Texto: James Smith – Chico Mendonça
Apoio e arquivos de fotos: Luiz Dornneles.
O castanho Shot Lancer nasceu em primeiro de outubro de 1976 no Haras Fronteira. Era um filho do argentino Snow Puppet e Bagatela, por Luzeiro. Shot Lancer iniciou sua campanha em 1979 no Hipódromo da Gávea onde conquistou oito vitórias (uma clássica) e vinte colocações em vinte e oito apresentações. Também foi apresentado no Hipódromo do Tarumã em três oportunidades, tendo conquistado uma vitória e duas colocações (clássicas). Shot Lancer conquistou sua única vitória clássica na Gávea no Clássico, hoje Grande Prêmio Ernani de Freitas, pilotado por J. Escobar. Em 12 de outubro de 1980, Shot Lancer foi quarto colocado no Grande Prêmio Paraná, páreo vencido pelo tordilho Reichmark. Em 2 de agosto de 1981, Shot Lancer finalizou na quarta colocação no Grande Prêmio Presidente da Republica (Grupo I) pilotado por J.Escobar, prova vencida por Brulon, com Irezoboo em segundo e Gerki na terceira colocação.
Shot Lancer foi adquirido pelo Stud Gem’s e foi inscrito no Grande Prêmio Bento Magalhães de 1981. Veio para o Recife de Avião, chegou na semana da corrida e venceu o Bentão pilotado pelo jóquei E R Ferreira derrotando o favorito Toko (Haras Serra Negra), Flagrante (Stud Sampaio) e Real Nordic (Stud Imperial) entre outros. Após essa expressiva vitória na maior prova do turfe nordestino, Shot Lancer retornou ao Rio de Janeiro para continuar sua vitoriosa campanha. Em 1983, Shot Lancer retornou ao Recife para se tornar e primeiro bicampeão do Grande Prêmio Bento Magalhães. Nesta edição do Bentão, Shot Lancer foi pilotado pelo jóquei C Bittencourt, derrotando Light Bolt (Stud Ouro Preto), Kardinal (Haras Bongy), Von Jurai (Stud Sampaio) entre outros. No ano de 1981, Shot Lancer se apresentou na raia sob os cuidados do treinador M.D.Santos, e no ano de 1983 teve o preparo do treinador D.M.Barbosa.
Na vitória de Shot Lancer no Grande Prêmio Bento Magalhães de 1981, foi registrada a presença do Governador do Estado de Pernambuco Dr. Roberto Magalhães, que pousou para a foto da vitória com os proprietários do animal.
Em 1984 Shot Lancer tentou um inédito tricampeonato na magna prova porém chegou descolocado na prova que foi vencida pelo azarão Lord, montado por J.Silva, ficando em segundo Perdomo (Stud Pontual) conduzido por S.Moreira. Foi uma das chegadas mais polêmicas da história do Bento Magalhães. Nessa corrida, Shot Lancer teve a condução da Jóqueta R.Franssine, a primeira jóqueta a montar os 2.400 metros do Grande Prêmio Bento Magalhães.
O vídeo com a matéria do Grande prêmio Bento Magalhães de 1984 pode ser visto clicando no link abaixo.