Helena de Tróia.

– Pit Stop e Joia Rara reaparecem no 2º páreo, que será corrido em 1.200 metros. Junto com o estreante Fast Cove, do Stud São José dos Bastiões, vão enfrentar a égua Quarentona, que transformou em vitória sua última apresentação.  Dercinho e Elias trazem cravada a favorita Quarentona.

Quarentona. Vai tentar a segunda vitória no areão da Madalena

– No dorso de Pit Stop, quem vai reaparecer na raia da Madalena é o experiente jóquei F.Benone.  Depois de uma temporada no turfe da Inglaterra, Benone decidiu voltar às atividades e, após muito trabalho de preparação, a oportunidade apareceu.  Aos 55 anos e 56 quilos, Benone diz que está pronto para voltar a fazer o que gosta, montar animais PSI. Para os que viram e vibraram com as vitórias de Benone, sábado é dia de prestigiar o retorno de Chiquinho às pistas.

F.Benone de volta às atividades no JCPE. Bom retorno ao grande profissional do turfe nordestino.

– Na disputa do 3º páreo em 900 metros, Prova Especial Sergio Ludmer, o Haras Depiguá estará apresentando sua geração 2021. Dessa vez trata-se das potrancas Ninoca Pipoca, uma filha de Vontade de Matar e Haagen Daas, que vai entrar na raia defendendo a farda do Stud Gonzaga Maranhão, e Na Cumbica, uma filha de Vontade de Matar e Eh Maravilha. As estreantes vão enfrentar a favorita Naoqueromais, que defende a farda do Stud C.M.L.Recife.

– Sob os cuidados do treinador Alexandre Magno, Lionel The Best  vai reaparecer nos 1.400 metros do 4º páreo. Enfrentará Neville (O Gato à jato) que deslocará 58 quilos,  Aquarius, reaparecendo após três meses de inatividade e Olympic Petrus, o único animal de Recife que conseguiu derrotar In Fact. Façam suas apostas, o páreo promete.

Lionel The Best. Deve sentir falta de mais aguerrimento.

– O Jóquei Breno Melo Gonçalves, 19 anos, que estava atuando no hipódromo da Gávea, onde conquistou 51 vitórias, finalmente vai fazer sua estreia no turfe pernambucano. Pesando 51 quilos, B.Melo assinou para a programação de 16/03 as montarias de Maschio, no 1º páreo, e Olympic Petrus, nos 1.400 metros do 4º páreo.  Boa sorte e boa estreia ao Breno Melo!

– O aprendiz João Victor (Dom Babito), que já está na escola de formação de jóqueis do JCB, iniciou na terça-feira 05/03 os trabalhos na raia. Ele é uma das boas promessas do turfe pernambucano para o turfe brasileiro.

– Domingo 10/03 na Gávea tem Luniara no 1º páreo,  em 1.400 metros, pista de grama, Prêmio Pimper’s Paradise. O jóquei H.Fernandes vai conduzir a pupila do Haras Depiguá.

– No 4º páreo, 1.000 metros grama, prêmio Onefortheroad, a tríplice coroada pernambucana Minuxa vai entrar na raia para iniciar oficialmente sua campanha no turfe carioca. O jóquei W.S.Cardoso vai conduzir a estreante, que é levada em alta conta pelo treinador J.C.Sampaio. Desejamos muito boa sorte ao titular do Haras Depiguá e a todos os profissionais que vão atuar na programação, que mais uma vez enaltece o turfe e a criação nordestina.

Minuxa. Chegando a hora da nossa tríplice coroada estrear no turfe carioca. Boa sorte a todos!

 

-Uma boa noticia para o turfe pernambucano: Dr. Paulo Azevedo, que estava residindo e criando seus animais no Estado do Maranhão, está de volta a Pernambuco. Vai fixar residência na Cidade de Belo Jardim, que fica a 182 km de Recife. Ele já esteve no jockey para fazer manutenção na cocheira e acredita que, dentro de no máximo um mês, seus animais já estarão na capital pernambucano. Bom retorno ao Dr. Paulo Azevedo!

Dr. Paulo Azevedo. Mais perto do turfe pernambucano.

– Paulo Henrique Pereira está bastante otimista com a performance da potranca Lucha Libre, uma castanha de 02 anos, filha de Verrazano (USA) e Rabanada (ARG), criação do Haras Nijú. Após a excelente vitória no domingo 18/02, em 1.200 metros, a meta seria inscrever Lucha Libre no Clássico Ministério da Agricultura em 1.300 metros, mas a prova foi adiada para a próxima semana. Vamos aguardar e torcer.

Lucha Libre. Tem muita lenha para queimar.

-A estreia de Iron Kentucky no Cristal, que era esperada para dezembro de 2023, ainda deve demorar mais um pouco. Foi o que informou Thiago Godoy através das mídias sociais.

-O jóquei pernambucano Sandro Paiva brilhou mais uma vez na pista do Hipódromo de Al Ain, em Dubai, no último dia 3. No dorso do animal Nassif,  que atropelou forte e derrotou o franco favorito  Weheed, Sandrinho marcou a sua 15ª vitória nessa temporada. S.Paiva foi iniciado no Projeto Jóqueis do Futuro, do JCPE.

-No sábado 02 em Cidade Jardim, o jóquei Michel Platini fez as pazes com o vencedor ao levar de forma brilhante ao disco o animal Trick Twice, que defendeu a farda do Stud São José dos Bastiões no Bentão 2023. V.S.Lopes preparou o vencedor, que vinha acertando na trave em outras oportunidades. Parabéns!

M.Platini. Voltou com estilo à foto da vitória.

– O castanho Pacto Secreto, do Stud Magi, foi o vencedor do principal páreo disputado na tarde do sábado 02/03,  no Derby Clube Sobralense. Adicionado, com uma forte atropelada, formou a dupla do Stud Magi, no principal páreo da programação, que também teve um desafio com animais mestiços na distância de 360 metros, cujo vencedor foi Divino King, com a condução de F.E.Souza. O jóquei F.H.Costa, que foi para Sobral participar da programação, venceu com Carolina Courage o 1º páreo e no 2º páreo chegou na frente com El Truhan.

Resultados – DCS. 02.03.2024.

1º páreo 1.100 metros.

1º Carolina Courage  F.H.Costa

2º Olayan                    F.C.Costa

3º Kawalua                  F.Herbert

4º Falcão da Lagoa    F.E.Souza

2º páreo 1.200 metros.

1º El Truhan         F.H.Costa

2º Acerto Dodge   F.E.Souza

3ºNabuki                I.Sousa

3º páreo  1.600 metros.

1º Pacto Secreto    I.Sousa

2º Adicionado        F.Herbert

3º Golden Point    F.H.Costa

4º Chateu Langlet F.E.Souza

– E pra fechar a coluna da semana, recebemos a informação de que Paulo Henrique Pereira está à caça de um parelho para disputar o Grande Prêmio Roberto Sá, no mês de agosto. Dizem nos bastidores que a compra é de nível In Fact para cima.

Paulo Henrique. Em busca de um craque para correr o Roberto Sá 2024.

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.