Bastidores do Turfe Pernambucano 05/09/25

Por: Comunicação – JCPE.

-Foi mais uma programação coberta de sucessos a realização do XXVIII Grande Prêmio Roberto Sá. As arquibancadas estavam lotadas e os espaços nas  tribunas sociais bastante concorridos. Parabéns à Direção do Jockey Club de Pernambuco, aos familiares dos homenageados que não mediram esforços para realizar uma ótima programação e a todos que colaboraram para mais uma grande festa do turfe pernambucano. Vem aí mais um campeão de audiência. Dia 27 de setembro, Grande Prêmio Manoel Medeiros.

Tribunas sociais bastante corridas. Foi uma linda festa.

-Passado a festa do Grande Prêmio Roberto Sá, a Comissão de Corridas formou uma programação com quatro páreos para o dia 13 de setembro. O Clássico Gilson Allain Teixeira, em 1.600 metros, é  o destaque da programação. O páreo formou com quatro animais: Tocai Del Veneto, Meu Amor Maior, Lionel The Best e Quiloxi.

-Ritz, alazão, filho de Salto e Sonhar e Fazer, de propriedade do Stud Turfe Cearense, é a única estreia programada para a programação o dia 13/09. O alazão recém chegado na Madalena vai estrear no 3º páreo, 1.400 metros enfrentando os animais Larusso, Madero e Leblon Time.  Ritz tem duas vitórias, uma na Gávea em 1.300 metros e outra no Tarumã em 1.900 metros.

Ritz. Alazão do Stud Turfe Cearense.

-Mesmo chegando na última colocação no Grande Prêmio Roberto Sá, o alazão Madero deixou o treinador M.L.Maciel bastante otimista com sua recuperação. Madero não sentiu nada após a corrida e está inscrito para a corrida do dia 13/09. A esperança do treinador é voltar a inscrever o filho de Drosselmeyer em provas clássicas até o final do ano.

M.L.Maciel otimista com a recuperação de Madero. (foto Arquivo JCPE)

-A égua Mayfair vem se recuperando bem das lesões que sofreu nos trabalhos de alinhamento do 5º páreo. Os responsáveis por Mayfair atribuem o nervosismo da égua ao período do cio, alem de ter problemas na ferradura. Mayfair já esta passeando e deverá voltar às atividades nesses próximos 15 dias. Os titulares do Stud Turfe Recife acham que dia 27/09 Mayfair estará participando da programação do Manoel Medeiros 2025.

-O Haras Bongy PE foi o grande destaque entre os proprietários na tarde do Roberto Sá. Dr. Luiz Roberto, Ricardo e Junior Medeiros vibraram muito com as vitórias de Overath, Queda De Braço e especialmente de Bebê Fortuna no principal páreo da programação.

Dr.Luiz Roberto, Junior e Ricardo Medeiros em tarde de muita festa no JCPE.

-Se o Haras Bongy PE foi o destaque como proprietário, o Jóquei W.Gomes e o treinador R.Lima foram os destaques entre os profissionais. Os animais do Bongy foram muito bem apresentados e as conduções de W.Gomes foram impecáveis. Parabéns a todos!

Terceira vitória de W.Gomes no GP. Roberto Sá.

-Preocupado com o ataque por fora de Lord Gold, o jóquei F.H.Costa ficou a ver navios quando viu Jungle King com muita ação por dentro faturar o Clássico João Carlos Pereira Franco de Sá no fotochart.

Jungle King desbancou o favorito Log On no fotochart.

-Jungle King correu no nome de Renato Medeiros, mas pertence ao jóquei Alan Maciel que no momento não está atuando no Brasil. Na Europa a festa foi grande com os brasileiros que lá residem.

– Kioro Que, que vinha de uma excelente vitória na programação do GP Ricardo Godoy, era um dos favoritos nos 1.200 metros do 3º páreo, Prêmio Cleonice Pereira Franco de Sá. Quem venceu o páreo foi Larusso, depois de uma acirrada disputa com Minuxa na reta de chegada. Kioro Que chegou na última colocação. Deu formiga na roça do Stud Anderson.

Kioro Que. Decepção para os titulares do Stud Anderson Recife.

-Os maiores vencedores do Grande Prêmio Roberto Sá são: Proprietário Stud Treze Recife, com cinco vitórias; Treinador, M.L.Maciel ,recordista absoluto com  sete vitórias; e entre os jóqueis estão empatados J.Júlio e A.Maciel com quatro vitórias cada.

-Oito animais chegaram para reforçar a cavalhada em treinamento no turfe pernambucano: Rising Power, do Stud Cel Thomaz Viana; Dá-lhe Bela Vista, de Arthur José Lopes Filho; Rufinos e Quebranto, para Joaquim Moreira da Silva; Rainbow Lius, tordilho de propriedade de Luiz Henrique Flores; Ritz, do Stud Turfe Cearense; Hello I Ask, para o Stud Treze de Recife e João Ninguém, do Haras Depiguá.

Hello I Ask – Stud Treze de Recife

Rainbow Lius. Luiz Henrique Flores.

-Dos animais que desembarcaram na Madalena, os destaques foram o castanho Quebranto, um filho de Victory Is  Ours e Kelly Key, de Joaquim Moreira, e João Ninguém, um filho de Hinton Wells  (IRE) e Brioche,  do Haras Depiguá.  Quebranto já tem data para estrear na Madalena, dia 27 de setembro nos 2.000 metros do Grande Prêmio Manoel Medeiros, inicio da preparação para o Bentão 2025. Não tivemos informações se João Ninguém vai ser inscrito para a programação do dia 27/09.

Vitória de Quebranto, por dentro em Cidade Jardim em dezembro de 2024. (Foto Site do JCSP).

-Esta surgindo um novo Stud na Madalena que vem com tudo para as disputas dos grandes prêmios deste ano e os GP’s de 2026. Grande Prêmio Jockey Club de Pernambuco em janeiro, e o Grande Prêmio Arivaldo Santana em fevereiro, ambos com dotação de R$ 10.000,00. O novo stud é uma parceria do Stud Treze de Recife, Recanto do Derby e Stud L&M. O animal que vem para defender a farda da nova parceria é Lancelot  Kitten. A negociação teve inicio na segunda-feira 01, e foi concretizada na tarde da quinta feira 04 assim que o animal foi totalmente examinado. Lancelot Kitten venceu o 5º páreo da noturna de segunda feira em 1.900 metros, com a condução de V.Gil. Lancelot Kitten, tem 5 anos, 05 vitórias e 09 colocações na Gávea.

Lancelot Kitten – Vitória na noturna de segunda feira em 1.900 metros. (Foto-Silvio Rondinelli)

-Pedro Fernando se despediu das corridas de pônei e já vai começar os treinamentos com animais PSI. No inicio, os treinos serão no padock com a supervisão dos jóqueis W.P.Silva e W.Gomes. Boa sorte ao Pedrinho nessa nova jornada. Em breve teremos mais um grande talento nas pistas do turfe brasileiro.

Desejamos sucesso ao futuro jóquei que foi uma grande revelação nas corridas de pônei.

-E tivemos mais uma boa noticia no final da tarde da quinta-feira 04. O jóquei J.Victor, Dom Babito, vem montar na programação do Grande Prêmio Manoel Medeiros. Segundo as informações apuradas, João Victor vem montar os animais do Stud Parente Sobral.

27 de setembro. Dom Babito na Madalena.

– Os titulares do Stud Cariri, Cortez & Bastião levavam muita fé em Kruswaroviski, que foi para um grande teste no Roberto Sá. Para o  Manoel Medeiros, além de 100 metros a mais, a pegada vai ser bem mais forte. Para dividir o fardo com Kruswaroviski, nos chegou a noticia que os titulares da parceria teriam adquirido o cavalo Pacificador, no leilão da APPS. Na manhã dessa sexta feira 05, nos chegou a noticia que após exames realizados o animal foi devolvido.

– A principio Marco Cortez disse que não, mas existe uma grande possibilidade de Jolin correr os 2000 metros no próximo dia 27. Vamos aguardar a abertura da urna. Chance ele mostrou que tem ao vencer de ponta a ponta o 7º páreo Prêmio Família Araújo Guimarães em 1.900 metros.

Jolin no Manoel Medeiros 2025. Vamos aguardar a abertura da urna.

-Começa a esquentar as disputas em algumas categorias no Torneio Melhores do Ano 2025. Na categoria de proprietários, Joaquim Moreira da Silva vem liderando com boa folga com o Haras Bongy PE que pontuou bem na última programação na formação da dupla. O placar é 204 x 143. Virar o placar é difícil, já que o Bigboss da Madalena está sempre renovando a cavalhada. Vamos aguardar os próximos capítulos. Na terceira colocação está o Stud Turfe Recife com  86 pontos.

Campeão das Estatísticas agora quer os Melhores do Ano.

-Na categoria de jóqueis, R.Sousa já começou a levar um calor de W.Gomes, que pontuou bem na programação do Roberto Sá ficando a apenas cinco pontos de R.Sousa. O placar atual é de 244 x 239. Com 35 pontos atrás do líder, e 30 do vice-lider, F.H.Costa vem com tudo para tentar passar na frente. Essa disputa vai ser acirrada e promete muitas emoções.

A situação começa a complicar para o lado do líder do torneio.

-J.R.Santos com 163 pontos, M.L.Maciel , com 126, R.Lima, com 117 pontos e W.Maciel com 114 pontos estão na mesma balada e vão ter que trabalhar muito até a última corrida do ano. Haja coração.

Não tá fácil, vamos trabalhar

-Na categoria escolinha, tudo pode acontecer já que tem apenas uma corrida cada programação. Anna karollinna é a líder com 30 pontos. Adriel Richard e Pedro Fernando, que não vai mais montar nas corridas de pônei estão empatados em segundo lugar com 24 pontos cada. Igrison Rosa, Victor Gabriel, Kaike Silva e Paulo Sérgio estão empatados na terceira colocação com 20 pontos cada.

Anna Karolinna. Líder da Escolinha.

-Entre os cavalariços, José Reis é barbada com 205 pontos e dificilmente vai ser ultrapassado. Na segunda colocação está Evandro Ednaldo com 99 pontos, e em terceiros estão empatados com 92 pontos, Júlio Cesar e José Sérgio (Junior Baleia) que faleceu no inicio de outubro.

-É triste mas é a pura verdade. Dá pena ver o Derby Clube Sobralense agonizando com dois ou três abnegados fazendo tudo para não ver o Derby encerrar suas atividades em definitivo. Para o próximo domingo 7 de setembro, será realizada uma programação com apenas sete animais. Um páreo com três inscrições e dois páreos com duas inscrições cada. Qual o hipódromo no Brasil que sobrevive dessa maneira? Não dá, o Derby é um prado pequeno mas muito aconchegante, que já realizou festas maravilhosas com excelentes animais e bons jóqueis. Tá difícil manter cavalos de corridas principalmente onde não existem boas premiações, mas o Derby, com apenas 20 animais não realizaria só uma festa, mas corridas durante um ano ou mais. Não leiam esse texto como uma noticia ou crítica, é apenas um desabafo do locutor do JCPE, Francisco Mendonça, que  conheceu e gosta muito do Derby Clube Sobralense e apela para que não deixem o Derby morrer.

 

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.