– Tivemos uma grande festa do turfe nordestino. A XXIV edição do Grande Prêmio Manoel Medeiros mais uma vez levou um grande público às arquibancadas sociais do Jockey Club de Pernambuco. Nas tribunas sociais, a família Medeiros recebeu amigos e convidados para mais uma tarde de Grande Prêmio Manoel Medeiros, uma das provas mais cobiçadas do turfe nordestino e que esse ano atraiu uma grande caravana de turfistas do sul e do turfe nordestino em geral.
-Foi uma reunião repleta de acirradas disputas, surpresas e emoções na raia pernambucana. Born Slippy, um filho de Silent Times (IRE) e Pontaneta, do Stud São Jorge GDC, foi a maior surpresa da tarde, vencendo de poste a poste o principal páreo da programação. Na foto da vitória o pensionista, que foi muito bem apresentado pelo treinador J.A.Barros. O titular do Stud São Jorge GDC, Geraldo Carvalho, estava em viagem e foi representado pelo seu filho Geraldo Durães de Carvalho Filho.
-Na sexta-feira que antecedeu o Grande Prêmio Manoel Medeiros, o Presidente do JCPE, Dr. Carlos Baltar recebeu na sede do Haras Depiguá em Gravatá, a comitiva do Rio de Janeiro e turfistas pernambucanos. Estiveram presentes: Luiz Felipe, Stud Eternamente Rio, Richard Ávila, Stud Blue Mountain, Diogo Viana, Coudelaria Atafona, Dr. Luiz Otávio, Stud Iposeiras e Presidente do site Raia Leve, Jorge Olympio e Lucas Eller. Do turfe pernambucano, estiveram presentes, Paulo Paiva, Paulo Pereira e Paulo Henrique Pereira, Ricardo Maranhão, Claudio Pragana (Primo Cláudio) e Silvio Botelho.
– Já existe uma campanha na cocheira, dos amigos de Geraldo Carvalho e torcedores de Born Slippy, para a festa do Bentão 2025. #FicaemcasaGeraldovemprojockeyGeraldinho.
-A programação teve inicio com a linda vitória do estreante Oregon Street, com a condução de B.Melo. Filho de Chronnos e Explosive Street, já virou à reta dizendo que não perdia, trazendo de volta para o winner circle o seu proprietário Paulo Henrique Araújo Pereira, que veio para a foto com a esposa Andréa Ferreira e seu filho Miguel.

Paulo Henrique e família comemorando junto com Dr. Luiz Roberto (Haras Bongy), a vitoriosa estreia de Oregon Street no 1º páreo.
– A vitória de Oregon Street foi fácil, mas chamou muita atenção a corrida da estreante Oceane. A linda tordilha filha de Vontade de Matar e Eh Maravilha, criação do Haras Depiguá e propriedade do Rancho Azevedo. A potranca, que é neta de Recompensado, atropelou forte na reta final e garantiu a formação da dupla. Oceane mostrou que tem muitas das características do avô, e que gosta de distâncias longas. Em breve o nosso fotografo Fernando Carvalho vai trabalhar muito. Os titulares do Rancho Azevedo gostam de foto.
-Larusso, o alazão de Maria Elisangela Gomes (Neném) tá correndo barbaridade. Nessa turma e distância vai ser difícil chegar na frente dele. A dupla F.Haroldo e F.Sales estão afinadíssimos, sempre faturando boas corridas.
-Depois de uma fracassada estreia, Passa Na frente reapareceu e exigiu muito de Queda De Braço que salvou a tarde do Haras Bongy Pe. Os 200 metros finais foram de tirar o fôlego. Por dentro, Passa Na Frente com o Leandro “Braço de Mola” Henrique no dorso e por fora Queda De Braço, com W.Gomes, ambos frutos do Projeto Jóqueis do Futuro. Será que o Haras Bongy Pe vai ter representante nos 1000 metros do Romeu Medeiros? Vamos aguardar.
-Com um show de montaria, Leandro Henrique levou a estreante Nova Hart para o disco no Clássico Zélia Dias Medeiros. O favorito Log On sentiu o peso dos 60 quilos, mas é bom lembrar que no Romeu Medeiros irão todos com o peso de tabela. Cavalos 56 e égua 54 quilos. Nova Hart ainda vai na vantagem.
-Lord Gold mostrou progresso nos 1.100 metros e Rainbow Lius fez uma ótima estreia nos 2000. O jóquei J.Victor (Dom Babito) montou o fino.
– Esta sendo muito especulado nos bastidores o numero de concorrentes nos 2.400 metros do Bentão 2025. Dos nove participantes do Manoel Medeiros, sete deverão correr o Bento Magalhães, mais os animais que não foram inscritos. Minnesota, Stud Remar, Lancelot Kitten, Stud Orgulho de Ser Nordestino, e existe uma grande possibilidade de Último Romântico, Haras S.Ludmer, também ser inscrito nos 2.400.
-Pela corrida que fez no 6º páreo, Prova Especial Haras Bongy – Taça Marcos Rizzon, Salt Bae, de Eduardo Luiz Ferreira tem grandes chances de correr os 1.700 metros do Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira.
– Se com 60 quilos no dorso Meu Amor Maior deu um passeio na raia, imagine com 56 quilos. Eita Joaquim Moreira de Sorte!
-O Stud Cariri, Cortez & Bastião já confirmou a volta de L.Henrique para o festival do Bentão 2025. O Braço de Mola deverá montar os animais Kruswarovski e Passa Na Frente. Nova Hart, do Stud São José dos Bastiões também deverá ser conduzida por Leandro. O Stud Parente Sobral também confirmou J.Victor mais uma vez na Madalena. Existe uma possibilidade do Stud Imperial Recife acertar com o jóquei A.M.Silva (Colo). Tem mais dois stud’s em busca de jóqueis e estão dando a preferência aos jóqueis pratas da casa que atuam no turfe carioca. Pode ser Antony Cardoso ou A.Siqueira. P.Assis e R.Melo são aprendizes, não podem vir montar pelas regras da EPT,e do Regramento Nacional de Corridas, e A. Paiva está fazendo mais uma temporada em Dubai.
– O Stud Remar fez mais uma grande aquisição. Na semana passada, comprou Castro Fidel, e na quinta feira 01, voltou às compras e adquiriu o animal Qatar do Iguassú, um alazão, 5 anos, filho de Forestry (USA) e Variety Lady. A campanha de Qatar do Iguassú é de uma vitória na Gávea, uma em Cidade Jardim e três no Tarumã. Qatar do Iguassú e Castro Fidel deverão chegar no Recife na próxima semana. Lipe Lucena informou que se os animais chegarem bem serão escritos na programação do dia 25 de outubro. Foi mais uma excelente compra, essa turma do Haras Rio Iguassú corre muito. Parabéns Lipe Lucena!
– O novo Stud Orgulho de Ser Nordestino fez mais duas aquisições dessa vez para as provas de velocidade. Louis-Victor, um 5 anos quatro vitórias, três na Gávea uma no Tarumã. Filho de Christine’s Outlaw (USA) e Lady Lisette. Criação do Haras San Francesco. A negociação foi entre Paulo Henrique Pereira e Anderson Stabile. A indicação do animal foi de Marcio, A.Menegolo e Will Xavier. E para a prova reservada para éguas, o Clássico Claudio Santa Cruz, o novo Stud esta trazendo a égua Nikka, uma filha de Camelot Kitten (USA) e General Rule, 4 anos uma vitória na Gávea em 16 saídas a pista.
-Um dos destaques da programação do festival do GP Manoel Medeiros foi sem duvida o páreo reservado para animais da raça pônei. Achegada foi espetacular, parecia até dois jóqueis profissionais numa acirrada disputa. Lazaro Gabriel, montando Lealdade e Ingrisson Rosa, montando Recheado fizeram o publico vibrar intensamente. Os dois se pegaram nos 100 metros finais e até o disco foi uma demonstração de muito talento dos dois jóqueis mirins. O Presidente do site raia Leve, Dr. Luiz Otávio e Lucas Eller, fizeram questão de compor a foto da vitória. Na premiação, Dr. Luiz Otávio fez questão de comentar a corrida e parabenizar os vencedores.
-O que leva um turfista a ter uma paixão por um cavalo de corrida a ponto de eternizá-lo no seu corpo com uma tatuagem? É comum ver pessoas tatuarem imagens de animais, ídolos, namorados e paisagens, é bem mais comum do que ver alguém tatuar imagens de cavalos de corridas, mas foi o que vimos essa semana e nos causou surpresa. No Recife, no Bairro do Prado, um turfista, frequentador do JCPE desde os 15 anos de idade, teve uma paixão por um animal desde a sua estreia no turfe carioca em 2022. Hoje aos 40 anos, Thiago Carvalho tem orgulho de mostrar a tatuagem do cavalo London Moon, de criação do Haras Anderson, e propriedade do Stud Sweet Carol. Quando soube que em 2024 seria o ultimo ano de London Moon nas pistas, Thiago não mediu esforços e foi assistir in-loco a vitória do filho de Agnes Gold e (JPN) e Beuty Harlan, no Grande Prêmio Presidente da Republica. Minha torcida hoje é que no futuro um filho desse craque venha mostrar nas pistas a mesma performance do pai. Há! Então vamos aguardar, London Moon já produziu em 2025, sete potros sendo dois machos filhos de Criptonita e Jungle Manba. Quem sabe né Thiago, ai vem mais um craque para você fazer mais uma tatuagem? Para o Bentão 2025, Thiago disse que vai meter ficha em Born Slippy. Gostei do alazão Chico!
– E quem são os aniversariantes do mês de outubro? Se ainda estivesse entre nós, Sérgio Paiva estaria mudando de idade no dia 18/10. No dia 23, Bruno Corte Real vai completar mais um ano de vida. No dia 24 vamos cantar parabéns para Dr. Paulo Azevedo e Flávio Barbosa. No dia 25, Chico Mendonça. Lipe Lucena também muda de idade no dia 28. Fechando o mês de outubro, o jóquei W.Pereira, que ainda esta comemorando a vitória no GP Manoel Medeiros vai tentar esticar a festa se vencer o Bento. Parabéns aos aniversariantes!
-Quem estava na lista de aniversariantes era o nosso amigo turfista Arivaldo Santana. Quando estávamos encerrando a coluna até brincava dizendo que Arivaldo pagava o bolo, Lipe Lucena cantava e, eu faria a apresentação. Foi na hora que recebi a noticia que me deixou triste assim como deixou a nossa sociedade turfística. Infelizmente não foi como queríamos, mas vamos sempre ter boas lembranças desse que sempre defendeu o turfe pernambucano. Fica na paz amigo!

A nossa coluna Bastidores do Turfe Pernambucano dessa semana será em homenagem ao nosso amigo Prudente de Santana (era assim que o chamava).