Bastidores do Turfe Pernambucano 15/12/23

Por: Chico Mendonça e Serginho Santana

Fotos: Chico Mendonça – Fernando Carvalho

– Chegando a hora da programação da ultima corrida do ano, o Grande Prêmio Sergio Paiva. Nos bastidores, quando não se fala da despedida de In Fact, que vai assumir a função de reprodutor no Haras Depiguá, o assunto é  a final do Torneio Melhores do Ano, que vai definir o segundo e terceiro lugar entre os treinadores e vai definir os vencedores das categorias animais, cavalariço e jóquei Escolinha.

– As estréias de Iron Kentucky, no Cristal, e Silver Blue, no hipódromo da Gávea, ficaram para o mês de janeiro 2024.

– No 3º páreo da sabatina de 16/12, Prêmio Clovis Pragana Paiva, Pit Stop, que está uma pintura, vai entrar na raia defendendo a vitoriosa farda do Stud The Barros. Diego Barros caprichou no trato, mas parece que os exames de laboratório do filho de Jeune-Turc  e Mia Moana não foram o que se esperava.

Pit Stop. Novo defensor da farda do Stud The Barros.

– O Stud Imperial, de Arivaldo e Serginho Santana,  está de olho nas oportunidades de compra no eixo Rio/São Paulo, mas segundo informações colhidas, aquisição mesmo só em janeiro.

Stud Imperial. Aguardando janeiro chegar.

– Será no domingo 17 a confraternização da pelada dos profissionais. A festa terá inicio às 8h, com torneio de futebol  na quadra do Jockey, e depois a festa será na cocheira do Stud São José dos Bastiões.

Vai ter pelada na sexta feira 15 e no domingo 17. Será que a turma aguenta?

– O Haras Depiguá lançou e adquiriu o lote 09 do leilão de liquidação do Haras Anderson. Madonna, uma fêmea castanha, filha de Varrazano (USA) e Unique Zuca, é de 2020. Tem cinco apresentações na Gávea e uma em Cidade Jardim. Uma vitória na Gávea e três colocações. Madonna fica na Gávea para disputar as provas da tríplice coroa 2024.

Madonna foi arrematada para o Haras Depiguá.

– No ultimo dia do leilão de liquidação do Haras Anderson, Paulo Henrique Pereira lançou e arrematou o lote 62. Oregon Street, potro filho de Chronnos e Explosive Street.  O Stud Sampaio (CE) ficou com os lotes 52 e 53. Lote 52,  Oak Chronnos (Chronnos e Via Expressa) e lote 53, Openmymind (Chronnos e Havana Bryan).

– O Haras Depiguá esteve perto de comemorar como criador a vitória de Lyandra, no ultimo páreo da noturna da terça-feira 12. Conduzida pela joqueta Vitória Mota, Lyandra chegou a dominar os 1.100 metros, mas no final foi ultrapassada por Quadro Negro, que teve a a condução de A.Gulart.

-Na noturna da terça-feira,  no Hipódromo da Gávea, o jóquei A.M.Silva (Colo), fez as passes com o vencedor e mandou duas para o barbante. Venceu o 4º páreo com Happy-Rich, e o 8º páreo com Mondeo.  Anderson Paiva faturou o 3º páreo com Ziwa, e Alan Maciel deixou sua marca no 7º páreo com Regal Amor.

A.M.Silva. (Foto Sylvio Rondinelli – arquivo)

– O destaque dos pernambucanos no conjunto de reuniões foi Leandro “Braço de Mola” Henrique, que com seu novo visual só não fez chover nas pistas do prado carioca. L.Henrique cruzou o disco na frente em seis páreos, com destaques para as vitórias de London Mon, no Grande Prêmio Júlio Cápua, Grupo 2, Monanfan, no Grande Prêmio Frederico Lundgren, Grupo 3. Jonnos, no Grande Prêmio Cordeiro da Graça, Grupo 2. Também teve show de Will Xavier no Grande Prêmio Almirante Tamandaré, Grupo 2, com Quantify.

Leandro Braço de Mola Henrique. Não fez chover, mas fez nevar no Hipódromo da Gávea. (Foto Sylvio Rondinelli)

– O aprendiz João Victor (Dom Babito), já começou a arrumar as malas para em fevereiro seguir viagem para o turfe carioca. J.Victor será mais um aprendiz oriundo do Projeto Jóqueis do Futuro a ingressar na EPT do Jockey Club Brasileiro. Com a chegada de João Victor à Gávea, vai subir para sete o número de profissionais pernambucanos no turfe carioca.

João Victor. Arrumando as malas para seguir novos caminhos.

– Trabalhando na Inglaterra, o cavalariço Jackson Lima disse que está se adaptando bem ao trabalho e o frio intenso. Jackson está trabalhando em Newmarket.

Jackson Lima. E tome frio..

-O jóquei E.N.Silva, que não estava tendo muitas oportunidades na Madalena, retornou para o turfe de Goiás.

– Silvio Botelho disse que vai agendar a festa de premiação do Torneio Melhores do Ano para o dia 20 de dezembro. A data ainda será confirmada com os patrocinadores.

Festa dos Melhores do Ano 2022.

– O aprendiz Bruno Melo passou por uma nova cirurgia no fêmur. O procedimento para corrigir o posicionamento de um pino foi realizado pela equipe do  Dr. Felipe Lima, no Hospital Unimed 2,  no Recife. Segundo os médicos, Bruno vai passar por período de descanso  e após a retirada dos pontos passará por uma avaliação e será encaminhado para fisioterapia. Os médicos não estipularam um prazo para Bruno Melo voltar a exercer suas atividades.

R.Melo. Passou por nova cirurgia e está bem.

– O jóquei Alan Maciel está de passagem comprada para vir passar os festejos natalinos com os familiares no Recife. A chegada de Alan está prevista para o dia 24, mas, segundo ele nos informou, vai tentar antecipar a vinda para o dia 22 ou 23. O retorno para o Rio de Janeiro será no dia 4/01.

Alan Maciel. O Natal será com a família.

-Janaina Marinho, irmã do jóquei J.M.Marinho e mãe do jóquei  A.M.Marinho, completou idade nova na quinta-feira 14. A comemoração será no sábado, durante as corridas, com bolo e guaraná. Parabéns Jana!

Janaina Marinho – Parabéns e muitas felicidades

– O Derby Clube Sobralense realizará, no sábado 16, a ultima programação de 2023. Serão disputadas três provas, sendo uma entre animais mestiços. A programação terá inicio às 15hs. O principal páreo em 1.400 metros, será disputado pelos animais Gold Point, Olayan e El Thuhan.

DCS. fará a ultima corrida de 2023 no sábado 16/12.

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.