Por: Chico Mendonça – Serginho Santana.
– Estamos de volta com a coluna Bastidores do Turfe Pernambucano para informar aos turfistas as noticias dos bastidores do turfe nordestino com muita descontração. Vamos trazer de volta também os Flashes da Programação, com fotos dos páreos e a movimentação nos dias das corridas.
– A equipe de comunicação do JCPE para 2025 é formada por Sergio Santana, diretor de comunicação; Carolina Fonseca, comissária de corridas e diretora social; James Smith, comentarista nos dias de corrida e eventuais lives; Chico Mendonça, locução e noticias de bastidores; João Felipe, o narrador das corridas de animais da raça pônei; Marcos Paulo, cinegrafista e Higor Sales, nas transmissões das corridas.
– A Direção do JCPE decidiu retornas as corridas aos domingos. As provas clássicas do segundo semestre, Grande Prêmio Ricardo Godoy, Roberto Sá, Manoel Medeiros, Bento Magalhães, Edisio Pereira e Sérgio Paiva, continuarão sendo disputadas aos sábados.
– Em reunião com os profissionais na última semana de dezembro, o presidente eleito do JCPE, Dr. Carlos Baltar, anunciou o aumento nas premiações dos páreos. Também anunciou aumentos nas taxas de montarias de jóqueis e de inscrição para treinadores e cavalariços. A tabela de premiações do ano pode ser vista no site do JCPE.
– O Stud Imperial Recife anunciou a aquisição do animal Tocai Del Veneto. Trata-se de uma castanho, 4 anos, filho de Tokay e Maledetta, criação do Haras Capela de Santana. Ele tem uma campanha de 8 apresentações na Gávea, com uma vitória e quatro colocações, e 16 apresentalções no Cristal, com uma vitória e doze colocações. Segundo informaram os titulares do Stud Imperial Recife, Tocai Del Veneto deverá correr uma ou duas provas na Gávea e depois virá para o Recife.
– Já estão alojadas na Madalena, aos cuidados do treinador M.L. Maciel, as primeiras crias do Haras S.Ludmer, que serão preparadas para as provas de potros geração 2022 e a Tríplice Coroa Pernambucana. Desembarcaram na Madalena as potrancas Hard Lady ( Hard Boiled e Lady North), Hard Lya (Hard Boiled e Frenchy), Hard Way (Hard Boiled e Dá-Lhe Monaliza) e Hard Storm ( Hard Boiled e Kaluah).
– O titular do Rancho Azevedo, Dr. Paulo Azevedo, está bastante otimista com o desempenho da potranca Oceane (Vontade Matar e Eh Maravilha), de criação do Haras Depiguá. Pesando 508 quilos, Oceane já começou a trotar e a fazer galopes leves. Oceane deverá ser submetida a exames de raios-X na próxima semana e, dependendo do resultados, serão intensificado os trabalhos visando as provas reservadas aos potros geração 2022.
– Para as provas de potros e a Tríplice Coroa 2025, o Haras Depiguá será representado pelos potros Onatah (Oldfriendsforever (USA) e Ínvida) e Oneida (Oldfriendsforever (USA) e Wonder Dream), potranca que vem chamando bastante atenção nos bastidores.
– O treinador M.L.Maciel está bastante confiante na apresentação de Pernalonga nos 1.200 metros da Prova Especial Jackson Pollock, homenagem ao vencedor do Grande Prêmio Bento Magalhães 2024. Muito bem casqueado pelo ferrador Beto, Pernalonga vem com tudo para cima dos adversários Jurista King, Francimar Balada, que vem de vitória na programação do grande prêmio Sérgio Paiva, e Queda De Braço, que vem de convincente vitória na Prova Especial Alexandre Poroca de Melo. Esse páreo promete emoção desde a largada.
– Em conversa de bastidores, o treinador I.Barbosa disse que acha o páreo de Rainman difícil, mas confia muito na raça do seu pupilo. Invicto no areão pernambucano em três apresentações, Rainman terá mais 200 metros de pista para tentar manter se invicto no turfe pernambucano na disputa do principal páreo da programação, o Clássico Jockey Club de Pernambuco, na distância de 1.700 metros. De 1000 para os 1.200 ele correu o esperado. Nos 1.500 nos surpreendeu. Agora é mais 200 metros com adversários à altura. Vamos ver como ele se comporta. “Se tudo de certo, vamos comemorar mais uma vitória”, falou bastante otimista o bom treinador I.Barbosa.
– Foi divulgada a lista dos aprovados para a Escolinha de Jóqueis do JCPE. Os oito aprovados são. Davi Renan de Barros Moura, Carlos Henrique Andrade Silva, Antony Leandro Silva de Oliveira, Fernando Henrique Paulino Costa, Matheus Henrique da Silva Oliveira, Nicolas Fernando Mendes Lima, Pedro Henrique Ferreira Moura e Allan Filip Ribeiro do Nascimento.
– O Derby Clube Sobralense elegeu a nova direção para o biênio 2025/2026. O Presidente Executivo é Alexandre Parente, o jovem Davi Parente vai assumir a primeira vice-presidência e o Embaixador do Turfe Nordestino, Dr. Guarany Mont’Alverne, será o segundo vice-presidente. A Comissão de Corridas será composta por: Denis Carneiro Parente, Francisco Esileno Costa Seridó, Igor Carneiro Parente, José Edilson Mendes Carneiro, José Eduardo Guimarães Coelho e José Rogério Alves. Expedito Aragão Pontes e Francisco de Assis Linhares Fernandes. Comissão de Hipódromo. Expedito Aragão Pontes, Francisco de Assis Linhares Fernandes. Na comissão de serviços Sociais e Saúde estarão a frente Sara Eglantine Martins Coelho e Ivete Maria Aragão Lima. Desejamos sucesso à nova diretoria do DCS.
– Quem completou idade nova no dia 07 de janeiro foi o turfista Manoel Barros Santos (Manoelito). Parabéns e muitas felicidades. Estamos aguardando a volta do Stud L&M.
– A égua Catedral, que defendeu a farda do Stud Treze de Recife na Madalena e posteriormente no Hipódromo da Gávea, teve a campanha encerrada e já se encontra no Haras Salamandra no Rio Grande do Sul. Dona de uma boa campanha, Catedral obteve na Madalena cinco vitória e quatro colocações em nove saídas à pista. Na Gávea, a filha de Cath A Flight (ARG) e Cameron Diaz conquistou duas vitórias e sete colocações em onze saídas a pista.
– Os pernambucanos Leandro Henrique e o aprendiz João Victor estão disputando taco a taco as estatísticas do hipódromo da Gávea. Com uma pausa tirada no final do ano para visitar e passar as festas de final de ano com a família, João Victor perdeu a liderança para o Braço de Mola. O placar atual é de 81 x 76 para Leandro.
– O alazão Madero, do Stud Treze de Recife, que sofreu uma lesão no tendão esquerdo, deverá ficar inativo até o final de fevereiro ou inicio de março. Essa é previsão do treinador M.L.Maciel para voltar a escrever o filho de Drosselmeyer (USA) e Name Of Rose. Já a potranca Follow My Lead deverá ser inscrita na próxima reunião.
– A égua Giz-Top, do Stud Turfe Recife teve a campanha encerrada. Segundo informou o treinador J.A.Barros, Giz-Top foi diagnosticada com uma lesão no sesamaoide.
-O jovem turfista Gleybson Fernandes, que vem correndo seus animais na farda do Stud Turfe Recife, esta providenciando a vinda de dois animais que estão alojados no Hipódromo da Gávea. Os dois animais são Quilox e Born Slippy. No Recife, os animais ficarão sob a responsabilidade do treinador J.A.Barros. Que boa noticia!
– A noticia que mexeu com os bastidores na quinta feira 09 foi a contratação do aprendiz J.Victor como segunda monta do Stud H&R, do Rio de janeiro. O Dom Babito, segundo colocado nas estatísticas da Gávea, vai dividir as montarias do H&R com o jóquei titular V.Gil.
-Também mexeu muito com os bastidores a noticia do retorno da Coudelaria FBL, que venceu o grande prêmio Bento Magalhães com Recompensado em 2009. A vitória de Recompensado no Bentão 2009 marcou a primeira vitória de um jóquei oriundo das corridas de pônei. F.Davidson deu um show de montaria no dorso do vencedor. Mais noticias da volta da Coudelaria FBL no próximo Bastidores. Aguardem..
Bastidores do Turfe Pernambucano
Fotos: Chico Mendonça, Fernando Carvalho, Sylvio Rondinelli